Infraestrutura para testes

Infraestrutura para testes

por Nelson Lago -
Número de respostas: 6
Olá,

Algumas novidades e mudanças na infraestrutura de testes. A máquina mudou de endereço, agora é "pcgerosa.ime.usp.br". Esse IP é acessível de fora da USP, mas as portas que nos interessam (tomcat, mysql, postgresql) estão bloqueadas no firewall, então na prática só dá para acessar de dentro do IME. Ainda assim, é bem melhor que o que tínhamos antes, que era só dentro do CEC.

Já criei algumas contas e bancos de dados tanto com o mysql quanto com o postgresql, então quem ainda precisar é só me mandar um email no ccsl@ime.usp.br dizendo login/senha desejados e o nome do banco que eu crio.

Para acessar o tomcat, a porta é a 8180 (o padrão é 8080). Para fazer um deploy, vocês podem acessar http://pcgerosa.ime.usp.br:8180/manager/html , é a página de administração do tomcat. Vocês têm plenos poderes lá! Nada de fazer besteiras... piscando . Procurem dar nomes sugestivos para os arquivos WAR de vocês, pois eles determinam a URL da aplicação e não vai ser bom se dois grupos por acaso escolherem o mesmo nome. Finalmente, não testei esse esquema de deploy, então não sei se está funcionando sorriso mas eu tenho fé que sim.

Para navegar, a porta também é a 8180, não estou usando mod_jk nem nada do gênero.

Divirtam-se!
Em resposta à Nelson Lago

Re: Infraestrutura para testes

por Alexandre Albano -
Oi Nelson, obrigado pela ajuda em montar um ambiente.
To com algumas dificuldades aqui. Meu projeto funciona Ok rodando dentro do eclipse, mas quando dou deploy no pcgerosa.* (via Tomcat web manager), o projeto parece que não consegue obter conexão com o BD. (tentei deployar duas aplicações: uma utilizava o BD do pcgerosa.* (que já está com nossa estrutura) e outra aplicação que utilizava o BD remoto que a gente usou para desenvolvimento).

Quando nosso projeto dava esse tipo de erro, a gente simplesmente olhava no console do eclipse para ver a descricao do exception que tinha dado (normalmente esse exception explicitava o erro, por exemplo um login/senha de DB errado). Mas como agora estamos executando remotamente, não consigo descobrir porque o projeto não obtem conexao com DB. Talvez implementar algum logging remoto resolva. Mas seria mesmo necessário? Vc pode ver os logs do tomcat pra descobrir qual erro nossa aplicacao gerou? Fora isso, estou meio sem idéias.

Obrigado!
Em resposta à Alexandre Albano

Re: Infraestrutura para testes

por Nelson Lago -
Oi,

O problema é que o SecurityManager do tomcat estava na configuração padrão, que é bloquear tudo. Acho que resolvi agora, experimente por favor.
Em resposta à Nelson Lago

Re: Infraestrutura para testes

por Gustavo Ansaldi Oliva -
Oi Nelson,

Não estou conseguindo estabelecer conexão com o banco.
Para efeito de teste, fiz o deploy da aplicação no TOMCAT local da minha máquina e apontei o BD para o pcgerosa.
Contudo, quando executo uma query, recebo a seguinte mensagem:

com.mysql.jdbc.exceptions.jdbc4.MySQLSyntaxErrorException: SELECT command denied to user 'pictware'@'187-26-173-19.3g.claro.net.br' for table 'ASSINANTE' at sun.reflect.NativeConstructorAccessorImpl.newInstance0(Native Method)

Não entendi porque ele deu a msg de command denied, já que:

mysql> show grants for 'pictware'@'%';
+---------------------------------------------------------+
| Grants for pictware@%|
+---------------------------------------------------------+
| GRANT USAGE ON *.* TO 'pictware'@'%' IDENTIFIED BY PASSWORD '*A9247B5999929CE4
999CB72C8276D0CFAB266379' |
| GRANT ALL PRIVILEGES ON `pictware`.* TO 'pictware'@'%'|
| GRANT ALL PRIVILEGES ON `sistemapictware`.* TO 'pictware'@'%'|
+---------------------------------------------------------+
3 rows in set (0.34 sec)

Tem idéia do que pode estar acontecendo? To fazendo alguma burrada?
Quando acesso o bd pelo comando "mysql -h pcgerosa.ime.usp.br -p -u pictware pictware", eu consigo fazer SELECTs numa boa.

Abraço
Em resposta à Gustavo Ansaldi Oliva

Re: Infraestrutura para testes

por Nelson Lago -
Dê uma olhada no que você escreveu na query; se você escreveu algo do tipo "select blah from pictware.ASSINANTE", experimente trocar por "select blah from ASSINANTE". As duas formas funcionam com o comando mysql, mas acho que não com o jdbc.

Até +
Nelson
Em resposta à Nelson Lago

Re: Infraestrutura para testes

por Hamilton Fernandes de Moraes Junior -
Ola Nelson.
Fiz o deploy do meu projeto no pcgerosa, mas não encontrei a opção para criar o banco de dados. Você poderia me dar uma dica?
Em resposta à Hamilton Fernandes de Moraes Junior

Re: Infraestrutura para testes

por Nelson Lago -
Eu já devo ter criado o banco para você quando criei a conta, não????