enunciado ep4

enunciado ep4

por Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins -
Número de respostas: 9

na pagina 3 a pra ler  mostra..

aux = fscanf(arq, "%d %d %d " , &m , &n , &maxval);

,

na pag 2 diz que o formato de PGM eh  primeiro coluna depois linha, assim

m-coluna  n-linha

mas

pag 4 nas funções read e write m eh linha e n eh coluna

qual padrao eu sigo?

m-coluna

n-linha

ou

m-linha

n-coluna

.....

ou ainda posso fazer d qlqer jeito e deixar indicado???

 

Em resposta à Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins

Re: enunciado ep4

por Felipe Faget -

não acho que seja necessario seguir um padrão...

só indique qual variavle esta relacionada ao que...

Em resposta à Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins

Re: enunciado ep4

por Caio Burin Ferreira -
Outra coisa tbm! hehehehehhe

na descrição do EP tem um exemplo de saida do programa.
Td bem, até aí eu entendo e fiz acontecer daquele jeito.
Mas, ao utilizar a foto do Einstein por exemplo, a "mastriz original" eh mto grande! e fica tudo desordenado!!!!
da primeira vez que eu rodei o programa, parecia que eu tava assistindo Matrix de tanto número...! hehhehehe
Aliás, a relação entre esse EP e o filme eh interessante heehehheehehhe

bom, voltando: é assim mesmo?
Em resposta à Caio Burin Ferreira

Re: enunciado ep4

por Rafael Lima -

Eu também tenho um problema com a função write_pgm

não consigo fazer ela criar uma img, não tenho nem idéia de como fazer isso...

só consigo fazer ela ficar imprimindo um monte de números (da matriz)...

Em resposta à Rafael Lima

Re: enunciado ep4

por Francisco Reverbel -
Uma imagem no formato PGM é um montão de números (os elementos da matriz), que representam as tonalidades de cinza em cada ponto, precedido por um pequeno cabeçalho. Veja a minha mensagem anterior. (No fórum ela saiu logo abaixo desta.)
Em resposta à Caio Burin Ferreira

Re: enunciado ep4

por Francisco Reverbel -
Sim, no caso do arquivo einstein.pgm a matriz é grande mesmo: 512 x 512. E você não vai notar nenhuma ordenação nos números que aparecem na matriz.

Repare que esse arquivo (assim como os outros arquivos PGM deste EP) é um arquivo de texto que contém o cabeçalho PGM (a string "P2", seguida do número de colunas, do número de linhas e do maxval da matriz) e depois um montão de números, que são os elementos da matriz. Dá para abri-lo com um editor de texto (como o do DevC++) e olhar para todos aqueles números, que não vão fazer sentido nenhum para ninguém. Mas, quando você abre o mesmo arquivo com um visualizador de imagens, aparece o Einstein...

Em resposta à Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins

Re: enunciado ep4

por Fernando Ricardo Mas Utiyama -
nao entendi a conta da mediana
Em resposta à Fernando Ricardo Mas Utiyama

Re: enunciado ep4

por Camila Carroci Martins -
A mediana é calculada pegando o termo do meio, portanto é só vc ordenar o vetor em ordem crescente e pegar o termo do meio =)
Em resposta à Camila Carroci Martins

Re: enunciado ep4

por Caio Burin Ferreira -
na verdade
a media eh calculada pegando o termo do meio de um vetor que contem todos os termos de uma matriz de vizinhança "x", em ordem crescente.
Em resposta à Gustavo Bighellini Machado Gonçalves Martins

Re: enunciado ep4

por Francisco Reverbel -
No arquivo PGM o número de colunas é o que aparece primeiro, depois vem o de linhas. Você não pode mudar isso, mas você tem toda liberdade de, no seu programa, chamar esses dois números de n (colunas) e m (linhas), ou de m (colunas) e n (linhas), ou outra coisa.

Infelizmente o enunciado não está usando os nomes m e n de forma consistente. A seção 1 usa m para linhas e n para colunas.  Os protótipos das funções read_pgm e write_pgm também usam m para linhas e n para colunas. Mas o programa-exemplo, na seção 4, saiu com m para colunas e n para linhas... Por consistência com o resto do enunciado, teria sido melhor usar m para linhas e n para colunas também no programa-exemplo. Do jeito que está não é errado, mas o enunciado fica menos claro e pode induzir alguém a erros. Troquem m por n no programa exemplo.