Adiamento do EP2

Adiamento do EP2

por Fábio Augusto Firmo -
Número de respostas: 34
Para Hugo e Alfredo,

Acredito que o prazo para o segundo EP é muito curto, e por isso um adiamento seria muito bem vindo. Motivos:

- Temos um prazo de 20 dias, o que muitas vezes não é muito nem mesmo para os EPs mais simples. Mesmo o Hugo demorou mais de 7 dias para uma "versão que vale 3"
- Programar com o CUDA é bem diferente do que estamos acostumados a fazer no BCC, é necessário um tempo de aprendizado, tanto para escrever o programa quanto para coisas mais simples como instalar e compilar um programa.
- A exigência é grande, não basta escrever um programa parecido com a solução que utiliza a CPU. São necessárias várias otimizações, como o Hugo comentou.
- É relativamente difícil organizar um grupo de quatro pessoas, muitas vezes com horários de aulas e provas muito diferentes. E não é possível fazer o EP sozinho e depois juntar as partes.
- Ainda há um relatório, e para isso é preciso discutir em grupo e possivelmente fazer vários experimentos.

Meu grupo já inicou o trabalho, e exatamente por isso que percebemos que será muito difícil conseguir um EP que mereça mais que 3 numa data de entrega tão próxima. Acho melhor pedir o adiamento já do que esperar para a última hora e dar a impressão que começamos no último final de semana.

Obrigado
Em resposta à Fábio Augusto Firmo

Re: Adiamento do EP2

por Fabricio Sousa Nascimento -
Apenas para acrescentar, eu sou do grupo do Fábio, passamos a manhã e a tarde de hoje para obter sucesso na compilação de um programa muito simples em CUDA que nem mesmo roda da maneira que esperávamos. Isso sem contar, que ambos os algoritmos nos quais estamos nos inspirando para implementar a solução em CUDA vão precisar de diversos ajustes para rodar na gpu.

Seria muito bom uma folga no prazo.

Abraços
Em resposta à Fábio Augusto Firmo

Re: Adiamento do EP2

por Hugo Corbucci -
Uau! Não sabia que eu tinha tanta moral assim.
Se eu demorei 7 dias para fazer uma versão que vale 3, vocês, em 4, em 20 dias não conseguem uma versão que vale 10?
São 4 vezes mais pessoas com 3 vezes mais tempo para conseguir apenas 3 vezes o resultado. E eu também não fiz só isso nesse tempo não gente.

As otimizações só são necessárias para conseguir 10 na média! Se vocês conseguirem fazer uma versão que roda na GPU e não é 1000 vezes mais lenta que a da CPU já dá para ganhar nota boa (talvez não 10, mas 8 com certeza). Basta ter um código limpo, organizado e fatorado. Se tiverem testes automatizados também ajuda. Além do relatório é claro sorriso

Algumas coisas são paralelizáveis. Estudos e tentativas podem ser feitos individualmente para entender bem como funciona CUDA e daí compartilhar o conhecimento com o resto dos colegas. Trabalhem em versões em C, quando tiverem elas funcionando, tentem migrá-las para CUDA sem otimizar. Só para rodar na GPU. Quando tiverem isso, comecem a tentar otimizar. Uns podem cuidar da memória, outros do processamento, outros da estrutura de dados, etc...

Sim. Relatório de um trabalho em grupo é complicado. Mas é o que vocês vão ter que conseguir fazer a vida toda sorriso

Por mim, fica anotado o sentimento de dificuldade. Concordo com você que é melhor avisar desde já para sabermos que vocês estão tentando mas não sei se dá para vocês já estimarem o tempo que vão precisar.

Continuem dando feedback sobre como vocês estão indo conforme o tempo passa e veremos um adiamento mais próximo da data de entrega.
Em resposta à Hugo Corbucci

Re: Adiamento do EP2

por Pedro P. de S. B. Silva -
só para salientar: meu grupo está avançando bastante lentamente nessa beleza de EP. Aparentemente, a onda de pedidos de adiamento será inevitável..

