Importante: Prazo para entrega

Importante: Prazo para entrega

por Marco Aurélio Gerosa -
Número de respostas: 3

Prezados,

Principalmente por conta dos problemas do laboratório, vamos adiar a entrega da implementação do trabalho 1 para a Quinta-feira no horário da aula, de modo que possamos começar a etapa de revisão em pares na própria quinta-feira.

Quem não conseguir implementar todo o sistema do modo como estava previsto, opte por fechar um conjunto menor de funcionalidades. Por exemplo, é melhor entregar somente o cadastro de usuários do sistema implementado seguindo todos os padrões e boas práticas, do que entregar todo o sistema seguindo a metodologia "embrulha e manda". Optem por ter qualidade no pouco implementado em vez de volume. Uma vez estabilizada a arquitetura e os padrões adotados aumentar a funcionalidade do sistema é mais uma questão de trabalho braçal. Marque na interface do sistema as funcionalidades "em construção".

Por conta deste adiamento, tive que adiar todas as datas subsequentes da disciplina. Portanto, todas as apresentações do Trabalho 2 ficam adiadas de um dia. O Grupo 1 fica para a próxima terça.

Por fim, o Centro de Competência de Software Livre do IME ofereceu uma máquina para que possamos fazer o deploy de nossas aplicações Web. Deixar todas as aplicações rodando em uma máquina irá facilitar a avaliação em pares (e a minha). O Nelson (ccsl@ime.usp.br) irá postar uma mensagem com explicações sobre como fazer o upload da aplicação.

Além disto, cada grupo deve preparar um documento com uma pequena explicação sobre como instalar o sistema e sobre como o código está organizado e postar junto com o código fonte no PACA.

No mais, bom trabalho e diversão!

Marco

Em resposta à Marco Aurélio Gerosa

Ambiente para os trabalhos

por Nelson Lago -
Olá pessoal,

Finalmente coloquei em pé o ambiente para colocarmos os trabalhos da disciplina no ar. Temos um banco de dados MySQL, um tomcat 5.5 e Java 6 lá. A máquina é a plutao.cec.ime.usp.br, que tem um IP da rede interna do CEC, ou seja, só pode ser acessada a partir de outras máquinas do CEC. Para usar, vocês precisam mandar para mim (ccsl@ime.usp.br) um login/senha e o nome do banco de dados que vocês querem que seja criado para vocês. Aí eu autorizo esse login/senha a usar o banco e a fazer deploys no tomcat.

Um grupo me pediu para oferecer o postgreSQL; vou fazer mas ainda não fiz sorriso . De qualquer maneira, mandem o login/senha e o nome do banco, avisando que vocês querem o postgreSQL.

Até +
Nelson
Em resposta à Nelson Lago

Re: Ambiente para os trabalhos

por Sérgio Lopes -
Dica para o pessoal não ficar atrelado a banco: usa um HSQLDB embutido na aplicação (um jar no WEB-INF/lib) e pronto!

(fizémos isso no nosso trabalho e aí não dependemos de estrutura para rodar)
Em resposta à Sérgio Lopes

Re: Ambiente para os trabalhos

por Mauricio Aniche -
Bem pensado, Sérgio! Sou eu que estou avaliando o seu trabalho e realmente facilitou minha vida! sorriso