Dúvida sobre desempate - EP1

Dúvida sobre desempate - EP1

por Jefferson Oliveira Silva -
Número de respostas: 7

No item 1.3 da descrição do EP1, é citado que, em caso de empate, o vencedor deverá ser escolhido aleatoriamente. O desempate aleatório deverá ser feito em cada rodada ou apenas na terceira rodada, para definir o vencedor da partida?

Meu EP está desenvolvido de forma que, em havendo empate em uma rodada, o vencedor da rodada é escolhido aleatoriamente.

Exemplo: Supondo que o computador receba as cartas 1,1,1 e o usuário também, meu programa escolhe um vencedor aleatorio em cada rodada, já que todas as rodadas terão empate. É uma situação remota, no entanto, possível. Isso infrige as regras do EP? Posso manter essa programação?

Obrigado,

--

Jefferson

Em resposta à Jefferson Oliveira Silva

Re: Dúvida sobre desempate - EP1

por Vinícius Daros -
Olá, Jefferson

Você está fazendo exatamente o que foi pedido:
Em cada rodada que houver empate, sorteia-se o vencedor da mesma.

Abraço,

Vinícius
Em resposta à Vinícius Daros

Re: Dúvida sobre desempate - EP1

por Priscila Cavalcante de Freitas -
Olá Vinícius,

você disse que foi pedido que sorteasse, aleatóriamente, o vencedor em caso de empate, mas eu interpretei de outra forma... eu não pensei que o programa teria de sortear aleatóriamente, mas sim que eu poderia decidir como ocorreria o desempate ("No caso de empate, o vencedor é decidido aleatóriamente."). Eu posso fazer dessa forma? No caso, eu decidi que o usuário sempre venceria em caso de empate, já que ele sempre começa a rodada.

Grata,

Priscila
Em resposta à Priscila Cavalcante de Freitas

Re: Dúvida sobre desempate - EP1

por Vinícius Daros -
Oi, Priscila

A idéia do enunciado é que, em caso de empate, o vencedor é decidido através de um sorteio.
Se o jogador sempre ganhasse quando cartas de mesmo valor fossem jogadas, as chances do computador ganhar seriam menores do que as da pessoa. Por isso, o correto é fazer como o Jefferson postou acima.

Abraço,

Vinícius
Em resposta à Vinícius Daros

Re: Dúvida sobre desempate - EP1

por Thiago Postal -
Olá pessoal,

Eu posso não criar as 3 cartas do computador simultaneamente no "iniciaJogo" e criar uma em resposta a cada escolha do jogador?
Pois assim, eu posso criar um laço, no qual o computador não jogará nenhuma carta igual ao do jogador. E desta forma, nunca haverá empate.

Eu estaria burlando as regras do EP?

Um abraço,

Thiago Postal.
Em resposta à Thiago Postal

Re: Dúvida sobre desempate - EP1

por Thiago Postal -
E mais uma dúvida:

Eu não determinei que em caso de empate numa "sub-rodada" o vencedor fosse escolhido aleatoriamente.

O que fiz foi que se depois de 3 "sub-rodadas" se o placar estivesse empatado, daí sim o vencedor seria sorteado.Ex:

sub-rodada: O Computador venceu (Soma 1pt ao Computador)
sub-rodada: Empate ( Ninguém soma nada)
sub-rodada: O Jogador Venceu (Soma 1pt ao Jogador)

Placar final: Computador 1 X 1Jogador

Daí sim ocorreria um sorteio para decidir quem ganhou a rodada.


Eu estou contrariando as regras do EP?

Abraços,

Thiago Postal.



Em resposta à Thiago Postal

Re: Dúvida sobre desempate - EP1

por Vinícius Daros -
Olá, Thiago

Respondendo às suas perguntas:
1- A idéia não é evitar situações de empate, mas sim saber trata-las, já que são situações possíveis e que, eventualmente, vão ocorrer. Além disso, você terá que guardar em algum lugar quais cartas foram sorteadas. Logo, você acabará tendo que usar as variáveis.

2- O enunciado diz que, caso o computador jogue a mesma carta que o jogador, o vencedor da sub-rodada deve ser sorteado. Assim, toda sub-rodada tem um vencedor.

O que esperamos que vocês consigam implementar é a resolução citada pelo Jefferson.

Abraço,

Vinícius