cores e perspectivai

cores e perspectivai

por John-Philip Johansson -
Número de respostas: 2
Oi!

Estou com doas problemas estranhas, as cores e o perspectivo. As cores so ficam estranhas no test4 (não esperementei 5 ainda). E o perspectivo... bem voces percebem em bacho:

raytracer-1_1_8.png
ref4.png

Como comparacão, olha o meu test3
raytracer-1_1_7b.png
estas cores paracem certas!

(eu sei que não precisava usar OpenGL, mais e bem mais rapido para ver o resultado. eu acho)

Alguem tem alguma idea?
Tambem, voces usam um "camera transform" nos objeto ou voces criam um rectangulo no "near plane" baseado no Y-FOV e ratio? Eu faco o ultimo, eu agradeco se alguem pode me dar algums numeros para eu controllar minha camera. Quer dizer, com uma camera (os parametros do archivos) qualquer um, qual e o rectangulo que voces ganham? Por exemplo o meu no test4:
-Camera
position: (25,-25,68)
target: (8,12,0)
up: (0,1,0)
Y-FOV: 60
ratio: 1
-Near rectangulo (para escrever aqui eu deucho os "decimals")
upper left: (25, -24, 67)
upper right: (24, -23, 67)
lower right: (24, -25, 67)
lower left: (25, -25, 67)

abracos
/JP
Em resposta à John-Philip Johansson

Re: cores e perspectivai

por Carlos Hitoshi Morimoto -
Bom,
nao sei se entendi tudo, mas vamos la...

Com relacao as cores, e' ate' possivel que esteja corretas. A percepcao de cores e' um assunto bem bacana que a gente ate' da uma pincelada no curso de IHC que vamos oferecer no proximo semestre (se voces permitem aqui uma propaganda dos nossos patrocinadores). No caso, qual a cor de fundo que voce definiu? me parece que foi zero, enquanto eu estou usando cinza RGB = (0.5, 0.5, 0.5). O contraste maior do seu background resulta numa percepcao bem diferente das cores.

Com relacao a sua camera, acho que ha alguns problemas na definicao.
Voce esta forcando o aspect ratio sempre 1? Ele deve ser definido pelo
numero de linhas/colunas que voce fornece ao programa. Mesmo assim, o seu programa parece mostrar os objetos muito mais proximos, dai talvez o efeito de distorcao perspectiva seja mais acentuado... como voce usa o fovy?
[]s
hitoshi

Em resposta à Carlos Hitoshi Morimoto

Re: cores e perspectivai

por John-Philip Johansson -
Oi professor,

Eu acabai de resolver o problema da perspectiva! O vetor "up" da camera precisa ser recalculada tepois de ter definido ela pela as archivos test. Por isto tinha a perspectiva estranha, o rectangulo que representa a tela era parallelo com "y-axis" mais a camera era mais para cima: dando o efeito de "olhando para baicho ".

Eu pensei na cor do fundo tambem, mais não pode ser pois as minhas "spheres" tem uma reflecção/brilho (specular?) differente dos seus. E para as "spheres" pegar o cor do fundo tambem se a reflecção não bate em algo? Para mostrar eu tenho uma nova imagem, com refração que não funciona direito *haha* Se tem alguma dica na refração pode diser, eu adivinho que eu estou "refracting" ('refraçando'?) os vetores de mais.

raytracer-1_1_10.png

abracos
/JP