Divisão de temas

Divisão de temas

por Márcio Guedes Hasegawa -
Número de respostas: 41
Bom, acho que vai demorar pra alguém olhar este fórum, mas queria saber como as pessoas do nosso grupo estão pensando em fazer a divisão do nosso tema...

Com o tempo que temos para apresentar, acho que vamos ter que passar as coisas bem superficialmente mesmo...

Trabalho na Caelum e, apesar de não ministrá-lo, sei que o curso que se aprofunda mais em hibernate tem 20 horas-aula sobre este tópico. Não sei ao certo o quanto conseguiremos explicar em 45 minutos precisando desenvolver hibernate e JPA.
Em resposta à Márcio Guedes Hasegawa

Re: Divisão de temas

por Pedro Lopes de Souza -
Opa, já estamos cientes e com a apresentação na mira.

Com relação a divisão eu sugeri quebrarmos em duas partes: hibernate e JPA sendo que cada dupla se responsabilize por uma parte. Todavia minha dubla sabiamente apontou que não dá para isolar os dois. Sugiro que todos estudem e pesquisem sobre tudo. Esboços de slides podem ser postados aqui ao longo do tempo, disponibilizando para análise e modificação.
Com relação ao conteúdo realmente tem que ser bem superficial. Senão vai a aula inteira. Após a primeira apresentação 1 (muito boa por sinal) nós fomos perguntar ao professor sobre essa questão do tempo e ele nos deixou claro que grupos que demorarem muito serão penalizados na nota.
Com relação ao desenvolvimento nós já fizemos isso no trabalho 1. É só adaptar para a apresentação.
Lembramos que nossa apresentação, graças ao atraso de entrega do trabalho1, é na terça pós feriado de páscoa. Teremos ae uma semana sem aula (mais tempo livre :D ) para poder trabalhar em cima disso. Acredito que tempo não será o problema.
Em resposta à Pedro Lopes de Souza

Re: Divisão de temas

por Victor Williams Stafusa da Silva -
Bem, se for para dividir só o JPA, acho que daria para fazer assim:

1) Fundamentos, motivação, o que é, para que serve, vantagens e desvantagens.
2) Annotations de básicas (@Basic, @Column, @Table, @Id, etc)
3) Annotations de relacionamentos entre entidades (@OneToOne, @OneToMany), chaves compostas e herança entre entidades.
4) HQL

Quanto ao hibernate, não sei se seria pertinente falar sobre detalhes específicos da implementação dele ou se seria melhor deixá-lo meio de escanteio apenas como uma implementação particular do JPA (e portanto abordado na parte 1).

O que vocês acham?
Em resposta à Victor Williams Stafusa da Silva

Re: Divisão de temas

por Márcio Guedes Hasegawa -
Não acho q seja apenas uma implementação particular a ser deixada de lado por ter sido o framework que motivou a inclusão da JPA dentro do JEE e tb pq provavelmente todos os alunos irão incluir essa implementação e não outras no projeto.

Talvez possamos descrever algumas funcionalidades que Hibernate oferece que não estão na especificação JPA.
Em resposta à Márcio Guedes Hasegawa

Re: Divisão de temas

por Rafael de O. L. Gonçalves -
Acho que seria interessante mostrar o que há de diferente entre jpa e a implementação hibernate.
Acho importante também falar sobre Entity Manager.
Em resposta à Rafael de O. L. Gonçalves

Re: Divisão de temas

por Victor Williams Stafusa da Silva -
Ok, agora que vi que somos 6. Eu pensava que éramos 4.

Então, minha nova sugestão.

1) Fundamentos, motivação, o que é, para que serve, vantagens e desvantagens.
2) Annotations de básicas (@Basic, @Column, @Table, @Id, etc).
3) Annotations de relacionamentos entre entidades (@OneToOne, @OneToMany), chaves compostas e herança entre entidades.
4) HQL.
5) EntityManager.
6) Detalhes específicos do Hibernate.

E então, o que vocês acham?

Acho que seria bom na terça-feira 31, nos reunirmos todos após a aula para decidir isso e já sair com um rascunho do trabalho.
Em resposta à Victor Williams Stafusa da Silva

Re: Divisão de temas

por Straus Martins -
Olá Pessoal,

Como so 2 grupos apareceram hoje depois da aula combinamos de dividir da seguinte forma:

Pedro - 1) Fundamentos, motivação, o que é, para que serve, vantagens e desvantagens.
Victor - 2) Annotations de básicas (@Basic, @Column, @Table, @Id, etc).
Victor - 3) Annotations de relacionamentos entre entidades (@OneToOne, @OneToMany), chaves compostas e herança entre entidades.
Straus - 4) HQL.
Straus - 5) EntityManager.
Gustavo- 6) Detalhes específicos do Hibernate.
Gustavo- 7) Transações ???

