Conjunções no EP2

Conjunções no EP2

por Veronica Sabrina Barbosa -
Número de respostas: 10

Olá!

Gostaria de saber se entendi bem o enunciado sobre as conjunções: temos que tê-las em 30% das frases do poema, ou elas tem que aparecer com 30% de probabilidade em cada frase?

Obrigada

Em resposta à Veronica Sabrina Barbosa

Re: Conjunções no EP2

por Paulo Mei -
Blá, na dúvida faz com os dois...
Fiz ele usar uma conjunções em 30% dos versos e com 30% de probabilidade por verso.
Em resposta à Veronica Sabrina Barbosa

Re: Conjunções no EP2

por Danila Ribeiro -

Penso que o enunciado está claro: as conjunções devem aparecer em 30% das frases do poema. A não que quem elaborou quis dizer uma coisa e disse outra...

Em resposta à Veronica Sabrina Barbosa

Re: Conjunções no EP2

por Daniel David Mlot Pinheiro -
Tenho quase certeza que os professores quiseram dizer 30% de probabilidade por, no mínimo, dois motivos:

  1. Colocar conjunções em 30% das frases de cada poema significa, se eu entendi a pergunta, calcular numeroDeConjuncoes = 0.3*numeroDeVersos e sortear numeroDeConjuncoes versos para incluir conjuções no começo. O problema é que fazer assim introduz uma ambigüidade. Por exemplo, para um poema de 12 versos, numeroDeConjuncoes seria 12*0.3 = 3.6... nesse caso, a gente trunca para 3 ou arredonda para 4? De modo geral, só poemas com numeroDeVersos múltiplos de 10 teriam exatamente 30% de conjunções, e se o resultado fosse truncado ao invés de arredondado a situação seria ainda pior, pois haveria um desvio sistemático (para baixo) de 30%. Por outro lado, usar 30% de probablilidade ao menos garantiria que, no universo de todos os versos gerados pelo programa, 30% teriam conjunções - alem de ser uma solução bem mais simples...
  2. No Exemplo 1 do enunciado do EP2 há oito versos. Como 8*0.3 = 2.4, se o programa colocasse conjunções em 30% das frases do poema, teriamos de observar duas (ou, forçando a barra, três) conjunções no poema. Mas o poema possui quatro conjunções...
Em resposta à Daniel David Mlot Pinheiro

Re: Conjunções no EP2

por Danila Ribeiro -
Você é bom de argumento, hein. Agora me gerou dúvida. Algum monitor poderia resolver a questão?
Em resposta à Danila Ribeiro

Re: Conjunções no EP2

por Arthur Gabriel de Santana -
O enunciado diz que TODO poema gerado deve ter conjunções em 30% das frases. O arredondamento é pouco relevante do ponto de vista literário =).

Se você sortear a cada frase, há uma probabilidade maior que zero de que seu programa tenha, por exemplo, 0 conjunções, o que está muito mais longe da especificação.

E não é tão difícil, você pode, por exemplo, colocar 0.3 * número_de_linhas_do_poema vezes valores "true" em um vetor x de boolean, e só colocar conjunções nas linhas i tais que x[i] == true.
Em resposta à Arthur Gabriel de Santana

Re: Conjunções no EP2

por Ariane Haselmann -
Ai Arhut que bom que você respondeu!!!

Já tinha feito errado hehe, tinha feito com probabilidade 30%!

Valeu, vou refazer!!!
Em resposta à Ariane Haselmann

Re: Conjunções no EP2

por Ariane Haselmann -
Arthur, eu tava pensando agora nisso....

Se eu usar a probabilidade de aparecer uma conjunção ser 30% em cada frase, então a esperança é de aparecer em 30% do poema, certo?
É realmente necessário fazer desse jeito? Será que tem como vc perguntar isso pro Queiroz ou algum outro professor, por favor?


Em resposta à Ariane Haselmann

Re: Conjunções no EP2

por Daniel David Mlot Pinheiro -
Eu ainda estou um tanto confuso também... rodei um teste com o .jar distribuído como exemplo no PACA. Gerando doze poemas de dez versos cada, obtive uma distribuição simétrica centrada em 3 conjunções/poema, mas com ao menos uma occorrência de todos os valores entre 1 e 5.
Em resposta à Arthur Gabriel de Santana

Re: Conjunções no EP2

por Marcelo Queiroz -
Olá, gente!

Como é bom quando as nossas dúvidas já estão neste nível de irrelevância!! sorriso Brincadeirinha... de todo modo, gostaria de tranqüilizá-los de que ninguém vai perder ponto por interpretar o enunciado das duas maneiras que estão sendo discutidas aqui.

Ao pé da letra a resposta do Arthur está correta, mas a implementação não é tão simples assim (pois mesmo gerando 0.3*n valores true, ainda seria necessário cuidar para que os sorteios não caissem no mesmo índice, ou seja, no mesmo verso do poema...). Não foi intencional esta leitura do enunciado, estava pensando realmente em sorteios pontuais com 30% de probabilidade, ou seja, a esperança (como disse a Ariane) será de 30%, com uma certa flutuação de poema para poema (uma pequena liberdade poética, o que é estilisticamente desejável, certo? sorriso)

Abraços!

Marcelo