Duvidas

Duvidas

by Paulo Cheque Bernardo -
Number of replies: 3
Espacos iniciais, devo penalizar só o buraco, ou o buraco + abertura de buraco?
>>>> -H-(g* qtde) ou -(g * qtde)

Primeiro Caso:     
AACT              AA-CT
ATCT               AT-CT
CT                    C---T
AATCT            AATCT
AACT              AA-CT

Segundo Caso:

AACT                AA-CT
ATCT                 AT-CT
CT                       ---CT
AATCT               AATCT
AACT                 AA-CT

Se for o primeiro caso, meu algoritimo esta errado pra dar aquele alinhamento?

Obrigado...
In reply to Paulo Cheque Bernardo

Re: Duvidas

by José Augusto Soares -
Não entendi a pergunta. O seu algoritmo pode estar certo mesmo produzindo um alinhamento ruim: o algoritmo é uma heurística -- tentativa de produzir um bom alinhamento, embora o alinhamento obtido pode ser bem ruim.

Espero que o que eu falei na aula dê para esclarecer a sua dúvida:
- para calcular alinhamento de 2 seqüências:
    - não penalizar buracos nas extremidades;
    - para outros buracos usar -H-(g* qtde) ou -(g * qtde), fica a seu critério.
- para calcular a pontuação  do alinhamento das várias seqüências:
    - penalizar ou não buracos nas extremidades, fica a seu critério;
    - para outros buracos usar -H-(g* qtde) ou -(g * qtde), fica a seu critério.

Zé Augusto

In reply to José Augusto Soares

Re: Duvidas

by Paulo Cheque Bernardo -
É que estou tentando resolver aquele exemplo do enunciado... e não ta dando muito legal..
Hmmmm, professor, sabe qual é o centro daquele exemplo do enunciado? Talvez o erro do meu possa estar nisso...
Ai iria colocar centro = X só pra testar...

OBS: Podia jurar que no enunciado tava escrito que era pra penalizar buracos nas extremidades hehe.. alterei tudo a toa :0. Vi la e li errado mesmo.. :*(
In reply to Paulo Cheque Bernardo

Re: Duvidas

by José Augusto Soares -
A minha intenção ao mostrar aquele alinhamento era dar um "exemplo da representação do alinhamento". O alinhamento que vocês irão obter deve ser diferente daquele. Teoricamente, pode ser bem diferente. Não sei se na prática será muito diferente.

O Clustal obtém o alinhamento usando um algoritmo de alinhamento progressivo, e não o algoritmo estrela. E para fazer o alinhamento progressivo ele constrói uma árvore antes que serve de guia para fazer o alinhamento progressivo.

Zé Augusto