Caso vcs Márcio e Rafael ainda forem participar combinaremos na quinta feira dia 02/04 e redividiremos os tópicos. Podemos continuar a discussão aqui também.

T+

Em resposta à Straus Martins

Re: Divisão de temas

por Victor Williams Stafusa da Silva -
Lembrei de mais um tópico:
8) Lock otimista e @Version.

Se bem que este já é um tópico bem avançado e talvez nem seja pertinente colocar na apresentação.
Em resposta à Victor Williams Stafusa da Silva

Re: Divisão de temas

por Rafael de O. L. Gonçalves -
Eu já usei JPA e nunca precisei disso. Acho que não é essencial portanto, como nosso tempo é curto, acho melhor ficar somente com o filé mignon.
Em resposta à Márcio Guedes Hasegawa

Re: Divisão de temas

por Victor Williams Stafusa da Silva -
Bem, ficou assim:

1) Introdução do JPA, motivação, arquitetura, etc.

2) Annotations básicas @Entity, @Id, @Table... [Victor e Pedro]
3) Annotations de relacionamentos @OneToOne, @OneToMany, @ManyToMany... [Victor e Pedro]
4) Herança de entidades [Victor e Pedro]

5) EntityManager [Straus]

6) Introdução do Hibernate

7) EJBQL
8) HQL
9) Criteria API

10) Pinceladas sobre outros tópicos (transações, XML, entity listeners e lock otimista) [Straus]

11) Apresentação prática. Configuração e setup.


{{ Não lembro com quem ficou os tópicos 1, 6-9. Acho que foi [Marcio=1 e 6, Gustavo/Rafael = 7-9], isso procede?}}

Outra coisa, a interface javax.persistence.EntityTransaction é bem simples e importante. Na minha opinião, acho que daria para focar um pouquinho mais de atenção nela do que planejamos hoje a tarde e mostrar como iniciar transações, fazer commit e rollback, algo que é diga-se de passagem, importante, simples e fácil. Se for o caso, acho que Straus ficaria com isso.

Outra coisa é aquele arquivinho persistence.xml. Isso daí deveríamos abordar na parte 11 e introduzir na parte 1. Concordam?
Em resposta à Victor Williams Stafusa da Silva

Re: Divisão de temas

por Gustavo Ansaldi Oliva -
{{ Não lembro com quem ficou os tópicos 1, 6-9. Acho que foi [Marcio=1 e 6, Gustavo/Rafael = 7-9], isso procede?}}

Procede, é exatamente isso.

Outra coisa, a interface javax.persistence.EntityTransaction é bem simples e importante. Na minha opinião, acho que daria para focar um pouquinho mais de atenção nela do que planejamos hoje a tarde e mostrar como iniciar transações, fazer commit e rollback, algo que é diga-se de passagem, importante, simples e fácil. Se for o caso, acho que Straus ficaria com isso.

Por mim tudo bem. Mas não podemos "perder" mto tempo com isso.

Outra coisa é aquele arquivinho persistence.xml. Isso daí deveríamos abordar na parte 11 e introduzir na parte 1. Concordam?

Concordo
Em resposta à Victor Williams Stafusa da Silva

Re: Divisão de temas

por Gustavo Ansaldi Oliva -
Uma observacao: estava checando a especificação JSR-220 e notei que deveriamos falar sobre JPQL (J2EE 5 - EJB3/JPA) ao invés de EJBQL (J2EE 1.4).

Será que precisamos falar das três linguagens? Acho que é muita coisa para o tempo de apresentação que a gente tem... Que tal falar apenas sobre HQL e Criteria?

Abraços
Em resposta à Gustavo Ansaldi Oliva

Re: Divisão de temas

por Gustavo Ansaldi Oliva -
Estive pensando... como vamos mostrar Hibernate como provider para o JPA, então acho que seria mais interessante falar sobre JPQL ao invés de HQL (os dois são bem parecidos anyway).

O que acham? Abraços
Em resposta à Gustavo Ansaldi Oliva

Re: Divisão de temas

por Rafael de O. L. Gonçalves -
Bom comecei a fazer a apresentação. Como não tenho office e não pretendo instalar o open office
fiz em latex. Está ficando bom mas se quiserem pegar o conteúdo e passar pra qualquer outra coisa acho que esse não vai ser o problema.

Só faltam alguns exemplos de como fazer um select com join e acho que está bom.
Em resposta à Rafael de O. L. Gonçalves

Re: Divisão de temas

por Pedro Lopes de Souza -
Tá massa a apresentação Rafael.
Então, vai rolar um encontro hoje a noite para juntar tudo? Como é que a gente vai fazer??
Abraços
Em resposta à Pedro Lopes de Souza

Re: Divisão de temas

por Márcio Guedes Hasegawa -
Eu e o Rafael estamos no IME, mais alguém está por aqui ???

