Demonstrações e rigor

Demonstrações e rigor

por William Gnann -
Número de respostas: 9
Não custa nada tentar, enfim...

Queria saber uma forma correta para apresentar as demonstrações pedidas nas listas de exercício. Seria possível um exemplo contendo o rigor necessário? Também seria legal saber o que é bom aparecer o que é ruim...
Em resposta à William Gnann

Re: Demonstrações e rigor

por Rafael Schouery -
Olá, segundo o matemático David Gale qualquer afirmação suficientemente precisa é uma afirmação matemática.

Em suma, não é necessário um formalismo extremo, mas é necessário ser preciso. Você pode escrever em português ao invés de usar símbolos, mas ainda precisa estar correto. Evite enrolar, isso em geral leva ao erro.

Algumas dicas:
Lembre-se sempre de definir sua "variáveis" (coisa do tipo : Seja G um grafo bipartido...).
Tome cuidado também com provas por indução, sempre prove que funciona pra base e que o resultado funciona para k+1 usando o fato de que funciona para k.

Passando a entrega da primeira lista posso fazer algum exercício para ficar de exemplo.

Em resposta à Rafael Schouery

Re: Demonstrações e rigor

por Geraldo Castro Zampoli -
Aproveitando o topico para tirar mais algumas duvidas sobre a lista:
1 - Devemos fazer as funções para matrizes de adjacencias, listas de adjacencias ou os dois?
2 - Caso for usar alguma função vista em aula, posso simplesmente colocar seu prototipo e chama-la?

absss
Em resposta à Geraldo Castro Zampoli

Re: Demonstrações e rigor

por Ana Luiza Basalo -
Além de eu ter as mesmas dúvidas do Geraldo, tenho mais uma:
No exercício 7 da lista é para escrever uma função DIGRAPHsink que devolve o índice de uma fonte. Acontece que o termo sink é para sorvedouro, certo? E, na sala de aula, o professor passou esse exercício como escrever uma função DIGRAPHsink para devolver um vértice que é sorvedouro. Aí está a dúvida: escrevo uma função para achar uma fonte ou escrevo para achar um sorvedouro?

Muito obrigada.
Em resposta à Geraldo Castro Zampoli

Re: Demonstrações e rigor

por Rafael Schouery -
1 - Acho que em geral pode fazer apenas para uma delas, a não ser se a implementação for muito diferente de uma para outra, o que acho difícil de ocorrer.
2 - Pode por apenas o protótipo, mas talvez um comentário de uma linha seja interessante, exceto quando o nome já intuitivo.
Em resposta à Rafael Schouery

Re: Demonstrações e rigor

por Rafael Schouery -
Como tinha prometido, aqui está um exemplo de exercício.
Em resposta à Rafael Schouery

Re: Demonstrações e rigor

por Max Reinhold Jahnke -
Rafael,

Na prova tinha um em exercício em que se pedia para provar que todo grafo conexo tem pelo menos um vértice que pode ser removido sem desconectar o grafo.

Em resumo, argumentei que bastaria fazer uma busca em profundidade no grafo e gerar um digrafo com o caminho percorrido e que bastaria remover, do grafo, um vertice equivalente a uma folha do digrafo. Mas minha prova ficou muito informal, eu acho. Você se importaria em dar um exemplo de demonstração para esse exercício?

Desde já, valeu. =)