Lista 3 no ar...

Lista 3 no ar...

por Cristina Gomes Fernandes -
Número de respostas: 3
http://www.ime.usp.br/~cris/geocomp/listas/

Não precisa entregar nada... mas, claro, usem-na para estudar para a prova da semana que vem...

Até,

Cris
Em resposta à Cristina Gomes Fernandes

Re: Lista 3 no ar...

por Alexandre Albano -
Profa, o exercício 3 é pra mostrar um algoritmo que detecta se um polígono é simples. Comecei usando o algoritmo do CLRS. O algoritmo de lá é bem parecido com o que a gente viu até agora, mas ele permite pontos eventos com mesma X-coordenada. As restrições dele são: 1) não permite-se segmentos verticais e 2) não permite-se interseções triplas

Eu quero saber (por favor) se existe um jeito mais fácil, e se o que eu pensei até agora está certo:
a idéia é basicamente usar o mesmo algoritmo para detectar interseções, mas trocando-se o Inter(a,b,c,d) por um certo Inter2(a,b,c,d). (aqui (a,b) e (c,d) são segmentos do polígono dado)

O Inter2(a,b,c,d) devolve verdadeiro se e somente se Inter(a,b,c,d) é verdadeiro e a != c , a != d , b != c , b != d (aqui esta implicito a != b e c != d)
(Ou seja, o Inter2(a,b,c,d) serve para detectar todas as interseções que o Inter(a,b,c,d) detectava com exceção das interseções que ocorrem em arestas consecutivas de um polígono (isto é, não quero detectar interseção (por exemplo) na curva poligonal <a,e1,b,e2,c> )

O que resta (eu acho) é provar que o algoritmo continua correto, para isso acho que dá pra copiar a argumentação do CLRS: consideramos a interseção (no sentido Inter2) mais à esquerda e, em caso de empate, a com menor Y-coordenada dentre as mais à esquerda. Chame os segmentos envolvidos na interseção de (a,b) e (c,d).
Agora, como não há interseção tripla (*) observamos que existe um ponto evento q à esquerda ou sobre a interseção e, após processar q, os segmentos (a,b) e (c,d) passam a ser vizinhos (aqui precisa dividir em casos, vou omitir aqui)

Isso daria quase um algoritmo que o ex. 3 pede. O que resta é se livrar das 2 restrições do algoritmo CLRS (está como exercício no capítulo dele)..
Em resposta à Alexandre Albano

por Cristina Gomes Fernandes -
Oi Alexandre,

Hoje na aula vou falar sobre como lidar com os casos particulares no algoritmo de Shamos e Hoey, e depois vou falar da generalização deste algoritmo que detecta todas as interseções. Esta generalização deve-se a Bentley e Ottmann.

O mais fácil para resolver esse problema é usar essa generalização diretamente. Para que você possa usá-la, deixe-me tornar a descrição do algoritmo mais precisa. Essa generalização (que vou chamar de algoritmo de Bentley e Ottmann) recebe uma coleção de segmentos, no mesmo formato que o algoritmo de Shamos e Hoey, e devolve uma lista dos pares de índices de segmentos da coleção que se intersectam.
Veremos detalhes deste algoritmo hoje, mas para resolver esse exercício da lista, isso deve ser o suficiente.

A sua idéia de usar uma variante do inter, o tal inter2 que você descreveu, parece quase ok... O que acontece se o polígono for como uma gravata borboleta: dois triangulos com um vértice em comum? Isso pode dar problema, não?

Cris
Em resposta à Cristina Gomes Fernandes

por Alexandre Albano -
é verdade, a "gravata borboleta" dá problema..
Acho que aconteceu de ela ter uma caracteristica que eu não esperava,na curva poligonal da gravata borboleta, existe uma subsequência (própria) de vértices e arestas que formam em si uma curva poligonal fechada (certo?).

E se agora eu for mais cuidadoso e verificar se a curva poligonal dada na entrada não possui essa característica? (tipo um pré-processamento). Se ela possuir a característica, eu respondo "a curva não é simples".

Pra detectar a característica eu poderia usar o que foi pedido em um exercício do par de pontos mais próximo: em tempo O(nlogn), remover pontos repetidos da coleção. Usariamos esse algoritmo (dois sorts, sendo um estável) para acusar pontos repetidos na curva poligonal dada (a menos do v_0 e v_n-1, que são os únicos que podem (e até devem) ser repetidos)