[]'s
pedro
Em resposta à Fábio Augusto Firmo

Re: Adiamento do EP2

por João Paulo Mota -
Olá, também estou encontrando muitas dificuldades neste ep e um adiamento seria sim de grande ajuda para que possamos chegar à uma solução eficiente do problema. Além disso, temos provas e outros eps para essa semana e para semana que vem, o quê dificulta ainda mais nossa situação.
Desde já muito obrigado!

Em resposta à João Paulo Mota

Re: Adiamento do EP2

por Douglas Alves dos Reis -
Também gostaria que o EP fosse adiado.
Em resposta à Douglas Alves dos Reis

Re: Adiamento do EP2

por Eduardo Apolinário -
Também precisaria que o ep fosse adiado pelo menos para depois da semana do break, assim teriamos a semana disponivel (o que nao é muito) para fazermos esse trabalho.
Obrigado.
Em resposta à Eduardo Apolinário

Re: Adiamento do EP2

por Ricardo Sider -
Não digo nem uma semana inteira, 1 dia que fosse já pouparia uma noite de sono ;]
Em resposta à Ricardo Sider

Re: Adiamento do EP2

por Marcela Ortega -
Concordo. Mesmo se for um ou dois dias já seria bom!! sorriso
Em resposta à Marcela Ortega

Re: Adiamento do EP2

por Eduardo Apolinário -
Nada mais justo visto a dificuldade do ep e a ausencia do monitor em um possivel plantao de duvidas para ajudar no ep, que ele seja adiado para depois da semana do break, já que depois desse ep nao haverao outros e esse consome bastante tempo.
Em resposta à Eduardo Apolinário

Re: Adiamento do EP2

por Hugo Corbucci -
Opa opa opa! O termo 'justo' está sendo usado injustamente!

O EP é difícil sim. Mas eu avisei assim que soltei ele a 20 dias atrás.
Nesse mesmo momento, eu falei para começarem a trabalhar antes para terem as dúvidas antes. Vocês só pediram para me ver para tirar dúvidas na última semana. Na última semana vocês deveriam estar ajustando detalhes na implementação para melhorar a performance. Não dependendo de mim para conseguir fazer o trabalho.

Além disso, quem disse que não haverá outro EP? Até onde eu sei, já se pensa em outro EP sim.

Eu aceito pedidos. Mas exigências de justiça realmente estão longe da realidade!
Em resposta à Hugo Corbucci

Re: Adiamento do EP2

por Pedro P. de S. B. Silva -
professor, acuda-nos desse boçal!

Em resposta à Pedro P. de S. B. Silva

Re: Adiamento do EP2

por Hugo Corbucci -
O boçal bolou o EP de acordo com o que o professor pediu. Escolheu a data de acordo com o que professor disse que precisava.
Além disso, não acho que seja uma boa idéia chamar de boçal o cara que você quer que ajude. Mas isso é uma questão de estratégia. Cada um a sua.
Em resposta à Hugo Corbucci

Re: Adiamento do EP2

por Alfredo Goldman -
Olás,
Apenas para acalmar os ânimos, quem teve a idéia para este EP fui eu.
Acho muito importante que vocês saiam do BCC conhecendo um pouco mais
além de complexidade de algoritmos. O Hugo foi apenas mais uma vítima das
minhas idéias.
Sim, estou pensando em um terceiro EP, em um simulador de hardware,
mas para isto vou ter que lembrar/revisar bastante coisa...

Alfredo
Em resposta à Pedro P. de S. B. Silva

Re: Adiamento do EP2

por Fábio Augusto Firmo -
Boçal?

Respeito é bom e todo mundo gosta. Já considero seu primeiro post um tanto ofensivo ("beleza de ep"), mas aí você já apelou.

Eu tomo todos os cuidados para pedir o adiamento apresentando os argumentos para isso, e tudo pode ser estragado por mensagens como essa. Não, o professor não tem obrigação nenhuma de adiar o EP, e você não está ajudando nem um pouco para que isso ocorra.

Por essas e outras que sou contra a maioria dos adiamentos no IME (embora sem dúvida me beneficiei da maioria deles), os alunos arrogantemente montam em cima do professor e do monitor, achando que eles têm obrigação de adiar só porque você não teve tempo de fazer.

