enunciado ep4

enunciado ep4

by Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins -
Number of replies: 9

na pagina 3 a pra ler  mostra..

aux = fscanf(arq, "%d %d %d " , &m , &n , &maxval);

,

na pag 2 diz que o formato de PGM eh  primeiro coluna depois linha, assim

m-coluna  n-linha

mas

pag 4 nas funções read e write m eh linha e n eh coluna

qual padrao eu sigo?

m-coluna

n-linha

ou

m-linha

n-coluna

.....

ou ainda posso fazer d qlqer jeito e deixar indicado???

 

In reply to Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins

Re: enunciado ep4

by Felipe Faget -

não acho que seja necessario seguir um padrão...

só indique qual variavle esta relacionada ao que...

In reply to Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins

Re: enunciado ep4

by Caio Burin Ferreira -
Outra coisa tbm! hehehehehhe

na descrição do EP tem um exemplo de saida do programa.
Td bem, até aí eu entendo e fiz acontecer daquele jeito.
Mas, ao utilizar a foto do Einstein por exemplo, a "mastriz original" eh mto grande! e fica tudo desordenado!!!!
da primeira vez que eu rodei o programa, parecia que eu tava assistindo Matrix de tanto número...! hehhehehe
Aliás, a relação entre esse EP e o filme eh interessante heehehheehehhe

bom, voltando: é assim mesmo?
In reply to Caio Burin Ferreira

Re: enunciado ep4

by Rafael Lima -

Eu também tenho um problema com a função write_pgm

não consigo fazer ela criar uma img, não tenho nem idéia de como fazer isso...

só consigo fazer ela ficar imprimindo um monte de números (da matriz)...

In reply to Rafael Lima

Re: enunciado ep4

by Francisco Reverbel -
Uma imagem no formato PGM é um montão de números (os elementos da matriz), que representam as tonalidades de cinza em cada ponto, precedido por um pequeno cabeçalho. Veja a minha mensagem anterior. (No fórum ela saiu logo abaixo desta.)
In reply to Caio Burin Ferreira

Re: enunciado ep4

by Francisco Reverbel -
Sim, no caso do arquivo einstein.pgm a matriz é grande mesmo: 512 x 512. E você não vai notar nenhuma ordenação nos números que aparecem na matriz.

Repare que esse arquivo (assim como os outros arquivos PGM deste EP) é um arquivo de texto que contém o cabeçalho PGM (a string "P2", seguida do número de colunas, do número de linhas e do maxval da matriz) e depois um montão de números, que são os elementos da matriz. Dá para abri-lo com um editor de texto (como o do DevC++) e olhar para todos aqueles números, que não vão fazer sentido nenhum para ninguém. Mas, quando você abre o mesmo arquivo com um visualizador de imagens, aparece o Einstein...

In reply to Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins

Re: enunciado ep4

by Fernando Ricardo Mas Utiyama -
nao entendi a conta da mediana
In reply to Fernando Ricardo Mas Utiyama

Re: enunciado ep4

by Camila Carroci Martins -
A mediana é calculada pegando o termo do meio, portanto é só vc ordenar o vetor em ordem crescente e pegar o termo do meio =)
In reply to Camila Carroci Martins

Re: enunciado ep4

by Caio Burin Ferreira -
na verdade
a media eh calculada pegando o termo do meio de um vetor que contem todos os termos de uma matriz de vizinhança "x", em ordem crescente.
In reply to Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins

Re: enunciado ep4

by Francisco Reverbel -
No arquivo PGM o número de colunas é o que aparece primeiro, depois vem o de linhas. Você não pode mudar isso, mas você tem toda liberdade de, no seu programa, chamar esses dois números de n (colunas) e m (linhas), ou de m (colunas) e n (linhas), ou outra coisa.

Infelizmente o enunciado não está usando os nomes m e n de forma consistente. A seção 1 usa m para linhas e n para colunas.  Os protótipos das funções read_pgm e write_pgm também usam m para linhas e n para colunas. Mas o programa-exemplo, na seção 4, saiu com m para colunas e n para linhas... Por consistência com o resto do enunciado, teria sido melhor usar m para linhas e n para colunas também no programa-exemplo. Do jeito que está não é errado, mas o enunciado fica menos claro e pode induzir alguém a erros. Troquem m por n no programa exemplo.