Notas e comentários da Lista 1

Notas e comentários da Lista 1

por Andre Jucovsky Bianchi -
Número de respostas: 3

Olá! Estão disponíveis no Paca as notas da Lista 1.

Comentários gerais:

  • Em geral, eu tirei pontos de quem só deu a resposta sem indicar como chegou nela.
  • Dei pesos iguais para cada exercício, então cada um foi normalizado para contar como 2 pontos na nota, independente do número de itens.
  • Para efeitos de publicação da nota no Paca, arredondei a nota final para cima na segunda casa decimal.
  • Algumas estatísticas de notas:
    • Máxima: 9,65.
    • Mínima: 4,88.
    • Mediana: 7,83.
    • Média: 7,46.
    • Desvio padrão: 1,34.

Alguns comentários sobre cada exercício:

Exercício 1:

  • Os sinais poderiam ter sido representados todos no mesmo gráfico. Além disso, muitos gráficos foram feitos nas coxas. Régua é um ótimo instrumento para isso e também valia a pena usar ferramentas computacionais simples como gnuplot ou octave.
  • Muitas pessoas tiveram dificuldade para comparar vetores e diferenciar funções de vetores de pontos. Nessas horas, vale a pena usar notações diferentes como setinhas para representar vetores, índices para representar posições de um vetor, etc.
  • O item (c) havia sido publicado com o enunciado incorreto, então eu dei o ponto para todos que tentaram resolver e chegaram a alguma conclusão. A idéia desse item era verificar que, dependendo da taxa de amostragem, pode ser impossível de diferenciar dois sinais diferentes após a amostragem.

Exercício 2:

  • Foi interessante ver como as pessoas possuem capacidades auditivas diferentes. :) Alguns conseguiram discernir diferenças de amplitude, outros de qualidade. Podem surgir diferenças de acordo com o hardware de cada máquina e configuração do sistema, então quase todas as respostas são válidas, com ressalva apenas para a idéia de que "a não percepção de uma diferença indica que não houve aliasing ou qualquer outro artefato criado pela amostragem".

Exercício 3:

  • No item (c) houve alguma confusão entre a representação da amplitude em valor RMS e em decibéis. A equação de decibéis retorna um valor em dB para argumentos em RMS, e não podemos misturar os dois na hora de fazer as contas.

Exercício 4:

  • No item (c), algumas pessoas confundiram semitom com tom, e usaram o valor de h = 1/2 na conta, ao invés de h = 1.
  • No item (d), a quinta justa (ou perfeita) é aquela que tem uma relação de 3:2 com a fundamental. O valor da quinta justa é próximo do valor da quinta "temperada", que são 7 semitons acima da fundamental, mas são valores diferentes.

Exercício 5:

  • Este foi o exercício que deu mais problemas.
  • No item (a) muita gente confundiu os duty cycles de 50% e 200%. A idéia é que, somente esticar ou comprimir causa uma transposição do espectro, então para compensar a esticada de 100 para 200 amostras, precisávamos comprimir a forma de onda em um duty cycle de 50% para retornar o espectro à posição original.
  • No item (b), uma tabelinha com as colunas f(π/N), g(π/N), erro RMS e erro dB poderia ter ajudado a tirar conclusões. Algumas pessoas conseguiram deduzir a tendência correta de diminuição do erro com crescimento do N, mas outras pessoas acabaram calculando o erro da interpolação de 2 pontos, ao invés da interpolação de 1 ponto proposta pelo enunciado e chegaram a diferenças de 12dB ao invés de 6dB no limite.

Em geral, eu pediria para a próxima lista que tivessem um pouco mais de cuidado com a argumentação de cada resposta, pois às vezes a resposta está errada mas o raciocínio está no caminho, ou vice-versa, e com a argumentação dá pra avaliar esse tipo de coisa.

Fiquem à vontade para me procurar para discutir a nota ou tirar dúvidas sobre esta lista, a próxima, ou outras coisas relacionadas.

Em resposta à Andre Jucovsky Bianchi

Re: Notas e comentários da Lista 1

por Flávio Luiz Schiavoni -

Salve Andre

Aonde podemos pegar a lista?

Em resposta à Flávio Luiz Schiavoni

Re: Notas e comentários da Lista 1

por Andre Jucovsky Bianchi -

Ops, esqueci de dar essa informação! :)

Vou passar amanhã de manhã na USP e deixo com o Marcelo, daí ele entrega pra vocês na aula, ok?

Em resposta à Andre Jucovsky Bianchi

Re: Notas e comentários da Lista 1

por Andre Jucovsky Bianchi -

Ops de novo, acabei de ver que não haverá aula nessa semana.

Estarei na USP amanhã durante o dia, podemos combinar às 14h (horário da aula), na sala de aula de vocês, que tal?

Se alguém não puder nesse horário, eu devo chegar na USP às 11h e sair depois do seminário de segurança de dados que ocorrerá às 16h30. Vou ficar com as listas durante o dia e as deixo no final do dia no escaninho do Marcelo, com quem vocês podem pegá-las depois. Quem quiser, pode me escrever no email (ajb@ime.usp.br) e a gente combina de se encontrar durante o dia.

Por favor, quem for vir às 14h ou em outro horário me confirme aqui no fórum ou por email pra não haver desencontros!