Obrigado por sua contribuição.
Em resposta à Fábio Augusto Firmo

Re: Adiamento do EP2

por Pedro P. de S. B. Silva -
cara, o adiamento do ep não é obrigatório, realmente, mas ng tb é obrigado a receber lição de moral do monitor ao pedir adiamentos.

ok?

falou, campeão.
Em resposta à Pedro P. de S. B. Silva

Re: Adiamento do EP2

por Hugo Corbucci -
Algumas vezes a lição de moral é necessária sim.
Faz parte da formação do BCC conseguir lidar com pessoas, argumentar e pedir coisas para seu cliente, seu usuário ou gerente. Quanto você dá um bom argumento, a resposta vem explicando o meu ponto de vista como aconteceu com muitos colegas. Quando você usa um argumento exagerado ou fora do contexto ou mesmo errado, a resposta deve ser um rebatimento do argumento rejeitando a proposição com as devidas explicações.

Em especial, o argumento da justiça é muito delicado pois ele, em geral, acusa um dos lados de ser injusto ou imparcial. Isso é levado muito a sério quando você lida com pessoas em um meio empresarial onde a reputação é muito importante. Eu mesmo já perdi contratos porque feri o ego ou os sentimentos de um cliente ao afirmar que ele estava errado em um certo ponto. Faz parte do meu trabalho compartilhar isso para tentar evitar que vocês repitam o erro. Por isso a tal "lição de moral".
Em resposta à Hugo Corbucci

Re: Adiamento do EP2

por Eduardo Apolinário -
"Em especial, o argumento da justiça é muito delicado pois ele, em geral, acusa um dos lados de ser injusto ou imparcial."

Realmente, deve ser bastante grave na sua moral a acusação de imparcialidade...
Em resposta à Eduardo Apolinário

Re: Adiamento do EP2

por Hugo Corbucci -
Considerando que ainda me resta alguma moral, sim!

Estou ficando realmente sem paciência de aturar essa falta de respeito. O senhor e seu colega podem ir se acalmando porque a próxima destas terá conseqüências.
Em resposta à Hugo Corbucci

Re: Adiamento do EP2

por Paulo Henrique Floriano -
Você avisou sim que o EP era dificil e nós começamos a trabalhar nele antes. Mas, tivemos duas semanas bem complicadas, com várias provas e um EP de SO que era pra anteontem e 70% da classe nao entregou ainda. Por esse motivo, o primeiro pedido de adiamento veio no dia 27 (8 dias atrás) quando percebemos que realmente não ia ter jeito de entregar o EP no prazo.

Eu, pelo menos, peço o adiamento não por "justiça", mas por necessidade de pelo menos um dia ou dois a mais.
Em resposta à Paulo Henrique Floriano

Re: Adiamento do EP2

por Hugo Corbucci -
Eu entendo esse argumento e por isso estamos sim considerando o tal adiamento. Ainda preciso conversar com o Alfredo as implicações de um tal adimanento e quanto tempo e tudo mais.

Além disso, quando eu for adiar, preciso saber quanto do EP vocês já conseguiram fazer. Como disse na primeira vez que pediram adiamento, é muito bom terem avisado antes mas vamos chegar mais perto da entrega para eu saber o quanto vocês conseguiram fazer.

Não adianta eu adiar 2 dias se a maioria ainda não conseguiu nem montar um programa em CUDA razoável.

Continuem trabalhando e postando dúvidas ou perguntas. Sem isso, não tenho como saber se vocês estão tentando e/ou evoluindo.
Em resposta à Hugo Corbucci

Re: Adiamento do EP2

por Rogério Papetti -
Ok, Hugo, obrigado pela compreensão.

Continuaremos trabalhando no EP e dando feedback até o dia 10 para que vocês possam considerar quanto tempo será necessário para terminar o EP.

Obrigado.
Em resposta à Rogério Papetti

Re: Adiamento do EP2

por Rogério Papetti -
Hugo, estamos com o um codigo CUDA que roda normalmente quando emulado mas dá paus de memória quando utiliza como device uma GPU NVIDIA , entao falta bastante por fazer. É possivel já prever para quando o EP pode ser adiado? Seria ótimo se fosse até o fim do break.

