Olá! Estão disponíveis no Paca as notas da Lista 1.
Comentários gerais:
- Em geral, eu tirei pontos de quem só deu a resposta sem indicar como chegou nela.
- Dei pesos iguais para cada exercício, então cada um foi normalizado para contar como 2 pontos na nota, independente do número de itens.
- Para efeitos de publicação da nota no Paca, arredondei a nota final para cima na segunda casa decimal.
- Algumas estatísticas de notas:
- Máxima: 9,65.
- Mínima: 4,88.
- Mediana: 7,83.
- Média: 7,46.
- Desvio padrão: 1,34.
Alguns comentários sobre cada exercício:
Exercício 1:
- Os sinais poderiam ter sido representados todos no mesmo gráfico. Além disso, muitos gráficos foram feitos nas coxas. Régua é um ótimo instrumento para isso e também valia a pena usar ferramentas computacionais simples como gnuplot ou octave.
- Muitas pessoas tiveram dificuldade para comparar vetores e diferenciar funções de vetores de pontos. Nessas horas, vale a pena usar notações diferentes como setinhas para representar vetores, índices para representar posições de um vetor, etc.
- O item (c) havia sido publicado com o enunciado incorreto, então eu dei o ponto para todos que tentaram resolver e chegaram a alguma conclusão. A idéia desse item era verificar que, dependendo da taxa de amostragem, pode ser impossível de diferenciar dois sinais diferentes após a amostragem.
Exercício 2:
- Foi interessante ver como as pessoas possuem capacidades auditivas diferentes. :) Alguns conseguiram discernir diferenças de amplitude, outros de qualidade. Podem surgir diferenças de acordo com o hardware de cada máquina e configuração do sistema, então quase todas as respostas são válidas, com ressalva apenas para a idéia de que "a não percepção de uma diferença indica que não houve aliasing ou qualquer outro artefato criado pela amostragem".
Exercício 3:
- No item (c) houve alguma confusão entre a representação da amplitude em valor RMS e em decibéis. A equação de decibéis retorna um valor em dB para argumentos em RMS, e não podemos misturar os dois na hora de fazer as contas.
Exercício 4:
- No item (c), algumas pessoas confundiram semitom com tom, e usaram o valor de h = 1/2 na conta, ao invés de h = 1.
- No item (d), a quinta justa (ou perfeita) é aquela que tem uma relação de 3:2 com a fundamental. O valor da quinta justa é próximo do valor da quinta "temperada", que são 7 semitons acima da fundamental, mas são valores diferentes.
Exercício 5:
- Este foi o exercício que deu mais problemas.
- No item (a) muita gente confundiu os duty cycles de 50% e 200%. A idéia é que, somente esticar ou comprimir causa uma transposição do espectro, então para compensar a esticada de 100 para 200 amostras, precisávamos comprimir a forma de onda em um duty cycle de 50% para retornar o espectro à posição original.
- No item (b), uma tabelinha com as colunas f(π/N), g(π/N), erro RMS e erro dB poderia ter ajudado a tirar conclusões. Algumas pessoas conseguiram deduzir a tendência correta de diminuição do erro com crescimento do N, mas outras pessoas acabaram calculando o erro da interpolação de 2 pontos, ao invés da interpolação de 1 ponto proposta pelo enunciado e chegaram a diferenças de 12dB ao invés de 6dB no limite.
Em geral, eu pediria para a próxima lista que tivessem um pouco mais de cuidado com a argumentação de cada resposta, pois às vezes a resposta está errada mas o raciocínio está no caminho, ou vice-versa, e com a argumentação dá pra avaliar esse tipo de coisa.
Fiquem à vontade para me procurar para discutir a nota ou tirar dúvidas sobre esta lista, a próxima, ou outras coisas relacionadas.