Novo prazo para EP3B e estudo para prova

Novo prazo para EP3B e estudo para prova

por Marcelo Queiroz -
Número de respostas: 2

Bom dia, pessoal!

Tendo em vista a avalanche de atividades do final do semestre e a importância tanto do estudo separado para a P3 quanto do aprendizado dos mecanismos que fazem parte do EP3B (principalmente o uso de classes e objetos), vamos redefinir a data-limite de entrega da parte B para 2a-feira 2/7 às 23:55. Lembrem-se que esse é o prazo máximo, e é extremamente recomendável submeter o trabalho com folga para não sermos prejudicados pelos imprevistos (que sempre ocorrem, e por isso nem merecem esse nome!).

Esse adiamento traz uma responsabilidade grande para vocês, que é gerenciar o tempo de estudo para a prova e o tempo de realização do EP de maneira eficaz. Na minha opinião, com o adiamento do EP vocês deveriam reservar no mínimo os 3 dias que antecedem a prova para esse estudo, deixando o EP descansar um pouco. Provavelmente esse estudo mais abrangente sobre o conteúdo da matéria tornará mais fácil a finalização do EP, assim que passar a prova.

A parte final da matéria traz muitas novidades, destacadamente orientação a objetos, ordenação, busca binária, e recursão, tópicos pouco explorados no Caderno de exercícios e na maioria das provas antigas (principalmente porque muitas turmas de introdução na USP fora o BCC não chegam a ver esses tópicos). As principais fontes de estudo para essa parte são as Aulas de Introdução à Computação em Python: Edição Interativa, o Livro Interativo: Como Pensar Como um Cientista da Computação e os Vídeos do Coursera no YouTube. Além destes, a própria plataforma do Coursera tem exercícios sobre esses tópicos onde é possível programar e usar o corretor automático embutido no Coursera para verificar as soluções na hora, o que pode ser um recurso bem interessante a se explorar.

Para quem (como a mensagem dos RCs sugere) ainda está pensando que o pygame é um enorme desafio da parte B (opinião que eu não compartilho), sugiro dar uma olhada de novo na sequência de mensagens do fórum chamada Sobre a Parte B do EP3, que traz além dos tutoriais uma listinha das funções do pygame que resolvem tudo o que está no EP3B. Em particular, os dois primeiros links de tutoriais trazem exemplos bem curtos de uso de quase todas essas funções, sendo que os demais links estão lá apenas como referências adicionais (dessas, a documentação de referência do pygame é certamente a mais importante). Na minha opinião, o uso do pygame nesse trabalho é apenas um "temperinho" de baixo custo (baixo esforço de incorporação no código) para deixar a saída do programa bem mais interessante, e por isso o fato dele não ter tanto a ver com o resto da matéria é meio subsidiário (e nem é completamente verdadeiro, lembrando que vimos muitos exemplos de uso de matrizes para representar operações geométricas, como rotações e mudanças de sistemas de coordenadas). Mais uma vez na minha opinião, os verdadeiros desafios da implementação da Parte B estão na organização do código em objetos e classes, no gerenciamento dinâmico dos métodos e atributos que representam percepções, planejamentos, ações e representações do mundo, e nas transformações entre representações que precisam ser realizadas durante o compartilhamento; todos esses são tópicos que aderem plenamente ao conteúdo regular do curso.

Abraços, bons estudos e boas implementações!

Marcelo

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: Novo prazo para EP3B e estudo para prova

por Alessandro Bezerra da Silva -

professor, não estou conseguindo enviar o EP3 pro sistema paca, pois a data de entrega está definida para 25/6. tem como alterar pra conseguirmos mandar o arquivo? grato