Prova 3C

Prova 3C

por Jackson José de Souza -
Número de respostas: 6

Olá, Marcelo.

Eu estava olhando a P3C e a questão 3a) fala pra utilizar o simplex com a regra de bland a partir da base {x_1, x_2, x_3}.
Eu gostaria de saber se o simplex que você pede é o revisado ou se pode ser usado o tabular.

Obrigado.

Em resposta à Jackson José de Souza

Re: Prova 3C

por Marcelo Queiroz -

Oi, Jackson! É a questão 2a, né?

Quando a gente fala de "simplex" sem especificar, pode ser qualquer um em princípio, ingênuo, revisado, tabular ou até o simplex dual (naturalmente este último só faria sentido se a base dada fosse inviável primal e com custos reduzidos não-negativos).

Pra resolver problemas pequenos na mão me parece que o tabular é bastante conveniente, pois não depende de muitas contas separadamente; claro, o custo disso é atualizar o tableau inteiro, quando normalmente não precisamos de todos aqueles números em todas as interações. O revisado só computa o que realmente precisa (apenas os cbarra_j's necessários, p', u) e atualiza B-1, e por isso o computador gasta menos tempo por interação nesta implementação.

Naquele problema, a base {x1,x2,x4} estará associada às 3 colunas da identidade (que são as linhas I, II e IV daquele dual dado), e será viável pois b=(4,2,1)' é não-negativo. Assim suas opções são as 3 variantes primais do simplex (ingênuo, tabular e revisado), e minha escolha pessoal pra resolver na mão seria o tabular.

Abraço,

Marcelo

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: Prova 3C

por Jackson José de Souza -

Desculpe,é a 3a) mesmo.

Obrigado

Em resposta à Jackson José de Souza

Re: Prova 3C

por Marcelo Queiroz -

A questão 3 da p3C foi a questão 2 da provinha 3... não tem item 3a). Você pode copiar o enunciado da sua dúvida aqui?

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: Prova 3C

por Jackson José de Souza -

Pronto!

Prova 3C

Questão 2

Considere o problema (dual) de programação linear (que está na prova em anexo)

a) (1.5 ponto) Escreva o primal associado a este problema e resolva-o pelo m´etodo simplex, usando
a regra de Bland, a partir da base {x1, x2, x4}.