Alguém poderia me dar uma luz em como fazer as marcações das horas no relógio [+ EP3]?

Alguém poderia me dar uma luz em como fazer as marcações das horas no relógio [+ EP3]?

por Roberto Bomgiovani Cazzari -
Número de respostas: 5

A pergunta é bem explicativa.

Estou cometendo alguns erros na hora de fazer os entes geométricos que devem estar a cada 30 graus para simbolizar as horas do relógio.

Alguém se dispõe a dar alguma dica para essa pobre alma?

:p

Em resposta à Roberto Bomgiovani Cazzari

Re: Alguém poderia me dar uma luz em como fazer as marcações das horas no relógio [+ EP3]?

por Marco Dimas Gubitoso -
Você pode fazer pequenos retângulos ou triângulos. Só deve se lembrar de rotacioná-los de acordo.


Em resposta à Marco Dimas Gubitoso

Re: Alguém poderia me dar uma luz em como fazer as marcações das horas no relógio [+ EP3]?

por Roberto Bomgiovani Cazzari -

Professor, estou com dificuldades em fazer o código para criar essas marcações.

Estou confuso de vez.

:P

Abraços,

Roberto.

Em resposta à Roberto Bomgiovani Cazzari

Re: Alguém poderia me dar uma luz em como fazer as marcações das horas no relógio [+ EP3]?

por Eduardo Furihata -
para criar o triangulo, basta vc dar o ponto inicial p(0,0) [centro do ciculo]
e o ponto final p(raio*cos ,raio*sen) [que seria a hora ''rotacionada/convertida'' em angulo] conforme o exemplo.

experimente supor 9horas
então o angulo é 180 graus [convertido]

depois de todos os passos feitos no tutorial, teremos:

glBegin(GL_TRIANGLE_FAN);
glVertex2f(0,0) [centro]
glVertex2f(0,3*cos 180, 0,3*sen 180) [o 0,3 é para o ponteiro da hora ser menor]
glEnd;

e assim vai
Em resposta à Eduardo Furihata

Re: Alguém poderia me dar uma luz em como fazer as marcações das horas no relógio [+ EP3]?

por Roberto Bomgiovani Cazzari -

Cara, agradeço pela ajuda no que tange a desenhar os ponteiros. Mas a minha dúvida era razoavelmente diferente. Estou tendo dificuldades em desenhar as marcações de horas.

Se puder me ajudar, agradeço bastante.

Grato,

Roberto

Em resposta à Roberto Bomgiovani Cazzari

Re: Alguém poderia me dar uma luz em como fazer as marcações das horas no relógio [+ EP3]?

por Eduardo Furihata -
uuhn... deixa eu ver... por exemplo, se vc quer colocar um traço aonde ficaria o 12, outro traço aonde ficaria o 1, outro traço aonde ficaria o 2, vc pode fazer assim:


começo do desenho no ponto (0.9*cos (angulo), 0.9*sin(angulo))
fim do desenho no ponto (cos(angulo), sin(angulo))

no caso vc estaria criando 12 traços no circulo e apagando uma parte do centro né?

mas agora se seu objetivo é desenhar numeros nesses pontos aí eu não sei


ou ainda

vc pode criar um ponto bem largo
restringindo o raio de 0.95 até 1
ou sei lá, se quiser ir 0.9 até 0.95 para que o desenho nao fique grudado