Windows Vista

Windows Vista

por Bruno Alvares de Siqueira -
Número de respostas: 5
Olá a todos novamente.


Bem, meu caso é o seguinte: não tenho tempo de usar o meu pc em casa para trabalhar no DrJava. Eu saio as 9 da manhã e só volto após as 11 da noite.

No computador do trabalho também não dá, uma vez que aqui o sistema é o XP, e eu tenho acesso apenas a conta "visitante". Então eu não consigo instalar o JDK porque só a conta "adm" tem esse privilégio.

Então só me resta usar o laptop do meu pai, que infelizmente veio de fábrica com o maldito Vista e não conseguimos formatar para instalar o XP. Acho que deve haver algum hardware de restrição.

Meu ponto: já tentei instalar o DrJava lá mas dava problema. Então eu gostaria de saber se há alguma mudança nas variáveis de ambiente que eu preciso configurar. Por exemplo, eu preciso colocar um valor para variável difernete do que é mostrado nos tutoriais do paca.
Ou se alguém sabe como eu posso "burlar" essa restrição para desinstalar o Vista.

Eu dei uma procurada no google, e percebi que várias pessoas tiveream problema com Java X Vista, mas não achei ninguém explicando o que fazer.


Ajuda, por favor.....
Em resposta à Bruno Alvares de Siqueira

Re: Windows Vista

por William de Paula Amado -
Boa tarde, Bruno!

Eu viz um teste no computador de um amigo (Vista Home Basic), e configurei as variáveis de sistema igual ao roteiro que está no paca, depois configurei o DrJava como o prof. postou aqui no forum:

...

(1) Você tem o compilador Java instalado, mas o DrJava não sabe onde está. Você pode usar a ferramenta de localização de arquivos para achar o arquivo tools.jar. Se este arquivo estiver no seu computador, então você só precisa explicar pro DrJava onde ele está, através do Menu "Edit --> Preferences --> Resource Locations --> Tools.jar location".

(2) Você ainda não instalou a linguagem Java. Veja os tutoriais indicados pelo William. Talvez depois de instalada você recaia no caso (1), e o DrJava continue dizendo "No compiler is available". Aí é só indicar a localização do arquivo tools.jar.

Para poder compilar um programa, ao abrir o DrJava, deve aparecer, na janelinha de baixo (denominada "Compiler Output"), um texto parecido com este:

Compiler ready: JDK 5.0_11 from /usr/lib/jvm/java-1.5.0-sun-1.5.0.11/lib/tools.jar.

Boa sorte!

Qualquer problema poste o erro.

[]'s
William

Em resposta à Bruno Alvares de Siqueira

Re: Windows Vista

por Mariana Guerreiro -

Tenho o Vista Starter e estou tendo problemas na instalação do Java.

Em nenhum momento o instalador me deu a oportunidade de selecionar em que diretório instalar o SDK, nem me mostrou quais seriam os componentes a serem instalados. Pensei que fosse falta de atenção minha, mas na segunda tentativa de instalação também não apareceram essas opções. Antes de tentar uma terceira tentativa, achei melhor perguntar aqui o que pode estar acontecendo.

Já percebi também que as instruções para configurar as 3 variáveis de ambiente não se aplicam no Windows Vista Starter. Como devo proceder então?

Desde já, obrigada!

Em resposta à Mariana Guerreiro

Re: Windows Vista

por Arthur Gabriel de Santana -
Oi Mariana.

Por que as variáveis de ambiente não funcionam para o Vista Starter?
Você tentou procurar o tools.jar usando a ferramenta de busca do Windows?
Em resposta à Arthur Gabriel de Santana

Re: Windows Vista

por Mariana Guerreiro -

Oi Arthur.

Não disse que as variáveis não funcionam, mas sim que os passos para a configuração das mesmas não é o mesmo para o Windows Vista Starter.

Em resposta à Arthur Gabriel de Santana

Re: Windows Vista

por Mariana Guerreiro -

Arthur, acabei de instalar o Dr. Java e está tudo funcionando direitinho.

Só estou achando estranho, porque não configurei nenhuma variável e outros passos na instalação do Java não precisei fazer.

Mas já fiz um teste e tudo está certo mesmo.

Obrigada!