Obrigado!
Em resposta à Hugo Corbucci

Re: Adiamento do EP2

por Daniel Santos -

Esse EP ta muito dificil !!! não dava pra todo mundo fazer nem q desse 1 mes! o CUDA nao foi ensinado em aula nem foi dito como é a utilização nem como ele funciona (threads e etc)...

A gente ta tendo q aprender tudo. do zero.

Em resposta à Daniel Santos

Re: Adiamento do EP2

por Hugo Corbucci -
Sim. Eu concordo. Assim como eu tive que fazê-lo.
Não sou nenhum programador CUDA nem nunca tinha ouvido falar dessa linguagem antes do Alfredo falar dela no meio de setembro. Eu fiz questão de passar por todos os passos que vocês teriam que passar.
Da instalação à execução dos testes e da codificação à compilação de código próprio. E do porte de uma solução C para uma solução CUDA. Por isso que eu avisei que era difícil e ia demorar as 3 semanas de trabalho.

Já disse: já estamos vendo o tal adiamento, para quando, sob que condições e tudo mais. Mas vocês têm que continuar trabalhando para ter alguma coisa pronta no dia 10 mesmo que não seja muito bom. Assim nos dias a mais vocês poderão melhorar isso.
Em resposta à Hugo Corbucci

Re: Adiamento do EP2

por Eduardo Apolinário -
Justiça sim! Teoricamente a semana do break é usada para estudarmos para as materias e fazermos os trabalhos, nao é uma questao de adiamento, mas sim de falha no agendamento ao meu ver, visto que precisariamos de um bom tempo desde o aprendizado da linguagem passando pela implementacao do programa até a fase de otimizacao a fim de obtermos uma boa nota. Além disso, existem alunos que fazem muitas outras materias que exigem um esforço do mesmo nível, entao nada mais sensato em utilizarmos a semana do break para dar prosseguimento no trabalho e concluí-lo, como o professor mesmo disse em aula sobre um provável adiamento do trabalho para depois da semana do break.
Outra questao, a nota do EP1 seria interessante ser de nosso conhecimento antes da entrega do EP2, pois assim nao cometeriamos possiveis erros em pontos em comum de ambos EPs.

Muito grato pela compreensão.

Em resposta à Eduardo Apolinário

Re: Adiamento do EP2

por Hugo Corbucci -
A semana do break existe para que os estudantes possam recuperar seus atrasos sim. Mas isso não quer dizer que os trabalhos têm qualquer obrigação de serem dados antes das semanas do break para serem entregues depois.

Não existe justiça em adiar. Existe boa vontade. Assim como existe boa vontade no fato da semana do break existir. Os outros cursos não têm semana do break.

A questão da nota do EP1 já foi argumentado. Eu já comecei a corrigir os EPs mas não acabei. Ao que me parece as notas vão ser boas em geral. Se você entregou o arquivo no formato certo com nome de arquivo certo e relatório, existe uma grande probabilidade da nota ser acima de 5 pelo que eu pude ver dos EPs entregues.

De nada. A minha compreensão é que faz sentido pedir adiamento mostrando as dificuldades e a evolução que vocês estão tendo. Até agora, existem poucas conversas no fórum pedindo explicações ou ajudas. Foram 3 tópicos sobre instalação e linkagem do CUDA respondidos por vocês mesmos ou por mim. Tem mais um agora com detalhes sobre o código. O que isso me diz é que a maioria instalou e rodou os exemplos de CUDA no fim de outubro. Alguns estão com problemas para criar seus próprios códigos e outros estão se virando bem ao ponto de não precisarem de ajuda.
Por fim, tem um tópico pedindo monitoria presencial e este tópico. Isso me diz que alguém tem um problema (não sei o nível) e vários estão sentindo que não vai dar tempo (mas também não sei o nível - parece que a média é 2 ou 3 dias de adiamento).

