Problemas ao intalar o Glut

Problemas ao intalar o Glut

por Marcio Yuzo Shoji -
Número de respostas: 13

Segui os passos para compilação do Glut no Windows, mas não consegui nada. Eu copiei glut32.dll para c:\windows\system e também adicionei a pasta GLUTMingw32 no linker do Codeblocks. Tentei compilar um desenho feito em aula no meu computador, mas não deu certo. A biblioteca GL/glut.h e todas as suas funções não foram reconhecidas pelo compilador, ou seja, dizia que não estavam declaradas.

Por favor, alguém poderia me ajudar a resolver esse problema? Não sei se fiz algo de errado no linker, ou se salvei glut32.dll no local errado. Também poderia explicar-me como registro um diretório no Codeblocks e quando ele pede o valor da variável Glut? Não entendi nada, depois de consultar vários tutoriais. Obrigado.

Em resposta à Marcio Yuzo Shoji

Re: Problemas ao intalar o Glut

por Wanderson Conceição Ferreira -
Entrem nesse link:

http://www.sci.brooklyn.cuny.edu/~goetz/codeblocks/glut/

Esta em inglês mas contém fotos, se preferir o google traduz, não sei se fica boa a tradução mas ele faz.

http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.sci.brooklyn.cuny.edu/~goetz/codeblocks/&ei=3I8qTLqtIIGC8gb8l-HSCA&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CCMQ7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3DInstalando%2Bglut%2Bno%2Bcodeblocks%2B%2Bwindows%26hl%3Dpt-BR

Boa Sorte ae..
Em resposta à Wanderson Conceição Ferreira

por Marcio Yuzo Shoji -

Obrigado pela ajuda, mas pintou-me uma dúvida. Na pasta lib, no diretório do Codeblocks, todos os arquivos possuem extensões .a. Tem algum problema se inserir um arquivo com extensão .lib?

Também estou com dúvidas na localização do Glut. Segui passo a passo o tutorial e não sei achei nenhum diretório(localização). Também aparece uma mensagem que diz que o compilador não reconhece a variável glut. Por favor, poderia me ajudar nesse problema.

por Marcio Yuzo Shoji -

No glut's location apareceu $(#glut). Não sei o que isso significa, mas este não é o diretório do glut. Enpaquei nesse ponto e não sei mais o que fazer.

Roberto já que conseguiu podia ajudar o Marcio ae também, né? ...

Mas, o problema é que eu uso Linux, é o seguinte nessa etapa que você parou tem que dar o endereço de onde esta a pasta GL.

Aqui no Linux está assim:

usr/include/GL

Quando eu chego nessa parte eu ponho /usr mas no seu caso você tem que entrar nos arquivos do codeblocks e ver qual é essa pasta.

Em resposta à Wanderson Conceição Ferreira

por Marcio Yuzo Shoji -

Obrigado, eu segui o tutorial e consegui rodar o projeto. Agora não estou conseguindo rodar o programa do professor, pois toda vez que coloco para compilar, o projeto é rodado em vez do programa apresentado em aula.

Sinto muito pela minha falta de conhecimento com computadores, mas poderia me ajudar a como rodar o programa do professor? Quando coloco para compilar, em vez de rodar g_aleat2[1].c aparece um glut.h e o programa do professor não roda no meu computador, aparecendo um erro em typedef unsigned short wchar_t em glut.h(linha 45 - error: redeclaration of C++ built-in type `short'). Como eu poderia resolver esse problema. Recomenda-se comentar a linha, mas não entendi como. Obrigado. 

Quando você cria um projeto o codeblocks cria um arquivo de exemplo chamado main.cpp dentro da pagina do projeto. Eu peguei e abri esse main.cpp e apaguei o conteudo dele e colei o programa que o professor deixou aqui no paca. (Desenhando circulos de raios aleatorios , acho que é esse o nome). E mandei compilar e deu certinho.

Tenta fazer isso, esse erro que você falou eu não faço ideia do que seja rsrs

por Marco Dimas Gubitoso -
Procure no arquivo glut.h (o CodeBlocks até abre o arquivo com o cursor nesta linha), simplesmente use /* e */ para comentar a linha toda.

por Marco Dimas Gubitoso -
Descompacte o arquivo em algum diretório (pasta) e registre este diretório no CodeBlocks, quando ele pedir o valor da variável Glut. Isto acontecerá na criação do projeto. Você também pode ir no menu Settings/Compiler and debugger settings, procurar a aba Search directories e depois Linker, simplesmente adicione a pasta criada na lista.