EP tem cobrança desproporcional - alguém concorda?

EP tem cobrança desproporcional - alguém concorda?

por Simone Harnik -
Número de respostas: 1

Olha só,

Queria fazer uma reclamação/lamentação: acho que o EP2 tem uma cobrança desproporcional ao que a gente tem visto em sala de aula e ao que está no livro.

É claro que não espero que o exercício seja fácil. Pelo contrário: sempre é bom ser desafiado para aprender mais. Mas acho que desta vez, com uma semana sem monitoria (a USP está sem aulas, não??) para executar o exercício, ficou pesado demais.

É claro que tem gente aqui no fórum que já terminou ou está em vias de terminar. Tem gente inclusive que já conhece programação e se interessa, tem paixão pelo assunto. Mas a disciplina é para diversos cursos e não focada só em quer programar.

Tenho uma sugestão, pra não dizer que só fico reclamando: acho que seria útil ampliar o prazo de entrega.

Escrevo isso, porque, apesar de não ter interesse pela disciplina, tenho me dedicado muito para ela. Pra que fique uma idéia, até este momento o EP que faço com a minha dupla tem já 18 páginas no Word. Por isso, espero não passar uma imagem de corpo mole.

O meu apelo é para que possamos ter um tempo para tirar dúvidas com quem sabe (professores/monitores). Já que nem todo aprendizado se faz sozinho.

E outra coisa, está muito difícil de tirar dúvidas pelo fórum, pq a gente não pode botar código aqui e não acontece um "diálogo" de fato. É difícil comunicar algo que a gente não domina por um fórum.

Abraços para colegas, monitores e professores.

Simone Harnik

(Bacharelado em Estatística)

Em resposta à Simone Harnik

Re: EP tem cobrança desproporcional - alguém concorda?

por Marcelo Queiroz -
Simone,

a intenção original era dar uma semana a menos de prazo para o EP, mas em vista da semana livre do 5o congresso, achamos que não haveria prejuizo da agenda da disciplina (em particular do tempo para fazer o 3o EP) oferecer esta semana a mais de prazo.

Entendo que as turmas sejam heterogêneas (além do ciclo básico do IME temos conosco a licenciatura em Física), e que tenha gente com mais dificuldade, gente que já terminou o EP, etc. Isso faz parte. Em termos de conteúdo, o EP só usa até a matéria que foi vista na semana em que o enunciado foi divulgado (capítulos 14 e 15). Se a sua solução estiver usando coisas mais recentes, talvez ela esteja mais complicada do que precisa. Às vezes a gente põe muita ênfase nas dúvidas sintáticas (como é que se resolve este ou aquele detalhe), quando o problema é mais semântico (como organizar o programa, definir atributos e métodos, etc.). Quanto mais aproximarmos a solução da própria descrição do problema, menos dificuldades iremos encontrar.

Sobre a restrição de colocar código no fórum, que fique claro que o problema é postar trechos do EP que vocês têm que entregar. Várias dúvidas estão sendo resolvidas através de trechos de código que exploram construções similares às do EP, porém fora daquele contexto original. Vide uma das últimas mensagens sobre comparação de Strings, em que o exemplo comparava se palavra1+palavra2=="ab", quando a dificuldade por trás obviamente dizia respeito à declinação das preposições em relação aos artigos no EP2.

Finalmente, sobre a indisponibilidade de monitores, até o momento apenas o Thiago Paixão disse que não poderia ir no horário normal. A semana não tem aulas, mas os outros plantões de monitoria devem estar acontecendo normalmente.

Abraços,

Marcelo

P.S.: Sobre seu comentário do número de páginas do EP no Word, eu espero que você não esteja usando o Word para fazer o EP... ele pode acrescentar coisas no arquivo que atrapalham a compilação. O DrJava ajuda visualmente a manter indentação, localizar início e fim de blocos, localizar palavras reservadas, etc.