DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por Felippe Alves Pereira -
Número de respostas: 21
Comecei a usar o gcc a pouco tempo e não consigo usar a biblioteca cmath (math.h). Eu incluí no arquivo do meu teste para a função seno o header file (usando #include<math.h>), mas na hora de compilar eu recebo um erro, dizendo "undefined reference to 'sin' ". Qual é a forma correta de se fazer?
Em resposta à Felippe Alves Pereira

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por Rodrigo Cordeiro Godoy -
Para poder usar o math.h não basta colocar #include <math.h> no arquivo.c!!!

Vocês têm, também, que compilar usando a opção -lm

Por exemplo, eu criei um potencia.c que contém a linha #include <math.h> que recebe x e y e imprime xy.

Então eu preciso compilar ele deste jeito:
$gcc potencia.c -o pot -Wall -pedantic -ansi -lm
caso contrário o compilador vai me dizer que não existe referência à função "pow".

Espero ter ajudado!
Em resposta à Rodrigo Cordeiro Godoy

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por Carlos Eduardo Bayer -

Pode usar vetor no EP?

Obrigado,

Em resposta à Carlos Eduardo Bayer

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por Francisco Reverbel -
Em resposta à Francisco Reverbel

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por Bruno Arderucio -

Quando uso #define EPSILON 1.0e-8 o programa não funciona, porém quando uso #define EPSILON 1.0e-4 ele funciona perfeitamente.

Posso mantê-lo assim?

Em resposta à Felippe Alves Pereira

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!! (com seno)

por Nancy Falcao -

Qdo eu uso a serie de taylor para calcular seno de x com valores como pi/2 ou 3pi/2 a serie pode aproximar tanto para mais como para menos do valor correto "1", o problema eh qdo vou calcular o cosseno pela formula dada, o argumento da funçao raiz_quadrada eh bem proximo a 0 soh que menor.

Quando acontece isso, a formula da raiz_quadrada nao funciona. (Por nao calcular raiz de numero negativo)

Posso em caso do valor de seno ligeiramente menor que -1 ou ligeiramente maior que 1 fazer seno receber o numero proximo mais "correto" (1 ou -1)?

Em resposta à Nancy Falcao

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!! (com seno)

por Nancy Falcao -

outra duvida.. pra poder usar a biblioteca matematica (pro pi) precisa retirar o -ansi -02 pra funcionar.. devo retirar ou fazer de outra forma?

Em resposta à Felippe Alves Pereira

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por Felippe Alves Pereira -
Terminei meu ep, ele compila e funciona quando eu não uso as opções -Wall -ansi -pedantic -o2. Quando uso tais opções, o compilador não devolve nenhum warning nem erro, mas não gera o executável com o nome que eu dou.
Acontece o seguinte:
-digito
gcc ep2-6435681.c -o ep2-6435681 -Wall -pedantic -ansi -o2
-digito em seguida
./ ep2-6435681
-recebo
ep2-6435681: Command not found.
Depois digito ./ 2 e meu programa executa normalmente. (na pasta em que está o arquivo .c também está o arquivo.o e sempre se chama 2.o)

Alguém sabe por que meu pc ta me sacaneando?
Em resposta à Felippe Alves Pereira

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por Juliana Pereira de Souza -
por que sera que meu ep tambem faz isso, assim como ele so imprime a 1a linha??
mas no meu caso e no devc++
Em resposta à Juliana Pereira de Souza

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por Sami Jomaa -
Galera...

Que ep foi esse... Muito "do mal!"

Horas e horas no pc...


Esses topicos aqui ajudaram d+!
Muitos problemas em comum tivemos nós!!!


[]'s
Em resposta à Sami Jomaa

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por ARTUR SCAVONE -
Concordo. Muito tempo resolvendo problemas de limitação da máquina. Não deixa de ser importante. Aliás, voces já testaram o "a" negativo, com o eixo Y mudando de lugar? Por exemplo, -9 e 2. Encrenca...
Em resposta à Felippe Alves Pereira

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por Francisco Reverbel -
Felippe,

É "-O2" (com "O" maiúsculo) em vez de "-o2" (com "o" minúsculo)!!! O "-o2" faz o compilador colocar o executável do seu programa num arquivo chamado "2". Ele cancela o "-o ep2-xxxxxxx", que colocaria o executável num arquivo chamado ep2-xxxxxxx.
Em resposta à Francisco Reverbel

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por Felippe Alves Pereira -
hehehe...agora meu ep compila com o nome que eu dou mas não funciona...
o que a opção -O2 faz?
Em resposta à Felippe Alves Pereira

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por Rodrigo Cordeiro Godoy -
A opção -O faz com que o gcc otimize o programa na compilação, é recomendado que se use porque deste jeito o programa fica mais rápido quando se roda ele depois de compilado. -O2 é uma das otimizações, é provavelmente a mais usada porque tem menos problemas quando se quer debugar um programa (usando o gdb, por exemplo). Algumas otimizações fazem o código ficar muito caótico depois de compilado e daí fica impossível saber direitinho o que tá acontecendo (ou em que linha está dando problema o seu programa).
Em resposta à Felippe Alves Pereira

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por ARTUR SCAVONE -
O arquivo gerado pelo DEV C++ tem a terminação ".cpp". Se eu altero a terminação para ".c" como pede a instrução do EP02, o DEV C++ não compila. Posso deixar com a terminação original para enviar? Eu acho que esse problema não aconteceu no primeiro EP, não sei porque motivo.

Artur
Em resposta à ARTUR SCAVONE

Re: DÚVIDAS EP2 - POSTEM AQUI!!!

por ARTUR SCAVONE -
Eu postei em outro tema, e ainda ficou truncado. Lá vai de novo. O eixo X deve se deslocar, para dar coerência ao gráfico. Pergunta: se b>a>>0 ou se a