Patches de exemplo

Patches de exemplo

por Marcelo Queiroz -
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Bom dia!

Finalmente (!) subi no PACA os exemplos das últimas aulas que vimos. Segue breve descrição de cada um.

CompMus111-Espectrograma
Este é o patch que analisa um sinal de áudio, mostra o espectrograma e permite a ressíntese com variações de andamento e de altura controladas independentemente (usando a técnica do phase vocoder, que re-estima as frequências dos bins da FFT pelas diferenças de fase entre janelas sucessivas). Esse patch tem algumas dependências: as bibliotecas do Pd ofelia, cyclone, windowing e Gem (todas disponíveis no deken), além da aplicação externa "convert" da suite ImageMagick (https://imagemagick.org/; no linux, basta apt install imagemagick).

CompMus112-SinteseFM
Permite a exploração da técnica de síntese FM diretamente através da especificação dos parâmetros (frequência principal ou portadora, harmonicidade e índice de modulação), bem como a construção de eventos através de mensagens configuráveis. Há vários presets com sons variados que podem ser gerados pela FM.

CompMus113-Waveshaping-Chebyshev
CompMus114-Waveshaping-Exponencial
Exemplos de distorção de forma de onda usando composição de funções (waveshaping) polinomiais e exponenciais.

CompMus115-PulsoBandaLimitada
Exemplo da última aula (ver mensagem detalhada no PACA).

CompMus116-EstimaçãoF0
Estimador simples de frequência fundamental através da re-estimação de frequência do bin de amplitude máxima da FFT usando as diferenças de fase inicial entre janelas sucessivas (a mesma técnica do phase vocoder). Esse exemplo mostra como é possível obter estimativas razoáveis mesmo com tamanhos de bloco bem pequenos. Por ser baseado no bin de amplitude máxima da FFT, esse estimador não é robusto para sons de espectro harmônico em geral (onde muitas vezes o bin de amplitude máxima corresponde a um múltiplo da frequência fundamental); para esses casos, é necessário usar estimadores mais sofisticados (por exemplo, detectando todos os picos da FFT e, para cada candidato a F0, somar a energia de todos os seus harmônicos para escolher o pico de maior soma).