Mais sobre a lista de exercícios

Mais sobre a lista de exercícios

por Daniel Cukier -
Número de respostas: 11

Pessoal, não sei quanto aos outros, mas estou com uma certa dificuldade em fazer a lista.

Eu li o capítulo 3 do livro algumas vezes, mas não estou conseguindo encontrar respostas para os itens (c) (d) e (e)

O item (b) eu consegui fazer implementando no Pd e vendo os gráficos gerados, acho que ajuda.

  1. Para o item (c) alguém tem alguma ideia de como resolver?
  2. Para o item (d), é possível fazer também usando o pd? Como alterar a taxa de amostragem no Pd? Alguem sabe?
  3. E não entendi o que o exercício (e) está pedindo... :-( É pra usar o Pd tbm?

Agradeço qualquer ajuda

Daniel

Em resposta à Daniel Cukier

Re: Mais sobre a lista de exercícios

por Paulo Cheadi Haddad Filho -

Oi!

Eu tb tô com dificuldade. As respostas das perguntas que eu postei no outro tópico me destravarão pra fazer os outros itens. Até agora fiz o 1a e metade do 2a . E o cap 3 tá meio vazio mesmo... =/

Quanto a usar Pd, eu não enxerguei isso em nenhum momento. Imaginei que fosse conseguir responder usando contas/equações e Octave. Imaginei certo ou tem algum exercício que precisa de Pd de fato?

Em resposta à Paulo Cheadi Haddad Filho

Re: Mais sobre a lista de exercícios

por Alexandre Ouno Atoji -

Também estou com bastante dificuldades para resolver esta lista. Estou praticamente na mesma situação do Paulo.

Além do pd, estou utilizando o WolframAlpha para dar uma luz.

Alguns exercícios estou achando o anunciado um pouco confuso (1b, 2a...) e não sei se o que estou fazendo está correto.

Em resposta à Alexandre Ouno Atoji

Re: Mais sobre a lista de exercícios

por Henrique Stagni -

Tambem estou com um pouco de dificuldade nos exercícios 1 e 2 principalmente.

Quanto ao 1c, não sei se é esse o problema, mas utilizei a série de fourier que está na seção 10.3.1 do livro (pag 303).

Em resposta à Alexandre Ouno Atoji

Re: Mais sobre a lista de exercícios

por Andre Jucovsky Bianchi -

Se vocês tiverem dúvidas, fiquem à vontade para perguntar. :-)

Em resposta à Andre Jucovsky Bianchi

Re: Mais sobre a lista de exercícios

por Alexandre Ouno Atoji -

Oi Andre,

Não entendi direito o enunciado do exercício 2.e

As três notas tocam simultaneamente durante 1.5 e a cada 1 segundo?
Ou toca uma nota por vez durante 1.5 segundos e cada nota toca 1 segundo depois da outra.

Em resposta à Alexandre Ouno Atoji

Re: Mais sobre a lista de exercícios

por Andre Jucovsky Bianchi -

É a primeira opção que você falou.

Um acorde é a consonância de dois ou mais sons simultâneos. No caso ele está falando de um acorde de 3 notas que dura 1.5 segundo, ou seja, 3 sons tocando simultaneamente ao longo de 1.5 segundo. Esse acorde é tocado repetidas vezes, a cada 1 segundo.

Como um outro acorde começa a tocar enquanto o anterior ainda não terminou, existe uma sobreposição de sons. A idéia é calcular qual é o máximo de sons que se sobrepõe ao mesmo tempo para saber quantas vozes são necessárias para não perder nenhuma das notas.

A pergunta se refere ao conteúdo das seções 4.4 e 4.5, e o patch D11.sampler.poly.pd que vem com o PD pode ajudar a entender a alocação de bancos de vozes.

Em resposta à Daniel Cukier

Re: Mais sobre a lista de exercícios

por Andre Jucovsky Bianchi -

Exercício 1.c:

Na página 60 do livro tem a expressão da onda dente-de-serra com frequência ω gerada pelo objeto phasor~ do PD. O terceiro harmônico é aquele que possui uma frequência igual a 3 vezes a da fundamental (3ω). Vocês podem usar o valor de amplitude de pico para fazer a conta.

