Como vai o EP?

Como vai o EP?

por Mariana Bravo -
Número de respostas: 6
Oi pessoal,

Como vai o EP? Já fizeram alguma coisa?

Ainda estou devendo a versão final do enunciado pra vocês, com o protocolo do servidor, mas só com a versão atual já tem bastante coisa pra fazer! Sugiro que vocês comecem logo! boca aberta

E fiquem ligados para atualizações no enunciado, que podem surgir a qualquer minuto! (Farei um aviso no fórum de notícias quando elas ocorrerem).

Mari
- Achando tudo muito quieto por aqui durante a semana de break...
Em resposta à Mariana Bravo

Re: Como vai o EP?

por Paulo Siécola -
Olá Mariana,

Não que eu esteja adiantado (longe disso), mas vc tem previsão da versão final do enunciado? Preciso de algumas informações sobre o protocolo para ir pensando em como fazer.

Att.

por Mauricio Chui Rodrigues -
Já foi começado, Mari. Mas ainda acostumando com a tecnologia e esboçando pontos importantes do jogo... No entanto, já deu pra arriscar algumas tentativas!

Quanto ao silêncio, pelo menos no meu caso, o problema foi lembrar um pouco tarde que, para receber o aviso de disponibilidade do EP, eu deveria estar inscrito na disciplina ¬¬ Como a inscrição não foi automática quando acessei a área de Comp.Móvel, só lembrei recentemente de checar isso e aí estava o EP =_= (pwned).

Chui bufão
- Desacostumado com o PACA após as férias

por Rogério Rondini -
Está indo sorriso

Sobre o protocolo, duas dúvidas:
1. teremos que implementar o servidor também, ou "apenas" o protocolo que irá se comunicar com um servidor já implementado??

2. Se o servidor já estiver implementado, você tem como liberar o código ou binário para instalação em casa, para fins de testes ???

por Mariana Bravo -
Olá a todos,

Que bom ver atividade por aqui! sorriso

Vamos esclarecer algumas coisas sobre a parte que falta do enunciado:
1. A parte do servidor funcionará da seguinte maneira: quando ele estiver pronto (ainda estou implementando), ele será colocado online em algum lugar para os seus programinhas acessarem e vocês poderem testar e brincar à vontade.
Ou seja: implementar o servidor não faz parte do EP.
Sobre liberar o código... acho que muita da modelagem que estou usando no servidor vocês poderiam reaproveitar no EP, então eu prefiro não fazer isso a não ser que seja extremamente necessário. O que, por enquanto, não é.

2. Sobre o protocolo, será algo bem simples com troca de mensagens de texto por cima do protocolo http. Mais sobre isso quando vier o resto do enunciado! Sério mesmo, acredito que fazer toda a parte do jogo local é possível mesmo sem esses detalhes.

Paulo, que informações vc quer saber sobre o protocolo? Se eu souber, não me importo de responder. Só não quero dar informações demais, pois o servidor ainda não está pronto e as coisas poderiam mudar.

Mari

por Paulo Siécola -
Bom, uma das coisas q precisava saber vc já respondeu, que é o protocolo de transporte.

Pelo o que eu entendi no enunciado publicado pelo Professor Alfredo, terá que se enviar a situação do tabuleiro ao servidor com a situação de ocupação de cada célula, correto?

Att.
Em resposta à Paulo Siécola

por Mariana Bravo -
Isso, quando um jogo "online" começa, o jogador posiciona suas peças, e aí o celular manda esse posicionamento para o servidor. Ao invés de mandar o tabuleiro inteiro, estou pensando num formato mais econômico, por exemplo mandar a posição de cada barco (suas coordenadas no tabuleiro, em algum formato).

Note que o envio do tabuleiro inteiro acontece apenas uma vez durante o jogo, que é na etapa de preparação. Nas jogadas subsequentes, o celular e o servidor irão apenas trocar informações sobre uma posição do tabuleiro apenas.

Ajudou? Mais alguma pergunta?

Mari