Mais dúvidas EP2

Mais dúvidas EP2

por Carlos Eduardo Fernandes Zanella -
Número de respostas: 3

Vamos lá!!

* Como visto, o resultado de uma transformada de Fourier é um conjunto de números complexos; assim, no JAI, o resultado de uma transformada de Fourier é uma imagem cujo número de bandas é o dobro do da imagem original. Sendo assim, como o programa deve exibir o resultado de uma transformada de Fourier? Calculando a magnitude de cada ponto ou exibindo apenas a parte real?

* Existem outros meios de equalizar uma imagem. Por exemplo:

- Determinar o menor e o maior níveis de cinza da imagem (denotemos por MIN e MAX)

- Subtrair MIN de todos os pixels da imagem

- Multiplicar os valores resultantes por (L-1)/(MAX-MIN) , onde L é o nível máximo de cinza que um pixel pode ter

É necessário fazer a equalização como visto em aula, ou pode-se usar outras formas de equalização?

Em resposta à Carlos Eduardo Fernandes Zanella

Re: Mais dúvidas EP2

por Igor Ribeiro Sucupira -

Eu tenho a impressão de que isso não funcionará para algumas imagens.
Se uma imagem tem pelo menos um pixel com nível de cinza 0 e um pixel com nível de cinza 255, o método que você descreveu a deixará inalterada.
Acho que o caso extremo (em relação às diferenças entre o método acima e o método dado em aula) é uma imagem que tem pelo menos um pixel com cada nível de cinza, mas cujo histograma está "ruim".
Em resposta à Igor Ribeiro Sucupira

Re: Mais dúvidas EP2

por Carlos Hitoshi Morimoto -

Se a faixa dinamica ja for entre 0 e 255, a imagem nao muda. O algoritmo de equalizacao
so espalha mais os bins. Dai o Carlos perguntar se pode trazer o primeiro bin para zero.
Pode, mas o efeito perceptual pode ser um pouco estranho.
[]s
ht


Em resposta à Carlos Hitoshi Morimoto

Re: Mais dúvidas EP2

por Igor Ribeiro Sucupira -

Ops! Não foi isso que eu quis dizer.
Quando eu disse que o método descrito pelo Carlos deixaria a imagem "inalterada", eu quis dizer que o histograma não será equalizado.

Como exemplo, pegue uma imagem (quantizada com 8 níveis de cinza) que tenha o seguinte histograma:
0: 1
1: 1
2: 2
3: 8
4: 8
5: 8
6: 1
7: 1

O método dado em aula produzirá (se eu entendi e calculei direito) o seguinte histograma:
0: 2
1: 2
2: 0
3: 8
4: 0
5: 8
6: 0
7: 10

O método sugerido pelo Carlos produzirá (se eu entendi direito) o seguinte histograma (igual ao original, já que nenhum pixel da imagem mudará de valor):
0: 1
1: 1
2: 2
3: 8
4: 8
5: 8
6: 1
7: 1