O que é pra testar no miniep4?

O que é pra testar no miniep4?

por Gustavo Estrela de Matos -
Número de respostas: 18

No fim do enunciado do ep4 está escrito que devemos usar uma constante eps para testar as respostas das funções matemáticas. Isso dá a entender que precisamos fazer funções fazem as mesmas coisas que a biblioteca matemática faz e depois comparar os resultados, o que, pra mim, não faz sentido, porque se já fizemos essas funções, pra que usar a biblioteca matemática aprovo?
Acho que parece muito mais justo ver se os resultados fazem algum sentindo, como algum outro colega propos num post comparar sen(a+b) usando cos, ou ver se as funções levantam exceções quando mandamos um valor onde a função não está definida.
O que vocês acham? 

Em resposta à Gustavo Estrela de Matos

Re: O que é pra testar no miniep4?

por Eric Kenji Yoshikawa -

Pelo que eu entendi a constante epsilon é uma constante de "arredondamento"

As funções sin, cos, por exemplo,  do python3 devolvem um float "infinito", então é meio dificil de você comparar com algum outro resultado.

Nesses casos então o epsilon limitaria o número de casas decimais, assim 1,1234 != 1,123456789 , mas com um certo epsilon, seriam iguais.

É bem util, porque sin(pi) não é zero por exemplo.

Em resposta à Eric Kenji Yoshikawa

Acho que eu me expressei mal. Eu vi muita gente que está testando as funções fazendo outras versões e comparando os resultados, o que, pra mim, nao faz sentido.

por Alfredo Goldman -

Olá Gustavo,

No final, a sua pergunta leva a uma discussão de fundo importante. Se eu já fiz, para que verificar? Por algumas razões:

• garantir que no futuro, o que você fez continue funcionando;
  • ver o que acontece em outros ambientes, isso é, você pode rodar os seus testes em uma nova arquitetura, por exemplo;
  • Ter uma documentação de como usar o que foi testado.

Note que usamos as funções matemáticas de Python que devem funcionar, mas imagine que você recebeu a biblioteca QuickerMath.py, que você não conhece? Como você faria?

Alfredo

Em resposta à Alfredo Goldman

por Bruno Sesso -

Pelo que entendi, acho que a questão é se devemos implementar uma função que calcula sen(x) através de uma série, por exemplo, para testar se a função sen(x) da math é correta.
Ao meu ver isso também não parece fazer sentido.

Em resposta à Bruno Sesso

Sim,estou fazendo outros testes como ângulos suplementares, sen^2 + cos^2 = 1.

A ideia é testar a função para ver se ela realmente faz o que deveria.

Em um programa mais complexo, é bom saber que algumas funções que você implementou anteriormente não foram "quebradas" ao longo do desenvolvimento.

Em resposta à Bruno Sesso

Exato. Fazer uma outra função que calcula um seno para calcular com a versão na math não faz sentido. 
Devemos então escolher uns 10 casos intermediarios e colocar a resposta esperada direto no programa?

por Alfredo Goldman -

Olá Gustavo,

Como assim "Não faz sentido"? Repito, imagine que você está testando uma biblioteca Math

recebida de alguém. Como você vai validá-la?

Alfredo

Em resposta à Alfredo Goldman

Se eu fosse testar o seno, por exemplo, eu testaria o programa para alguns valores que eu sei o seno e testaria a função para alguns valores esquisitos, como valores muito altos ou strings, mas não criaria uma função que calcula o seno pra validar essa biblioteca que me passaram. Se eu fizesse isso eu teria que recriar essa biblioteca, não?

Pelo que eu entendi, você não deve implementar outra função que calcula o sen, cos, etc... E sim avaliar e validar as que já existem na biblioteca d Python usando o unittest

por Ian Carvalho -

Eu entendi  isso também.

Você usa valores tabelados  das funções e compara com os das bibliotecas.

Eu faria isso para testar uma biblioteca Math arbitrária

Em resposta à Ian Carvalho

por Alfredo Goldman -

Olá Ian,

Imagine agora que a empresa que vende a biblioteca Math fica sabendo do seus testes. Nesse caso, ela poderia ao invés de fazer contas, apenas fazer um simples switch e fazer
 passar o seu teste.

Tentem abstrair um pouco que estamos testando uma biblioteca bem conhecida e que não terá
nenhum erro. Pensem que vocês vão receber uma biblioteca possivelmente não confiável e opapel de vocês é fazer testes tão abrangentes quanto o possível.

Alfredo

Então devemos implementar testes para verificar se o sin, cos etc do math do python funcionam como deveriam certo?

Testar se sin(0) = 0.

por Diego Araújo -

Certo.

Testar os casos extremos é importante! Mas não se limitem somente a isso, testem casos intermediários também.

por André Meneghelli -

Bom, aí que está o problema a meu ver. Só coisas como sen(0) = 0 ou sen(a+b)  podem ser testadas. Pois ao meu ver usar sen(pi) faz menos sentido do que implementar um teste com cosseno já que pi também deve ser testado.

O mesmo oocorre se quiser testar usando série de Taylor. Já que utiliza fatorial. 

Em resposta à André Meneghelli

por Alfredo Goldman -

Olá André,

Se você fez um teste que garante que o Math.Pi corresponde ao valor de Pi antes, faz sentido o teste de Math.sin(Math.Pi).

Mais, ainda, se você não confia no fatorial do Math, faça o seu antes. Todos os testes que verificam o funcionamento de formas

diferentes fazem sentido. Só para completar, não se usa o cálculo de fatorial, a cada iteração, em uma implementação eficiente

de série de Taylor sorriso

Alfredo

Em resposta à André Meneghelli

por Thiago Pereira Bueno -

Uma ideia seria testar outras propriedades da função seno independentes de pi, cos... por exemplo testar se math.sin é limitada, se é função ímpar, se é periódica...

por Alfredo Goldman -

Olá Eric,

Sim, mas esperamos de vocês algumas verificações mais sofisticadas.

Alfredo