biblioteca ou framework com grafos?

biblioteca ou framework com grafos?

por Giseli Ramos -
Número de respostas: 4

Pessoal,

Por acaso alguém conhece e/ou usa bibliotecas em C/C++/Java que constroem grafos bonitinhos?

Sei que há programas que constroem um grafo, como o Mathematica e o Matlab, mas eu gostaria é de ver e brincar com algum código.

O Google pode até me ajudar na busca, mas gostaria de saber do pessoal quais suas bibliotecas/ferramentas preferidas...

Em resposta à Giseli Ramos

Re: biblioteca ou framework com grafos?

por Paulo Feofiloff -
Não é bem o que você quer, mas não posso deixar de recomendar o SGB (= Stanford GraphBase) do Knuth. Veja

http://www.ime.usp.br/~pf/algoritmos_em_grafos/

Em resposta à Paulo Feofiloff

por Giseli Ramos -
Valeu pela dica, Prof. Paulo! Acho que vou explorar um pouco esse pacote, o SGB.

Tem um bocado de bibliotecas para todos os gostos, por enquanto tô vendo a do SGB e do JGraphT (Java).
Em resposta à Giseli Ramos

por André Gomes -

Você já comentou, mas, no meu TCC eu usei o Jgraph. Ele já trás vários métodos prontos e dá a liberdade de implementar outros de acordo com a sua nescessidade.

O tema do meu TCC foi: Técnicas de data mining para cauda longa em redes sociais on-line. Como eu precisava simular uma rede social, no estilo orkut, nada melhor do que grafos pra controlar a interação e relacionamento entre as pessoas. Ai cada nó do grafo era na verdade um "apontador" - mesmo java não trabalhando com ponteiros, a idéia era essa - pra dados satélites de cada individuo.