Posições de saida

Posições de saida

por Ana Carolina Bottura de Barros -
Número de respostas: 6
O programa deve rodar se a bola sai da parede?
Em resposta à Ana Carolina Bottura de Barros

Re: Posições de saida

por Paulo José da Silva e Silva -
Boa pergunta.

Não, ela deve sempre começar dentro da sala.

Para entender o porque considere a entrada:

0.0
0.0
-1.7
0.17
0.005

Nesse caso, no início a bola quer ir para esquerda e para cima, mas isso é impossível, porque ela está no canto inferior esquerdo (logo não dá para ir para esquerda). O programa poderia então considerar que deve "refletir" a velocidade, mas aí a bola passaria a querer ir para direita e para baixo (e não dá pois ela já está em baixo).

Logo para esses dados de entrada o programa não consegue fazer nada razoável. Prefiro considerar então que a bola parte de dentro da sala, pois assim nunca ocorrerá o problema descrito.

Paulo
Em resposta à Paulo José da Silva e Silva

Re: Posições de saida

por Caio Taniguchi -
Se a bola sai de (0.9, 0.0) com velocidades positivas o programa deve dizer que a bola saiu no inicio do programa ou a bola deve subir normalmente?
Em resposta à Caio Taniguchi

Re: Posições de saida

por Paulo José da Silva e Silva -
Leia o meu comentário com calma. Lá disse que vou considerar que a bola sai "de dentro" da sala (do interior dela), ou seja 0 < x < 1 e 0 < y < 1.

Abraço,

Paulo
Em resposta à Paulo José da Silva e Silva

Re: Posições de saida

por Gilberto Guerra -
Isso significa que naum devemos nos preocupar com essas condições??
ou elas serão testadas??

no primeiro exemplo (canto inferior esquerdo) meu programa dá erro, no exemplo de iniciar na porta da sala, o meu programa funciona!!
Em resposta à Gilberto Guerra

Re: Posições de saida

por Bruno Grizzo Canettieri -
É para desconsiderar as condições de borda (0.0, y), (1.0, y), (x, 0.0) e (x, 1.0)

Se vc quiser vc pode implementar alguma solução para esses casos,
Ex.: se temos as condições iniciais do exemplo acima...podemos ao invez de refletir a velocidade, refletir apenas a velocidade em x, deste modo iriamos para cima e direita...e entrariamos no modo normal

Mas não eh necessário!!!
Em resposta à Paulo José da Silva e Silva

Re: Posições de saida

por Ana Carolina Ribeiro Gomez -
eu tenho a tendência a interpretar essa entrada como se a bola tivesse a velocidade refletida apenas no x ( o -1.7), pois considerando o eixo y, não há problema nenhum em a bola estar em baixo e querer ir para cima (ou seja, ela não bateu na parede de fato, ela apenas estava na parede e começou a andar).

Isso é o que o meu ep faria... Mas acho que isso não é um problema, só uma observação.