Equalizador distorcendo

Equalizador distorcendo

por Matheus Manente -
Número de respostas: 2

Olá,

Na implementação do equalizador, consegui com que cada banda atuasse nas frequências corretas. Mas quando eu somo tudo usando o [throw~] e o [catch~], o resultado final sai completamente distorcido, me parece que a soma está excedendo facilmente os 0db e clipando com qualquer mudança que eu faça no equalizador (ele zerado não distorce). Tentei implementar o [limiter~] na saída do catch e os níveis não excedem mais os 0db, mas mesmo assim o som continua distorcendo. Estou há um tempinho tentando resolver esse problema mas não rolou... Alguma idéia do que eu deveria fazer??

Abraços,

Matheus

Em resposta à Matheus Manente

Re: Equalizador distorcendo

por Marcelo Queiroz -

Olá, Matheus!

De fato havia um pequeno problema na normalização do equalizador, pois o fator beta[k] não estava considerando o pico do filtro de 2 zeros, que ocorre na frequência pi/2 (e não omega[k]), e tem ganho 2. Colocando 0.5 na frente de cada beta[k] deve resolver isso (a saída do equalizador vai tirar um pouco da energia do sinal, pois a resposta em frequência conjunta estará sempre abaixo de 1, justamente para evitar estouros). Já atualizei o pdf no PACA.

O fator de 0.1 que o Guilherme sugeriu é exagerado, pois o ganho de cada filtro só é máximo próximo da sua respectiva frequência central, e nenhuma componente isolada do sinal da entrada estaria ao mesmo tempo no centro de cada filtro.

Abraços,

Marcelo