O nome do jogo

O nome do jogo

por Arnaldo Mandel -
Número de respostas: 0
O nome do jogo foi encontrado e o vencedor do bombom é o

André Komatsu

O puentes é um caso particular do "Jogo de chaveamento de Shannon", ou, em inglês, "Shannon switching game" (SSG).

Curiosidade 1: A idéia do concurso me apareceu quando o Thiago fez um post no Forum, com um link para a página da Wikipedia sobre o Hex. Eu vi que lá aparecia um link para o SSG. Fiquei curioso para ver quantos realmente lêem a Wikipedia.

Curiosidade 2: O SSG funciona em "tabuleiros" mais gerais que aqueles a ser implementados. Por outro lado, alguns de vocês chegaram na idéia de jogos de conexão. A maior parte deles, Hex inclusive, tem objetivos semelhantes para os dois jogadores. No SSG, eles são bem distintos.

Curiosidade 3: A primeira solução ao problema de achar estratégias para o SSG foi publicada por Alfred Lehman em 1964. Ela envolve uma generalização bem abstrata do jogo. Aliás, uma generalização não tão abstrata é o seguinte Jogo da AlgeLin:

Tabuleiro: Uma matriz N x M sobre um corpo, e um vetor coluna b, de tamanho N.

Os jogadores azul e vermelho se alternam, "pintando" colunas ainda não pintadas da matriz. Objetivos:

azul: representar b como combinação linear das colunas azuis.

vermelho: impedir que isso aconteça.

Isso realmente generaliza o SSG. Um tabuleiro de puentes 20x20 , com diagonais \, pode ser transformado num Jogo da Algelin com 400 linhas e 1121 colunas. Ou seja, se for para jogar, é melhor jogar num grafo mesmo.