Documentação das funções do Ofelia

Documentação das funções do Ofelia

por Paulo Roberto Bezulle -
Número de respostas: 3

Bom dia!!!

Por favor, existe uma documentação tipo "reference manual" do Ofelia?

Precisaria da lista de funções, por exemplo, com sintaxe correta, etc.

Muito obrigado! Bom dia!

Em resposta à Paulo Roberto Bezulle

Re: Documentação das funções do Ofelia

por Marcelo Queiroz -

Bom dia, Paulo!

Infelizmente a documentação do Ofelia é ainda work-in-progress. Acredito que tudo o que precisamos está fácil de acessar no próprio help do objeto [ofelia] e seus subpatches, ou nos exemplos que acompanham o ofelia (no diretório .local/lib/pd/extra/ofelia/examples/, ou em https://github.com/cuinjune/Ofelia/tree/master/ofelia/examples). Mas se suas dúvidas são da linguagem Lua, então a documentação é abundante: https://www.lua.org/manual/5.3/

Na minha implementação, a única coisa específica do Ofelia é o uso da função ofTable(), usada para declarar tabelas, e as funções ofelia.list() e ofelia.perform(). A partir daí, o resto é código Lua puro. Em particular, a partir de uma declaração "t = ofTable()" você pode começar a atribuir valores aos elementos t[i] sem nenhuma burocracia (por exemplo, "for i=1,10 do t[i]=math.random() end").

Qualquer outra dúvida específica você pode mandar por aqui! Se precisar enviar um trecho de código, crie um exemplo minimal que ilustre sua dúvida e que seja desconectado da sua implementação do KS.

 

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: Documentação das funções do Ofelia

por Marcelo Queiroz -
P.S.: aliás a função ofTable() nem é necessária, pode-se criar uma tabela Lua com a sintaxe nativa "t = {}". A função ofTable() é importante para códigos em Lua que apareçam literalmente no patch, pela restrição do Pd em relação ao uso dos caracteres '{' e '}' dentro de objetos Pd.
Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: Documentação das funções do Ofelia

por Luciana da Costa Marques -
Só divagando um pouco, como Ofelia é um projeto open source, penso em me voluntariar para contribuir com docs depois do término da disciplina! Inclusive acho que podemos falar com o(s) criador(es) sobre o que a gente precisou desenvolver. Ah e o mesmo para o Pd, boa parte da minha dificuldade nos exercícios veio de não conseguir encontrar uma boa documentação triste