Boa noite, pessoal!
O enunciado da Parte B está dando um pouco mais de trabalho do que eu previ. Para não prejudicá-los, antecipo nessa mensagem uma série de leituras complementares que estão no enunciado e que podem ser realizadas independentemente do resto. Como sabem, a Parte B tem a ver com gerenciar um mundo de Wumpus genérico com várias personagens, e observá-lo através de uma interface gráfica, que permitirá a inspeção do mundo em diversos níveis de detalhamento e também o controle da passagem do tempo; essa interface será feita em pygame, uma biblioteca Python que facilita o gerenciamento de elementos gráficos, sonoros e também de interação com teclado e mouse. Por ser essa a parte menos relacionada com o conteúdo das aulas, é fortemente recomendada a leitura antecipada dos seguintes links:
Tutorial dr0id (simples e direto ao ponto): https://dr0id.bitbucket.io/legacy/pygame_tutorials.html
Outro tutorial: https://www.pygame.org/docs/tut/PygameIntro.html
Mais tutoriais (acho que não precisa): https://www.pygame.org/wiki/tutorials
Exemplos que vêm instalados com pygame: https://github.com/pygame/pygame/tree/master/examples (rode por exemplo “python -m pygame.examples.aliens”)
Manipulação de imagens: https://www.pygame.org/docs/ref/transform.html
Controles do teclado: https://www.pygame.org/docs/ref/key.html
Sons: https://www.pygame.org/docs/ref/mixer.html
Além disso, vocês já podem começar a procurar na rede imagens e sons para usar na interface: figuras de personagens, poços, monstros, muros, sons de flechas, urros, etc. Como exercício inicial, pensem em como usar o pygame para criar uma representação gráfica daquele mundo 5x5 que aparece no arquivo mundo.py, em uma janela retangular de 800x800 pixels.
Outro exercício preparatório importantíssimo é ler e entender o código do mundo.py. Muito do que vocês terão que implementar já está feito lá com duas personagens, e terá que ser apenas generalizado para múltiplos personagens.
Abraços,
Marcelo