EP2 - Segundo Exercício-Programa

EP2 - Segundo Exercício-Programa

por Marcelo Queiroz -
Número de respostas: 5

Bom dia, pessoal!

O Enunciado do EP2 está no PACA, e a entrega deve ser realizada até as 23:55 do domingo dia 13/05/2018. Leiam com atenção o enunciado e as Instruções para envio dos EPs (sim, de novo, não custa nada, melhor prevenir do que remediar!).

Boas implementações!

Marcelo

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: EP2 - Segundo Exercício-Programa

por Raphael Ribeiro da Costa e Silva -

Olá, nas especificações do programa foi informado que as conjunções devem ser escolhidas aleatoriamente e aparecerem em um terço das frases. Porém , no exemplo 1, as conjunções aparecem em metade das frases. Além disso, não parece existir uma "distância" fixa entre as frases que possuem conjunção e as frases que não possuem.

A interpretação correta então seria que ao formar uma frase, devemos sortear se a frase vai ou não ter conjunção, sendo a chance de ter uma conjunção igual a um terço?

Espero que a minha dúvida tenha ficado claro. 

Em resposta à Raphael Ribeiro da Costa e Silva

Re: EP2 - Segundo Exercício-Programa

por Marcelo Queiroz -

Bom dia, Raphael!

Você entendeu corretamente: para cada frase deve haver um sorteio independente com probabilidade de 1/3 de aparecer ou não a conjunção. A quantidade de frases que começarão com conjunção em função desse sorteio é aleatória, e não há portanto uma garantia de que "um terço das frases do poema" comecem com conjunção, isso foi mesmo um erro de formulação do enunciado. Também não deve haver nenhuma tentativa de controlar as distâncias entre as conjunções, elas serão determinadas pelo sorteio, tanto elas poderiam aparecer em frases seguidas como levar 100 frases para reaparecer (as probabilidades desses dois casos seriam 1/9 pra frases seguidas ou (2/3)**100 =2.46e-18 para 100 frases seguidas sem conjunções).

Abraços,

Marcelo

Em resposta à Marcelo Queiroz

Comportamento do executável

por Arthur Sakayan Vieira de Melo -

É normal no executável o "sujeito" e o "objeto" de um verso serem iguais?

Em resposta à Arthur Sakayan Vieira de Melo

Re: Comportamento do executável

por Marcelo Queiroz -

Boa noite, Arthur!

Conforme a especificação, o programa sempre vai tentar sortear palavras novas, e se cair a mesma palavra ele vai repetir o sorteio um certo número de vezes até encontrar uma palavra que não tenha sido sorteada. Mas se depois desse número de vezes ele ainda tiver sorteado uma palavra que já apareceu, ele ficará com a última palavra sorteada, seja ela qual for. Então sim, é "normal" acontecer de um sujeito e um objeto serem o mesmo, no sentido de que não há nenhum mecanismo que impeça isso, só que isso não deve ser muito provável, especialmente em conjuntos grandes de substantivos. Por outro lado, se você colocar poucos substantivos e pedir um poema com muitos versos, então a chance disso acontecer poderá ser bem alta!

Abraços,

Marcelo

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: EP2 - Segundo Exercício-Programa

por Leandro Rodrigues da Silva -

Bom dia, Professor!

Quando no enunciado diz: "Estas conjunções dever ˜ ao ser sorteadas aleatoriamente, e utilizadas pelo programa em um ˜ terço das frases do poema, sempre na posição inicial da frase." As conjunções devem ser utilizadas com 1/3 de probabilidade de aparecer em cada verso, ou deve aparecer sempre em 1/3 do poema com apenas o verso a ser sorteado?