Sobre as similaridades

Sobre as similaridades

por Renato Pelizzari da Silva -
Número de respostas: 4

Eu to um pouco confuso com relação as similaridades, primeiramente para achar a sequencia principal eu calculo a soma das similaridades das outras sequencias com relaçao a sequencia 1, depois a soma de todas as similaridades com relaçao a sequencia 2, etc...

Ae eu axo o maximo dentre esses valores e escolho a sequencia com tal indice para ser a principal. Até aí OK!

Agora faço o alinhamento multiplio entre todas as sequencias com relaçao a sequencia principal. A minha dúvida é,  eu vou precisar calcular uma NOVA similaridade depois das sequencias estarem estarem multiplamente alinhadas? Ou essa similaridade equivaleria a soma das similaridades relativas a cada sequencias calculadas para achar a sequencia principal?

Minha preocupaçao é saber se eu tenho depois q fazer um metodo computacional para ir percorrendo o alinhamento multiplo e ir contando meio q de modo "braçal" essa similaridade. Se esse for o caso, similaridade a soma entre quais similaridades devo achar?

Obrigado!

Em resposta à Renato Pelizzari da Silva

Re: Sobre as similaridades

por Igor Ribeiro Sucupira -

> A minha dúvida é, eu vou precisar calcular uma NOVA
> similaridade depois das sequencias estarem estarem
> multiplamente alinhadas? Ou essa similaridade equivaleria a
> soma das similaridades relativas a cada sequencias calculadas
> para achar a sequencia principal?

Se fosse equivalente, não faria sentido adotar uma seqüência como centro.
Em resposta à Igor Ribeiro Sucupira

Re: Sobre as similaridades

por Thiago Venancio -
Segundo o livro do Setubal, pagina 71, o score do alinhamento multiplo eh igual a soma dos scores das colunas OU a soma de cada um dos alinhamentos pairwise.
Em resposta à Thiago Venancio

Re: Sobre as similaridades

por Renato Pelizzari da Silva -

é isso ae!

Eu conversei com o professor hj e ele me esclareceu isso, minha duvida tb era se no meu algoritmo fazia mais sentido levar ou nao em consideração abertura de buracos, e parece q no meu caso, não faz sentido penalizar abertura

valeu