Acho q um encontro hj é absolutamente necessário...

Amanhã de manhã tem provas da graduação e estarei no trampo, oq impossibilta de adiarmos nosso encontro...
Em resposta à Rafael de O. L. Gonçalves

Re: Divisão de temas

por Rafael de O. L. Gonçalves -
Em resposta à Rafael de O. L. Gonçalves

Re: Divisão de temas

por Pedro Lopes de Souza -
Cara eu to na zona leste. Eu ia ae de moto mas ta chovendo. O Victor mora perto eu acho que ele tem como comparecer. Espero que a chuva pare mas por via das duvidas estou estudando e me preparando por aqui mesmo.
Em resposta à Pedro Lopes de Souza

Re: Divisão de temas

por Pedro Lopes de Souza -
Cabei de falar com ele. Eu vou na casa dele hoje a noite para montar os slide. O triste é que ele vai chegar depois das 22hrs. Não sei como estará a situação do grupo esse horário. Estamos dispostos a ir até a madruga mas tem colegas com compromissos e não podem entender muito a noite.
Amanhã de manhã eu terei um tempo livre e posso me responsabilizar por juntar as pontas da apresentação.
Em resposta à Pedro Lopes de Souza

Re: Divisão de temas

por Márcio Guedes Hasegawa -
Estou terminando de passar as introduções pros slides, daí eu posto uma nova versão aki...

hj até posso ficar até um pouco mais tarde mas amanhã eu trampo de manhã...

Estou tentando não passar mta coisa q eu escrevi pros slides, estou achando que vamos passar bastante o tempo estipulado...

A outra dupla nem deu notícias né ???

Dessa forma a apresentação corre sério risco de ficar um mte de pedaços sem conexão...
Em resposta à Márcio Guedes Hasegawa

Re: Divisão de temas

por Pedro Lopes de Souza -
Caso todos postarem suas partes até as madrugadas de hoje eu me responsabilizo pela coesão e coerência da apresentação.
Esperamos manifestação da "outra dupla" sorriso
Em resposta à Pedro Lopes de Souza

Re: Divisão de temas

por Márcio Guedes Hasegawa -
Uma versão modificada doq o Rafael fez...

Vão postando o status de vcs pranós ficarmos por dentro doq está acontecendo...
Em resposta à Márcio Guedes Hasegawa

Re: Divisão de temas

por Gustavo Ansaldi Oliva -
Olá caros,

Estou terminando a minha parte da apresentação (Criteria API) e já tento inserir nesta última versão que vocês postaram (acho que vou penar um pouco porque não conheço Latex direito). Também, estou trabalhando na criação de uns exemplos para demonstrar o setup e o uso do JPA. Estarei online hoje até de madrugada e estarei disponível amanhã também.

Abraços
Em resposta à Gustavo Ansaldi Oliva

Re: Divisão de temas

por Straus Martins -
Opa pessoal,

Desculpe a demora, mas tive alguns problemas pra chegar em casa =/
estou montando minha parte da apresentação e pretendo ficar ate uma hora boa mechendo nisso hoje....
Sobre os topicos especiais alguem viu alguma coisa interessante para citar que existe mas não vamos ter tempo de apresentar?
Assim que tiver minha parte pronta eu posto... meu email/msn/gtalk é strausmm@gmail.com qq coisa me adicionem para conversarmos melhor.

Em resposta à Straus Martins

Re: Divisão de temas

por Rafael de O. L. Gonçalves -
Eu também demorei 3,5h para chegar em casa hoje...


Minha última versão por hoje.
Em resposta à Rafael de O. L. Gonçalves

Re: Divisão de temas

por Gustavo Ansaldi Oliva -
Segue minha parte da apresentação (ainda em PPT, não consegui escrever em Latex) e aplicação exemplo (projeto Eclipse).

Se vocês acharem que o exemplo está muito pequeno, please me avisem e eu insiro mais coisas. Mas acho que deve ser o suficiente para o escopo da nossa apresentação.

Abraços
Em resposta à Rafael de O. L. Gonçalves

Re: Divisão de temas

por Gustavo Ansaldi Oliva -
Alguém consegue me ajudar a fazer o merge do meu ppt com o tex?
Não tenho fluência em tex triste

Nova versao do PPT anexa.
Em resposta à Gustavo Ansaldi Oliva

Re: Divisão de temas

por Pedro Lopes de Souza -
A parte que nós (Victor e Pedro) fizemos está em anexo.

