Problemas com o RPostgreSQL no Windows

Problemas com o RPostgreSQL no Windows

por Kelly Rosa Braghetto -
Número de respostas: 0

Caros alunos,

Alguns de vocês estão com problemas no uso do RPostgreSQL no *Windows*, para abrir uma conexão a partir do R com um BD que está no PostgreSQL da Rede Linux. 

No Windows, logo depois se executar no R a seguinte sequência de comandos, o usuário recebe uma mensagem de erro avisando de que não foi possível estabelecer a conexão com o BD:

library(RPostgreSQL)

## Carrega o driver PostgreSQL
drv <- dbDriver("PostgreSQL")

## Abre uma conexao
con <- dbConnect(drv, host="postgresql.linux.ime.usp.br", port="5432", dbname="login_rede_linux", user="login_rede_linux", password="senha")

Pesquisei sobre esse problema do RPostgreSQL e, aparentemente, ele ocorre somente no Windows e com BDs com os quais é preciso estabelecer conexões seguras (como é o caso dos BDs da Rede Linux)).

Não há uma solução para o problema ainda, mas existem alternativas ao pacote RPostgreSQL. Em particular, um pacote chamado RPostgres pode substituir o RPostgreSQL com a vantagem de que funciona corretamente no Windows.

Anexado a esta mensagem, estou enviando um script R de exemplo, que instala e usa o RPostgres para se comunicar com um BD na rede Linux. Infelizmente, não tenho uma máquina com Windows para testá-lo. Mas no Linux ele funciona bem.

Por favor, quem tiver Windows, teste esse script e me conte se ele funciona bem. Mas antes de executar o script, não se esqueça de corrigir no script as informações para a conexão com o BD (nome do BD, login do usuário e senha).

Mais detalhes sobre o RPostgres podem ser vistos em: https://github.com/rstats-db/RPostgres

 

 Até mais,

Kelly