Questão 2b da P2B

Questão 2b da P2B

por Felipe Carvalho Perestrelo -
Número de respostas: 4

Oi, professor.

Neste exercício a dica é que há 1 iteração, porém a base dada é ótima (cBarra >= 0) segunda minha resolução. Veja:

pLinha = cBaseLinha*B^-1 = [1 1][1 0; 1 1] = [2 1]. Assim cBarra = [0 2 4 0 0].

Você considera este cálculo como um iteração? Se sim, há algo de inconsistente com o exercício a, pois eu tive duas iterações completas e acredito que esteja correto, já que o cBarra=0, e a base ótima é {4,1}, o que deveria ser, segundo a dica do exercício b. Consegue enxergar onde eu errei?

Obrigado.

Segue o exercício abaixo.

 

Anexo Imagem059.png
Em resposta à Felipe Carvalho Perestrelo

Re: Questão 2b da P2B

por Bruno S Reis -

Pra esta prova, como o professor conversou na aula de quarta, não vai entrar o simples tabular, somente o simplex ingênuo e o revisado.

Em resposta à Bruno S Reis

Re: Questão 2b da P2B

por Marcelo Queiroz -

Olás!

Bruno, é verdade, na prova não vai entrar o tabular, mas isso não impede de usar o mesmo exercício como treino para o simplex revisado, pois o enunciado se aplica de maneira igual.

Felipe, seu p' está certo, mas aparecentemente você errou no cálculo do último índice do c_barra (c_barra5=-1). Isso vai fazer com que de fato exista uma pivotação e uma mudança de base (uma iteração).

Pela sua pergunta, você estava também preocupado em saber se daria pra chamar de "1 iteração" alguma iteração que não chega ao final (seja porque detecta otimalidade através da condição c_barra>=0, ou porque detecta ilimitação do problema através da condição u<=0). A mim pareceria natural dizer que sim, afinal você precisa entrar nessa iteração para começar a testar qualquer coisa, certo?

Marcelo

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: Questão 2b da P2B

por Felipe Carvalho Perestrelo -

Obrigado pela resposta, professor. Eu havia trocado a coluna 5 pela 4. Dislexia é complicado... =P

Em relação à questão das iterações, se seguir pelo raciocínio que você colocou agora, teríamos 3 iterações no a, e 2 no b, certo? Pois são 2 e 1 iterações completas, respectivamente.

Destaco isto pois, se estiver certe, as dicas estariam contando uma iteração a menos.

Abs.

Em resposta à Felipe Carvalho Perestrelo

Re: Questão 2b da P2B

por Marcelo Queiroz -

Você tem razão, Felipe! Na dica eu estava pensando no número de pivotações (mudanças de base), e não rigorosamente no número de iterações. Vou cuidar para que as dicas sejam mais claras.

Marcelo