Isso é um esqueleto em txt mas eu já estou passando para latex. Achei um programinha free legal para editar. Basta digitar Latex Editor no google e pegar o primeiro link.
Assim que eu acordar de verdade eu posto a versão latex junto com o do Rafael e do Marcio.
Abraços
Em resposta à Pedro Lopes de Souza

Re: Divisão de temas

por Straus Martins -
Os topicos da minha parte estão ai...
alguem vai poder fazer a junção de tudo em uma apresentação? Seria interessante para ficar num padrão único.

Outra coisa sera que todos conseguem chegar meia hora mais cedo na aula para conversarmos?
Em resposta à Straus Martins

Re: Divisão de temas

por Márcio Guedes Hasegawa -
Pessoal, dei uma olhada noq todo mundo entregou e parece q ficou bacana...

Só tem alguns pontos que acho bom ressaltar, alguns vamos ter q deixar pra lá pela falta de tempo...

1o - tem texto demais nos slides, slide é pra ter o tópico, não a explicação, vários slides terão de ser divididos pra caber na apresentação

2o - temos mais de 60 slides sem fazer as divisões necessárias, ou seja, se falarmos apenas 1 minuto de cada e não fizermos o exemplo, vamos estourar o tempo

3o - revisem o texto que escreveram antes de passar pro latex, nem li prestando atenção nisso e achei alguns erros de português

4o - no final, achei q a introdução ao hibernate ficou perdida no meio de outros tópicos, tipo a gente vai falar as coisas de JPA, aí eu vou falar a introdução ao hibernate e depois vamos voltar a JPQL q é um tópico de JPA, talvez fique mais consistente posicionar essa introdução entre JPQL e Criteria

Sugestões:

- Acho que a herança entre entidades será utilizada por poucos grupos, como nossa palestra é meramente introdutória, não acho q seja um tópico indispensável

- Query by Example da mesma forma, apesar de este tópico ser bem mais simples de ser simplesmente citado

- Alguém vai conseguir fazer o exemplo inteiro lá na hora da apresentação ?? Se precisarem, eu tenho um note disponível, mas vai ter q configurar tudo na hora, criar tabelas, entidades, mapear, criar o persistence.xml e tudo mais

Também estou aberto a sugestões e críticas, por favor deixem a opinião de vcs...
Em resposta à Márcio Guedes Hasegawa

Re: Divisão de temas

por Pedro Lopes de Souza -
Opa Márcio,

Então, herança é um pé no toba mas é importante citar. Nossos slides terão 10 secs de vida mais ou menos. Logo serão 30 slides em 10-15 min.
Eu dormir hoje de manhã e estou passando agora para o latex. Não manjo nada disso mas acho que não será problema (estou corrigindo os erros de português). Falei com o Rafael agora e ele disse que a parte de vocês está bem tranquila. O mais rápido possível eu posto aqui a versão latex.

Abraços

P.S.: Estou nos labs da rede linux aqui do bloco B (eu acho que é B). Quem puder me visitar fica a vontade.
Em resposta à Márcio Guedes Hasegawa

Re: Divisão de temas

por Gustavo Ansaldi Oliva -
Oi Marcio,

Eu criei um projeto simples para a demonstração. Está tudo preparado na minha máquina para rodar lá na hora sorriso

Estou terminando de inserir minha apresentação no ultimo latex que vocês mandaram (v0.4).

Eventualmente vou remover um pouco do texto da minha parte para enxugar.

Abraços

Em resposta à Straus Martins

Re: Divisão de temas

por Victor Williams Stafusa da Silva -
"Outra coisa sera que todos conseguem chegar meia hora mais cedo na aula para conversarmos?"

Para mim é difícil, mas vou tentar fazer o melhor possível.
Em resposta à Victor Williams Stafusa da Silva

Re: Divisão de temas

por Pedro Lopes de Souza -
Veio eu to apanhando aqui com o latex. Estou fazendo no texmaker que é o que tem aqui no lab do linux. Alguem pode vir aqui?
Em resposta à Pedro Lopes de Souza

Re: Divisão de temas

por Márcio Guedes Hasegawa -
Eu estou saindo do trampo, devo chegar ai em 15 min...
Em resposta à Márcio Guedes Hasegawa

Re: Divisão de temas

por Pedro Lopes de Souza -
VÉIO DO CÉU!
O cara que inventou o latex era mal amado.
Como que eu diminuo a fonte no {lstlisting} ????
Os códigos nossos são muito grandes.

Márcio assim que você chegar avisa. Eu to no outro bloco. Não aonde a gente tem aula mas o de frente para ele. Onde tem a rede linux
Em resposta à Pedro Lopes de Souza

Re: Divisão de temas

por Pedro Lopes de Souza -
To indo para a sala de aula. Eu não consegui jogar os dados. Os arquivos v05 e v06 dão um monte de erros quando eu vou "compilar"