ERRCase corrompeu, posso usar outras opções?

ERRCase corrompeu, posso usar outras opções?

por Rafael Campos Cruz -
Número de respostas: 2

Eu havia feito a parte de ERR inteira no ERRCase e hoje, quando fui abrir, algum problema muito doido aconteceu com o programa e meus arquivos sumiram/o projeto corrompeu. Tentei restaurar, mas não tive muito sucesso.

Dito isso, eu conheço um outro programa chamado brModelo, mas a notação dele é diferente do que foi dada em aula. Tem problema usar ele? Devo usar o draw.io mesmo?

Em resposta à Rafael Campos Cruz

Re: ERRCase corrompeu, posso usar outras opções?

por Kelly Rosa Braghetto -

Oi, Rafael.

Você pode sim usar outra ferramenta. Entretanto, você precisa conseguir expressar no seu diagrama todos os tipos de conceitos e restrições que existem no EER (por exemplo, relacionamentos, atributos multivalorados, cardinalidades, restrições de participação - parcial e total -, especialização, união, etc.). 

Não vale fazer um esquema conceitual mais simples porque a ferramenta não tem todos esses recursos, ok? Senão, eu prefiro que vocês desenhem o diagrama à mão mesmo. sorriso

Kelly

Em resposta à Kelly Rosa Braghetto

Re: ERRCase corrompeu, posso usar outras opções?

por Rafael Campos Cruz -

O brModelo é uma ótima ferramenta de modelagem, professora: ele possui todas as restrições e elementos que a modelagem ERR exigem, a única diferença é a notação dele mesmo.

Em contrapartida, eu descobri aqui que, caso você abra o ERRCase sem ser como administrador no Windows, ele dá alguns xabus com o arquivo. Mas abrindo com administrador tudo se resolve.

Recriei rapidamente meu modelo aqui, já tinha ele na cabeça mesmo.