Olha só, Danila,
Só consigo responder a uma das suas questões, mas espero que ajude em algo. Eu também pensei que seria necessário fazer por partes o EP. Imaginava que era para fazer um método para cada carta.
Só que o monitor que vai corrigir só vai digitar dois métodos no Interactions: o primeiro é o "jogo.inicia.Jogo ();" e o outro é o "jogo.jogaCarta ();". Por isso, toda a parte da jogada de cartas tem de estar no jogaCarta.
Como me ensinaram por aqui, é possível escrever tudo em um método só. Você tem de pensar no jogo como um todo. E escrever condições para o computador jogar a carta. Um exemplo é:
if (cartadojogador1 < cartadocomputador1 && cartadocomputador1 != 0)
{
cartadocomputador1 = 0;
System.out.println ("Computador joga a carta" + cartadocomputador1);
}
Daí vc vai desenvolvendo isso e os elses. Então, vc tem de pensar no jogo inteiro.
Para fazer com que o computador não jogue mais a carta que jogou, a gente bota o valor dela de 0 [como está naquela linha cartadocomputador1 = 0;]. E a gente elimina ela ao colocar && cartadocomputador1 != 0 [cartado computador é diferente de 0].
Vc entendeu? Se já tinha entendido, desculpe a intromissão.
Eu não usei while e tá dando certo. não sei se precisa, não.
Ah, percebi que consigo responder a sua pergunta 2. Para jogar a carta do jogador, é necessário escrever no interactions:
jogo.jogaCarta (7);
Isso é um exemplo com uma das cartas recebidas pelo usuário igual a sete.
Outra! Pra compilar, precisa instalar direito aquela história das variáveis. Tá no tutorial e não tem erro. Se vc não conseguir no tutorial, dá um google q tem um monte de versões disso na net. Não entendo nada de linguagem C. Aliás, o que é c??? rs brincadeira.
Beijos, espero que tenha conseguido ajudar em algo.
Simone