MAC0337/5900 - Computação Musical
Programação
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Bem-vindo à página da disciplina de Computação Musical!
Leia o link de Informações Importantes abaixo!
O link para o Trabalho de Recuperação está logo abaixo.
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Entregue aqui seu trabalho de recuperação até o dia 14/7 às 23:55 (sem prorrogação!)
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Fórum
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Fórum
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Tarefa
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Nesta seção serão colocados as apresentações do curso em formato eletrônico.
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Texto complementar às aulas, com mais informações sobre Análise de Fourier.
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Texto complementar às aulas, em desenvolvimento. Esta versão é de 17/5/13.
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Postaremos aqui códigos e patches que forem utilizados em aula.
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Exemplo usado na aula de 19/6, com os formantes de 5 vogais extraídos da pg. 292 do Moore.
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Este external deve ser compilado com o makefile que acompanha o código em C.
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Este exemplo traz uma interface para se definir filtros com equação
yn=a0xn+a1xn-1+a2xn-2+b1yn-1+b2yn-2
além de diversos exemplos prontos vistos nas aulas.
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132.9 Kb Archive (ZIP)
Este patch permite a inspeção dos espectros de magnitude e fase de alguns sinais sintéticos, como ondas quadradas (em forma par e ímpar), onda triangular e dente-de-serra, senoides (em fase de seno e cosseno), e pulso com banda-limitada. Alem disso, permite a inspeção de harmônicos isolados, através da ressíntese do bin correspondente na FFT, e da observação do efeito de subamostragem através do produto do sinal com sequências periódicas do tipo 1,0,...,0 (o efeito de periodicidade induzido no espectro é semelhante ao efeito da digitalização de um sinal analógico).
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Exemplo construído na aula de 15/4, que serve como ponto de partida para o segundo trabalho menor.
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Este exemplo ilustra o fenômeno do rebatimento, através de um módulo de subamostragem que permite gerar sinais com taxa efetiva de amostragem menor do que a taxa default do Pd (44100 Hz). Além dos exemplos com ondas senoidais, este patch também permite observar os efeitos de rebatimento associados à síntese de ondas quadradas "perfeitas", que por conterem infinitos harmônicos, são distorcidas pela amostragem e têm seus harmônicos acima da frequência de Nyquist rebatidos para outras regiões do espectro.
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Este exemplo mostra como soam algumas famílias de distorções encontradas em dispositivos de hardware e em processamentos em software. São ilustradas distorções em frequência, amplitude e fase, além de um efeito de áudio conhecido como empenamento em frequência.
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Este exemplo traz um oscilador senoidal simples com controles de altura e intensidade, bem como mecanismos e atalhos de teclado para facilitar percorrer as escalas de frequência (linear) e altura (logarítmica), bem como a escala de amplitude (linear) e loudness (escala psicoacústica baseada na norma ISO 226).
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Estes exemplos dependem tanto do software octave (http://octave.org/) quanto do comando play que faz parte do SoX (http://sox.sourceforge.net/). Você pode adaptá-lo para usar em Matlab, se preferir, bem como usar outro tocador de áudio no lugar do play/sox.
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Utilizaremos o software Pure Data (pd) para mostrar exemplos nas aulas, fazer os exercícios práticos das listas de exercícios e EPs.
Download e instruções de instalação em: http://puredata.info/downloads
Recomendamos fortemente a instalação da distribuição conhecida como Pd-extended, que inclui diversas bibliotecas importantes. Você encontrará instruções para instalação tanto na página de distribuição quanto nas duas referências mencionadas abaixo.
Uma forma rápida de aprender é pela seção "Tools" do livro "Designing Sound", de Andy Farnell. Esta seção está disponível gratuitamente:
http://aspress.co.uk/ds/pdf/pd_intro.pdf
Outra opção, mais completa e levemente mais demorada é o manual FLOSS:
http://en.flossmanuals.net/_booki/pure-data/pure-data.pdf
Existem ainda alternativas, como vídeos e tutoriais.