Correção EP2

Correção EP2

por Marco Alexandre Claudino -
Número de respostas: 6

Olá Pessoal, boa tarde.

Acabei de observar que tem um erro de sinal na descrição do V*.

O correto seria V* = [V_{i+1}(x* - x_i) + V_i(x_{i+1} - x*)]/(x_{i+1} - x_i).

Abs

Em resposta à Marco Alexandre Claudino

Re: Correção EP2

por Rafael Reinoldes -

(Texto sem acentuacao)

Deixa eu ver se entendi:

Essa nova formula

V* = [V_{i+1}(x* - x_i) + V_i(x_{i+1} - x*)]/(x_{i+1} - x_i)

que se traduz em :

(os * ficaram estranhos, coisas de http://www.codecogs.com/latex/eqneditor.php)

Eh a forma adequada para:

Com uma pequena inversao na parcela da soma. Certo?

Anexo CodeCogsEqn.gif
Em resposta à Rafael Reinoldes

Isso, a fórmula do enunciado deve ser trocada por:

É só conferir: na fórmula de interpolação quando x* = x_{i} o valor de V* deve ser V_{i} e quando x* = x_{i+1} o valor de V* deve ser V_{i+1}.

Abs

Ainda sobre o EP2, recebi um monte de e-mails, em geral com as mesmas dúvidas então vou tentar responder por aqui.

A dificuldade principal do EP2 é a parte econômica. A parte computacional é bem simples e o enunciado fornece o código pronto para implementar. Para a parte computacional, vocês devem:

- Obter o M para o método ficar estável;

- Inicializa o tempo = 0 com K*max(exp(x_i)-1,0);

- Executa o laço temporal de 1 até M atualizando a entrada 0 com o valor 0 e o valor N com K*exp(L+(sigma^2)tau_j/2). Para i de 1 até N-1, deve-se utilizar o método numérico.

Para obter o valor do prêmio no tempo atual, será necessário utilizar apenas os valores de u^M. Para os cálculos onde é pedido a metade do período serão utilizados os valores do vetor u^{M/2}.

Em ambos os casos, dado um determinado S utilizamos a fórmula do enunciado para obter  um determinado valor para x*. Com este valor, deve-se obter o intervalo [x_{i},x_{i+1}] onde o valor x* encontra-se e calcular o valor de V* por interpolação.

Nas questões em que é pedido o lucro/prejuízo em um determinado tempo  deve-se obter os valores de S_{i} nesse instante de tempo e calcular o lucro L em função de como função de S.  Cuidado: para o cálculo do lucro/perda em T/3 utiliza-se os valores de V. Mas V varia entre T e 0 de maneira decrescente e u varia entre 0 e T de maneira crescente. Logo, para se avaliar o que ocorre em T/3 deve-se encontrar o tempo (a linha) correspondente em u e obter os valores de V e S.

Abs

por Layla Christina Moraes Jorge -

Oi Marco,

consegui esclarecer várias dúvidas.

Estava fazendo uns testes para encontrar x* e tive a seguinte situação:

tenho a sequência de x abaixo
x1 0.00800
x2 0.01000
x3 0.01200

o meu x* é 0.0095, ele está mais próximo de x2, então meu x_i será 0.0100, ao fazer a interpolação, usarei 0.010 e 0.012, logo meu ponto não estará no intervalo. como proceder nesta situação?

abraço,
Layla
Em resposta à Layla Christina Moraes Jorge

Ola Layla.

Você está olhando no intervalo errado. O que deve ser feito é uma interpolação e não extrapolação.

Logo, o seu ponto tem de estar no interior do intervalo [x_i,x_{i+1}]! No caso em que você apresentou, se o x* é 0.095 então x1<x*<x2. 

abs

por Layla Christina Moraes Jorge -

obrigada, Marco.

No caso que pede gráficos do preço da opção em relação ao preço do ativo para alguns instantes de tempo, vou usar a mesma regra que você comentou quando pede lucro/prejuízo, certo?

abraço,

Layla