Exercício 1.d:

A idéia é usar a mesma expressão (da página 60) para ver quais são as parciais que aparecem na conta da síntese da onda dente-de-serra com frequência 44.000 Hz e analisar como cada parcial é afetada pela taxa de amostragem de 44.100 Hz (taxa de Nyquist de 22.050 Hz). Vai aparecer um certo padrão e vai dar pra identificar uma outra forma de onda que vai ser sintetizada no lugar da que se desejava.

O exemplo C02.sawtooth.foldover.pd que vem com o PD dá uma idéia do aliasing que ocorre na síntese desse tipo de onda.

O PD funciona com uma taxa de amostragem de 44.100 Hz por padrão, mas se você quiser alterar pode fazê-lo em Media -> Audio Settings. Tem que tomar cuidado aí pois se a taxa do PD diferir da taxa do hardware utilizado, a interpolação pode trazer alguns artefatos para o som.

Exercício 1.e:

Esse exercício remete à seção 3.6 do livro, onde o Miller ensina a detectar "eventos" em sinais de áudio. Os exemplos que ele dá nesta seção são da detecção dos momentos onde um sinal ultrapassa um certo limiar ("threshold", em inglês) para cima, para baixo, utilizando dois valores de limiar diferentes, e utilizando um período "morto".

O exemplo C07.envelope.follower.pd que vem com o PD implementa um detector de ataque e descanso.

O exercício pede para você desenhar um diagrama em blocos (pode ser baseado no exemplo acima) para detectar os momentos em que um certo sinal de áudio excede um certo outro sinal de áudio em valor. Altere o exemplo acima para implementar e testar sua solução.

Em resposta à Andre Jucovsky Bianchi

Re: Mais sobre a lista de exercícios

por Daniel Cukier -

no 1c)

fazendo várias contas, cheguei que a amplitude do 3o. harmônico (A3) comparado com a fundamental (A1) é:

A3 = (3.A1 - 4.A1^3)/3

faz sentido isso? A partir daí, como faço para calcular em dB?

Em resposta à Daniel Cukier

Re: Mais sobre a lista de exercícios

por Andre Jucovsky Bianchi -

Não sei quais contas você usou pra chegar nesse valor, mas só olhando para a expressão da onda dente-de-serra da página 60 do livro (ou no Wolfram), dá pra ver que existe uma relação entre cada parcela da soma.

Os elementos da soma que está dentro do parênteses são os elementos da sequência {sen(n.ω.t)/n}n, para n ≥ 1 natural. Cada elemento dessa sequência corresponde a um harmônico, mais especificamente, o n-ésimo elemento dessa sequência corresponde a vezes o n-ésimo harmônico (por causa do fator multiplicando fora do parênteses).

Então, a amplitude da fundamental é o fator que multiplica sen(1.ω.t)/1, e a amplitude do terceiro harmônico é o fator que multiplica sen(3.ω.t)/3.

Em resposta à Andre Jucovsky Bianchi

Re: Mais sobre a lista de exercícios

por Paulo Cheadi Haddad Filho -

1) No 1.c, como eu faço essa comparação? Seria comparar as amplitudes de uma onda só com a frequência fundamental com outra que tem 3 harmônicos (fundamental + 2º + 3º)?

2) No 1.d, posso usar o "argumento visual" de q, usando o Pd e sintetizando a onda do jeito do enunciado, observei q ficou de um certo jeito?

3) No 1.e, o diagrama de blocos deve ser no "padrão Pd" ou pode ser um "genérico"?

 

Valeu!

Em resposta à Paulo Cheadi Haddad Filho

Re: Mais sobre a lista de exercícios

por Andre Jucovsky Bianchi -

Exercício 1.c:

Veja a resposta que eu dei acima, acho que responde essa também.

Exercício 1.d:

A meu ver, a matemática envolvida não é difícil suficiente para ficar somente no argumento visual. Essa resposta dá uma idéia de como fazer.

Exercício 1.e:

Pode ser um "genérico", mas o ideal é você testar sua solução "genérica" alterando o patch C07.envelope.follower.pd que vem com o PD pra ver se funciona. A solução genérica deve ser clara e próxima o suficiente para que a alteração do patch seja fácil. Se fizer isso, aproveita e envia o patch pelo paca junto com a lista. :-)