Exercício sugerido em Pd

Exercício sugerido em Pd

por Antonio Goulart -
Número de respostas: 4

Olá pessoal.

Este exercício é um primeiro exemplo de como usar o Pd para produzir sons senoidais simples. Ele não vale nota e não precisa ser entregue, mas se você o fizer terá maiores chances de entender os exemplos em Pd das próximas aulas (já na 2a-feira teremos exemplos parecidos com esses).

- Caso ainda não o tenha feito: instale o Pd extended (no PACA há um link para as instruções de instalação).
- No Pd, teste o som (clicando em Mídia->Testar áudio e MIDI e brincando com as caixinhas). No Ubuntu você pode abrir o Pd com o comando "padsp pd", para facilitar a comunicação entre Pd e ALSA via PulseAudio. Se tiver problemas, escreva uma mensagem no PACA dizendo a plataforma que você usa e o problema observado.
- Crie um novo patch (menu Arquivo->Novo).
- Clique em Inserir->Objeto e digite osc~ (se seu teclado usa acentuação, você precisará apertar um espaço depois do til). Clicando em qualquer espaço fora desta caixinha você verá o objeto criado com duas entradas (inlets) em cima e uma saída (outlet) em baixo.
- Clique em Inserir->Número e posicione o objeto para cima do osc~.
- Conecte a saída do número ao inlet esquerdo do osc~, usando clicar-e-arrastar (precisa ter paciência: se o clique não for exatamente em cima do outlet, ao invés de uma conexão você verá um retângulo de seleção...).
- Insira um novo objeto de nome dac~ e conecte a saída do osc~ à entrada esquerda do dac~ (este é o canal esquerdo de áudio, você pode distribuir os sons deste exemplo nos dois canais como quiser).
- Recoste na cadeira, relaxe e aprecie o lindo som de uma senoide...
- Brique um pouquinho com o controle de frequência: clique e segure, e mova o mouse pra baixo e pra cima; você ouvirá glissandos na altura (pitch).
- Vamos em seguida combinar algumas senoides. Para não ter problemas com distorção, temos que nos certificar de que a soma dos sinais não ultrapasse 1.0. Para isso, teremos que controlar o volume, multiplicando cada sinal por uma constante entre 0 e 0.5, dependendo do numero de vozes que quisermos. Por exemplo: para dez vozes, cada uma não pode passar de 0.1 na amplitude. Para fazer esse ajuste de volume, apague a antiga conexão entre o [osc~] e o [dac~] (selecione com o mouse e clique em delete), e em seguida crie um objeto [*~] e coloque-o no meio do caminho entre o [osc~] e o [dac~] (completando as conexões entre [osc~] e [*~] e entre [*~] e [dac~]). Em seguida, crie um novo objeto número e conecte-o à outra entrada do [*~]. Teste o resultado, colocando os valores 0.5, 0.25 e 0.125 no controle de volume.
- Faça algumas cópias do conjunto formado pelo [osc~], [*~] e os dois controles numéricos (frequência e amplitude). Você pode selecionar com o mouse uma região retangular do patch contendo todos estes objetos e digitar Ctrl-D para duplicar a seleção.
- Conecte a saída de todos os objetos [*~] duplicados no [dac~], e teste o resultado, atribuindo volumes e frequências às outras senoides (lembre-se que a soma não deve ultrapassar 1.0).
- Para ter um controle diferente, troque algum dos controles numéricos (de frequência ou volume) por interfaces gráficas (Inserir->Slider Vertical ou Horizontal). Clique com o botão direito do mouse sobre o slider para configurar a faixa de valores que ele irá produzir. Lembre-se de conectar a saída do slider à entrada do objeto correpondente ([osc~] para controle de frequência, ou [*~] para controle de volume).

Em resposta à Antonio Goulart

Re: Exercício sugerido em Pd

por Alexandre Camargo Guarnieri Suetholz -

O valor que aparece no número que controla a frequência da onda tem algo a ver com a frequência em Hz?

 

Abraço!

Em resposta à Alexandre Camargo Guarnieri Suetholz

Re: Exercício sugerido em Pd

por Marcelo Queiroz -

Oi, Alexandre!

O Antonio já respondeu sua pergunta, mas se estiver curioso por outras formas de controlar esse oscilador, você pode criar um objeto [mtof] (significa MIDI to Frequency) e pedir o help dele (clicando sobre o objeto com o botão da direita). No mesmo help você vai encontrar coisas sobre conversão de valores lineares de amplitude (como os que a gente está usando nesse exercício) para valores em dB, uma escala que tem um pouco mais a ver com a nossa percepção. A gente vai falar sobre MIDI e dB nesta 2a-feira.

Abraço,

Marcelo