Restrição ativa e solução basica

Restrição ativa e solução basica

por Bruno S Reis -
Número de respostas: 13

Olá,

tentando fazer as provas antigas eu fiquei com duvidas sobre os conceitos de restrição ativa e solução basica, 

eu nao sei como a partir das restrições do poliedro  eu identifico quais são as restrições ativas e como eu encontro as soluções basicas, inviaveis e degeneradas..

os exercicios que eu fiquei em duvida foram o 1 das provas C e D. 

Em resposta à Bruno S Reis

Re: Restrição ativa e solução basica

por daniel reverbel -

Olá Bruno,

Estou certo de que degeneração é um conceito que ainda não vimos e não cairá nesta P1. Como o professor nos avisou, algumas das provas antigas eram de anos que tinham apenas 2 provas no semestre, e portanto a quantidade de matéria abordada na P1 era maior.

Ainda estou estudando então posso estar errado, mas acredito que para identificar uma restrição ativa em um ponto x basta verificar se essa restrição satisfaz a igualdade em x, ou seja, se vale que ax =bi. Isto está redigido de forma muito melhor (mais formal e correta) nas notas de aula. Graficamente ela pode ser identificada como o ponto que na "fronteira" do poliedro. Por exemplo, no poliedro x1 +x2+x3 = 1, xi >= 0 (em R3), no ponto (0,0,0) as restrições x1 >=1, x2>=0 e x3 >= 0 são ativas. Já no ponto (1, 0, 0) x1 deixa de ser ativa pois, apesar da restrição ser "satisfeita" (x1 >= 0 é verdade para x1 = 1), ela não satisfaz x1 = 0 (a igualdade).
Em resposta à daniel reverbel

por Bruno S Reis -

"no poliedro x1 +x2+x3 = 1, xi >= 0 (em R3), no ponto (0,0,0) as restrições x1 >=1, x2>=0 e x3 >= 0 são ativas. Já no ponto (1, 0, 0) x1 deixa de ser ativa pois, apesar da restrição ser "satisfeita" (x1 >= 0 é verdade para x1 = 1), ela não satisfaz x1 = 0 (a igualdade)."

Não entendi pq x1 >= 1 eh ativa em ( 0, 0, 0 ),  se eu entendi oq vc falou, pra ela ser ativa deveria ser x1 = 1

Em resposta à Bruno S Reis

por Felipe Carvalho Perestrelo -