Mais um FAQ sobre o e-Disciplinas
Esse segundo FAQ tem bastante sobreposição sobre o FAQ anterior, com algumas respostas mais resumidas e algumas outras dicas que surgiram de nossas conversas com outros professores.
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
C |
---|
Como cadastrar e acessar o e-Disciplinas?Para utilizar e ter acesso ao e-Disciplinas, você precisa de uma senha única da USP (usado para acessar o Júpiter e/ou o Janus por exemplo). Se você tem a sua senha única da USP, siga essas instruções para se cadastrar no e-Disciplinas e possibilitar seu primeiro acesso. | |
Como criar uma disciplina?Ministrantes de disciplinas (conforme cadastrado no Júpiter ou Janus) podem criar os seus ambientes correspondentes via um link na barra lateral, onde deve aparecer uma caixa com cabeçalho
| |
Como enviar mensagens para os alunos que NÃO estão inscritos no eDisciplinas?Primeiro é preciso se promover para "docente avançado" para juntar turmas. Clique aqui para conhecer as formas de se auto-promover para docente avançado. A maneira mais simples é:
A seguir, volte para o menu "Administração" no canto esquerdo.
| |
Como enviar mensagens para todos os alunos?Primeiro você precisa criar um ambiente para a sua disciplina no e-Disciplina. A inscrição dos alunos do Júpiter/Janus pode ser feita automaticamente. Quando o seu ambiente é criado, ele já vem com um "Quadro de avisos". Basta "Acrescentar um novo tópico" que todos os alunos inscritos recebem a mensagem. A inscrição dos alunos nesse fórum "Quadro de avisos" é "forçada". Recomendamos a criação de um segundo fórum para que os alunos possam discutir assuntos relacionados à disciplina, editando as configurações para que sua inscrição não seja "forçada".
| |
Como incorporar mídia (vídeos) no e-Disciplinas?Da documentação do e-Disciplinas | |
Como inscrever alunos especiais?
É necessário que o aluno obtenha uma senha e email cadastrado no Júpiter/Janus. O procedimento está descrito em: https://docs.atp.usp.br/artigos/alunos-especiais/
| |
Como inscrever manualmente um aluno, monitor ou professor?Após criar seu ambiente (disciplina) no e-Disciplinas, os alunos já inscritos no Júpiter (ou Janus) devem aparecer automaticamente na lista de participantes. Clique no link a seguir para ver a documentação no e-Disciplinas: Como inscrever docentes, monitores e alunos manualmente Resumidamente:
| |
Como juntar as mensagens dos vários grupos?Ao juntar turmas do Júpiter/Janus em um mesmo ambiente no e-Disciplinas, cada turma é colocada em um grupo (veja como gerenciar esses grupos). As mensagens nos fóruns podem ser enviadas para cada grupo separadamente ou para todos ao mesmo tempo. Para que todos os alunos possam compartilhar as mensagens siga essas instruções:
| |
Como juntar duas turmas do Jupiter/JanusPara isso, você pode pedir ajuda para o helpdesk como descrito em: Caso você queira "arriscar" por conta própria, primeiro é preciso se promover para "docente avançado" para juntar turmas. Clique aqui para conhecer as formas de se auto-promover para docente avançado. A maneira mais simples é:
A seguir, volte para o menu "Administração" no canto esquerdo.
Observe que essa tela permite também suspender alunos inscritos, pendentes e excluídos. Os alunos de cada turma viram “grupos” no Moodle (veja como usar) | |
Como saber quais alunos ainda não fizeram o primeiro acesso ao e-Disciplinas?Primeiro é preciso se promover para "docente avançado" para juntar turmas. Clique aqui para conhecer as formas de se auto-promover para docente avançado. A maneira mais simples é:
A seguir, volte para o menu "Administração" no canto esquerdo.
| |