Dúvida sobre critérios de Avaliação do Trabalho Final

Dúvida sobre critérios de Avaliação do Trabalho Final

por Antonio Deusany de Carvalho Junior -
Número de respostas: 1

Grandes,

Eu tirar uma dúvida sobre algo que achei estranho nos critérios. Eu tenho certeza que não sou bom de interpretação, mas ainda assim percebo que grande parte da turma não sabia que:

Técnicas de síntese: 4 pontos
  -a utilização de cada uma das técnicas listadas no enunciado vale aproximadamente 0.33 pontos

Na descrição do EP tínhamos isto:

Sendo o emprego de tecnicas variadas o nosso objetivo principal neste trabalho, procuraremos usar o maior numero possvel das mesmas. Se sua opção estetica e o minimalismo, deixe-a de lado para o efeito deste trabalho.

Ao meu ver, isto não implica que deveríamos usar TODAS para obter nota máxima.

Entretanto, o peso que eu supús que seria maior estaria relacionado a utilizar mais coisas que você implementou, ao invés de usar materiais copiados. Em compensação, este ponto ficou com menor pontuação:

Implementação: até 2 pontos
  -implementou tudo que usou: 2 pontos
  -pegou tudo pronto: zero
  -entre os dois extremos: 0.5, 1.0, 1.5

Ao meu ver, se alguém houvesse entendido o EP corretamente e estivesse precisando de nota para passar na disciplina, bastaria procurar patches de TODAS as técnicas, pensado em como deixar todas interligadas, podendo usar algo que implementou aqui ou ali (de cara ganharia 4 pontos por uso de técnicas). Enquanto que alguém que não entendeu o EP, e teve um grande trabalho para implementar alguma técnica, neste caso receberia um pontuação bem menor (poucos pontos por uso de técnicas e 2 pontos por implementação).

Eu não preciso de nota, todavia creio que este critério ainda não ficou claro para mim e deve ter levado muita gente a tirar nota baixa. Gostaria apenas de receber um feedback mais claro com relação a isso. Para mim, diante destes critérios só seria possível tirar 10 neste EP quem implementasse do zero tudo o que foi ensinado na disciplina, e até o próprios patches enviados pelo PACA pelo professor.

Em resposta à Antonio Deusany de Carvalho Junior

Re: Dúvida sobre critérios de Avaliação do Trabalho Final

por Antonio Goulart -

Olá.

Os quesitos estão amarrados.

Uma das opções não era simplesmente pegar patches prontos de algumas técnicas de síntese e jogar no trabalho; apresentar o patch na aula era também para mostrar que compreendeu o que são as técnicas escolhidas e como utilizá-las. Usar várias sem ter feito uma implementação com a própria mão já é bem legal e trabalhoso, por isso os 4 pontos.

Se além de usar as técnicas o aluno também implementar, ótimo, com certeza merece pontos por isso (aliás, consideramos muito mais que técnicas de síntese no ítem implementação). No entanto, sabendo o que é uma técnica e como implementá-la, não acho que seja tão difícil implementá-la no pd, por isso os 2 pontos.

E acho que estava bem claro no enunciado que era para utilizar as várias técnicas. Tinha até uma lista (:

Mas, concordo, não existe avaliação perfeita.

Abraço,

Antonio.