Tratamento Numérico de Equações Diferenciais Ordinárias
Segundas às quintas-feiras, das 10:00h às 12:00h.

  • Objetivos: Introduzir conceitos fundamentais da teoria de análise numérica voltados à resolução computacional de equações diferenciais ordinárias com condição inicial (Problema de Cauchy).

  • Ementa: Tópicos preliminares. Métodos de passo único e de passo múltiplo (implícitos e explícitos). Erros local e global de discretização. Consistência, estabilidade e convergência. Métodos de Runge-Kutta. Métodos Preditores-corretores. Controle automático do passo de integração. Apreciação e comparação dos métodos.

  • Pré-requisitos: conhecimentos básicos de cálculo numérico e de programação em C/C++ ou Scilab (FORTRAN também serve).

  • Critério de Avaliação: MF= (2MP+ME)/3, onde MF é a média final, ME é a média dos exercícios e MP=(P1+2P2)/3, com Pi a nota da i-ésima prova. Para valorizar a parte numérica da disciplina, ME=(MT+MC)/2 onde MT é a média aritmética dos exercícios das listas semanais e MC a média aritmética dos exercícios computacionais (haverá três deles).

  • Conceito final será A se MF>=8.5, B se MF estiver entre 7.0 e 8.4, C se MF estiver entre 5.0 e 6.9, e o aluno estará reprovado se MF <= 4.9.


  • Bibliografia: [1] Notas do Minicurso (neste hiperlink). [2] Lambert, JD: Computational methods in ordinary differential equations. [3] Butcher, RL: Numerical methods for ordinary differential equations. [4] Outros a serem propostos pelos alunos em suas constantes idas e vindas da Biblioteca do IME... [6] Anotações por um aluno feitas num oferecimento anterior.



Última atualização: quarta-feira, 29 dez. 2010, 20:59