Docentes do IME-USP
Programação
-
Este ambiente pretende concentrar informação que seja útil à atividade d@s docentes do IME. Ele pode servir como repositório para materiais de apoio à/ao docente (dicas de uso de ferramentas online, FAQs) e materiais didáticos (notas de aula, exercícios, provas, slides), além de permitir a experimentação e testes no contexto do Moodle (criação de atividades tais como enquetes, aulas online, quizzes com correção automática, etc).
Os tópicos usados para organizar o conteúdo são, em ordem alfabética (info atualizada em 26/03/2020):
-
Fórum
Fórum para discussão de temas de interesse de todos os professores do IME-USP. Similar ao e-mail professores@ime.usp.br, mas restrito aos docentes inscritos no curso "Docentes do IME-USP".
Antes de postar, verifique por gentileza se não existe um fórum específico relacionado à sua mensagem em algum dos tópicos (caixas) abaixo.
-
-
Informações sobre o uso do Google Meet para aulas online.
Custo: gratuito para contas USP (GSuite for Education)
Participantes: ≤100
Funcionalidades: videoconferência, compartilhamento de tela, chat público.-
Fórum
Use esse fórum exclusivamente para questões relacionadas com o Google Meet
-
-
Informações sobre as plataformas MConf Web/BigBlueButton para aula online integradas ao Moodle.
Custo: gratuito
Participantes: ≤70
Funcionalidades: videoconferência, compartilhamento de tela, compartilhamento de vídeo, slides, anotação sobre slides, chat público e privado, status dos partipantes (levantar a mão, não entendi, gostei/não gostei, ausente, entre outros), salas de apoio, enquetes, gravação de sessão (temporariamente inoperante), exporta lista de participantes (presença) e chat, layout configurável.-
Use esse fórum exclusivamente para questões relacionadas com o MConf Web/BigBlueButton dentro do Moodle
-
-
Informações sobre o uso do Zoom para aulas online.
Custo: gratuito até 40 minutos, US$ 14.99/mês plano profissional (existem planos maiores)
Participantes: ≤100 (gratuito e profissional)
Funcionalidades: videoconferência, compartilhamento de tela, slides, anotação sobre slides, chat público e privado, levantar a mão, gravação de sessão.-
Fórum
Use esse fórum exclusivamente para questões relacionadas com o Zoom
-
URL
-
-
O VPL possibilita atividades com avaliação automática, baseado em casos-de-teste, em praticamente todas as linguagens (já usei com C, Python, Java, R e Octave). Existe um editor a partir do qual o aluno pode enviar sua resposta (sempre prefiro esta opção), mas também é possível carregar um arquivo-solução. Para tarefas maiores (como EP), também existe um recurso anti-plágio que funciona bem.
Abaixo temos um mini-tutorial direcionado aos alunos e um FAQ que tenho coletado para ajudá-los a corrigir mais rapidamente enganos.
Com cuidado pode-se projetar casos-de-teste para que os alunos tenham notas parciais. Preparando scripts pode-se sofisticar a avaliação como por exemplo verificar se existe chamada recursiva.-
Fórum
-
-
-
Página
-
-
-
Informações sobre o uso do e-Disciplinas e do PACA para criação de páginas de disciplinas
-
Use este fórum para dúvidas sobre a criação de páginas de disciplina no Moodle e funcionalidades do Moodle em geral. Para questões sobre plataformas para aulas online, veja os fóruns específicos mais abaixo.
-
Página
-
-
Para aqueles interessados em aprender um pouco sobre EAD seguem algumas recomendações de Edison Trombeta da UNIVESP
Educação mediada por tecnologias: https://integra.univesp.br/courses/1923 Ensino e aprendizagem colaborativos na EaD: https://integra.univesp.br/courses/2763 Mediação pedagógica na EaD: https://integra.univesp.br/courses/2626 Recursos para ensino e aprendizagem na EaD: https://integra.univesp.br/courses/2627 Design Didático para EaD: https://integra.univesp.br/courses/2764 A teses dele defendida recentemente também é excelente referência