dev c++

dev c++

por mauricio moura -
Número de respostas: 11
ola Domingos quando vc fala configurar o dev c++ e pra configurar o que e onde como faço isso por favor, ou tem algum programa mais simples para eu usar e programar em C por que tentei fazer no dev c++ e nao compilou tambem
Em resposta à mauricio moura

Re: dev c++

por Domingos Soares -
Em http://www.ime.usp.br/~mac2166/devcpp/ você encontra informações sobre a configuração do Dev-C++. Se você tiver alguma dúvida específica, basta postá-la aqui para que eu, o Victor ou algum outro aluno possamos ajudá-lo. Outra opção é o Scite. Instruções sobre a instalação do Scite você encontra na página de MAC2166 no moodle (http://mac2166.ime.usp.br).

Abraços,

Domingos.
Em resposta à Domingos Soares

Re: dev c++

por Victor Gomes -
Eu particularmente uso o Code::Blocks (http://www.codeblocks.org), muito bom para aqueles que pretendem continuar programando depois do curso, mas talvez seja um pouco complicado no começo.

Quanto ao Dev-C++, o problema é a versão do compilador, que se chama MingW, que ele usa. Nessa versão não dá pra compilar programa C++ com a opção -pedantic, vai sempre dar o tal erro "ISO C++ does not support `long long' ".

A solução é, na hora de criar o projeto, tomar o cuidado para usar a opção "Projeto C", e não a default "Projeto C++".

c-proj.JPG


Em resposta à Victor Gomes

Re: dev c++

por Giancarlo Verdum -

Domingos, o Dev-C apresenta alguns warnings mesmo criando um projeto .c e o que mais me intrigou foi o que apareceu criticando uma função teste que criei "[Warning] implicit declaration of function `soma' ", ja me certifiquei de não deixa-la como void e de retornar um valor e mesmo assim o erro continua. Oque poderia ser?

Dev-Cerror-1.jpg

Em resposta à Giancarlo Verdum

Re: dev c++

por Victor Gomes -
Pois é... quando estive no CEC hoje, e usei o Dev-Cpp de lá, apareceu esse warning também, mesmo no Projeto C, enquanto que no daqui de casa não aparece nada... vou dar mais uma olhada nisso com mais calma amanhã.

Quanto a sua função 'soma', você declarou essa função antes da função main ?
Em resposta à Victor Gomes

Re: dev c++

por Giancarlo Verdum -

Então, não sei se no .C puro pode fazer isso mas a declaração da função é depois do fechamento da função main(){ tipo:

int main(){

return 0;

}

int soma(int x, int y){

(Códigos)

return (alguma coisa);

}

Em resposta à Giancarlo Verdum

Re: dev c++

por Victor Gomes -
Você tem que avisar o compilador o que é 'soma' antes de usar. Tem duas opções:

Ou você move todo o código da função soma para antes da função main.

Ou você antes da função main vc coloca simplesmente a assinatura da função, isto é:

int soma(int x, int y);

Desse modo vc avisa que existe uma função soma, que será implementada depois, em algum lugar qualquer.

Em resposta à Victor Gomes

Re: dev c++

por Leonardo Sussumu Shimada Osorio -
Victor na hora de entregar o EP os comentarios tem q ser // ou /* e pode entragar com getch q nao haverá probelema!?!?
Em resposta à Leonardo Sussumu Shimada Osorio

Re: dev c++

por Victor Gomes -
Eu não tenho ainda o crítério de correção do EP, mas imagino que os comentários só possam ser feitos com /* */. O cometário // é exclusivo do C++.

Alguns compiladores C até compilam código com //, mas com certeza vão dar warning's ou erros com as opções -Wall -ansi -pedantic . Por isso use apenas /* */.


Quanto ao getch, eu também não recomendo usar, pois ele não faz parte do ansi C, e não vai compilar no Linux, por exmplo. Use o equivalente getchar, ou scanf.
Em resposta à Victor Gomes

Re: dev c++

por Dennis Piassa -

Bom dia, Vitor/Domingos!

Ao invés de utilizar a criação de um projeto no Dev-C++ 4.9.9.2, eu faço a criação de um arquivo fonte, escrevo meu programa e compilo sem problemas.

Não seria uma alternativa válida para nosso o colega Maurício?

Abraço!

Em resposta à Dennis Piassa

Re: dev c++

por Victor Gomes -
Se você consegue compilar o seu programa com as opções necessárias (-Wall -ansi -pedantic), sim, essa é uma alternativa perfeitamente válida.

Pode explicar melhor a sua alternativa para seus colegas ? sorriso


Em resposta à Victor Gomes

Re: dev c++

por Dennis Piassa -
1. Efetuei tal configuração no Dev-C++ (Opções do Compilador\Compilador\Adicionar os seguintes comandos quando chamar o compilador: -Wall -ansi -20)

2. Após aberto Dev-C++, selecione a opção Arquivo\Novo\Arquivo Fonte, Ctrl+N ou conforme imagem.

Estas configurações e modo de trabalho, estão atendendo minhas necessidades e também, não esta afetadando em nenhum momento a compilação e ou funcionamento da aplicação.

Espero ter ajudado!

boca aberta Dennis
Anexo imagem1.JPG