Se eu estiver com a visão errada da situação, preciso de mais posts para me situar.
Em resposta à Hugo Corbucci

Re: Adiamento do EP2

por Otavio Moura do Nascimento -
Hugo, acho que o ideal seria a gente poder usar a semana de break toda para este EP. O problema do meu grupo foi o já citado EP de S.O., que infelizmente não foi revisto por um monitor como você fez com este ep aqui de orgcomp, e acabou saindo absurdamente difícil.
Se fosse pro domingo, logo no final da semana do break, seria perfeito... e creio que não atrapalharia o ritmo da disciplina, já que não teríamos aula na semana do break, de qualquer forma.
Obrigado!
Em resposta à Otavio Moura do Nascimento

Re: Adiamento do EP2

por Fabricio Sousa Nascimento -
Olá Hugo,

aCUDA-nos, o professor Alfredo está atrapalhando o nosso trabalho, e gostariamos de pedir um adiamento de 120 dias por esse motivo.

Segue a prova:


Abraços
Anexo Photo_7.jpg
Em resposta à Fabricio Sousa Nascimento

Re: Adiamento do EP2

por Alfredo Goldman -
Olá Pessoal,
Eu e o Sapo estávamos dando o maior apoio moral !!
Apenas avisando, na semana que vem temos o INTER IME, uma competição
de atletismo interna, e eu e o Fabrício estaremos lá para correr os 400m (e por
que não os 1.500m) sorriso

Alfredo
Em resposta à Fabricio Sousa Nascimento

Re: Adiamento do EP2

por Hugo Corbucci -
Eu quase aceitei o argumento até eu ver a foto.
Você não parece nem um pouco triste com o fato do Alfredo não deixar você trabalhar sorriso Parece mais uma certa diversão e satisfação.
Logo, percebo que seu interesse é apenas botar a culpa no Alfredo de qualquer forma (não que ele não mereça né?). Portanto, para seu grupo, que teve ajuda direta do professor, espero que o EP seja entregue hoje até as 22h!
Em resposta à Otavio Moura do Nascimento

EP2 adiado para quinta

por Hugo Corbucci -
Bom,
considerando os posts razoáveis que tenho recebido, parece que os grupos estão chegando perto de alguma solução mas não estão satisfeitos com a qualidade dessa solução ou gostariam de otimizá-la mais.
Como os avisos de problemas vieram faz tempo e deu para acompanhar um pouco a evolução de alguns grupos pelos posts, vou deixar vocês trabalharem mais alguns dias. Ao que me parece, o estado médio dos grupos é o seguinte:
Já escreveu código CUDA e compilou. Descobriu os problemas relacionado à memória da CPU e das GPUs. Entendeu algumas possibilidades de paralelismo e os problemas relacionados. Está tentando escrever uma solução que não é ótima mas é um pouco melhor que usar a CPU. Alguns já conseguiram isso, outros não. Alguns estão com problemas ao sair do modo de emulação (lembrando que não precisam sair do modo emulado para a coreção para nota, apenas para a competição), outros ainda nem chegaram nisso.

Dada essa situação, me parece que dois dias são suficiente para vocês conseguirem chegar em uma solução com um código limpo e organizado e com um relatório detalhando os problemas que enfrentaram (pelo jeito foram muitos). Infelizmente, quarta eu estarei dando um curso o dia todo então não poderei tirar dúvidas do paca ou ajudar. Como parece que isso é crítico, resolvi deixar o EP para quinta.

Além disso, vocês podem entregar atrasado (eu sempre deixo entregar atrasado) mas terão descontos na nota por isso. Cada dia de atraso diminui em dois pontos o valor máximo do EP além de tirar o grupo da competição. Ou seja, quem entregar o EP na sexta-feira, NÃO participará da competição mesmo que o EP seja MUITO rápido e tirará, NO MÁXIMO, 8.

Mais um detalhe: o dia começa as 6 da manhã para mim. Quer dizer que 01:34 da sexta-feira é quinta para efeitos de notas. Não altero o horário de entrega limite do paca para ninguém vir com papo de que achou que era no dia seguinte a entrega.

E depois dizem que eu não sou bonzinho...