Problema instalação

Problema instalação

por Bruno Alvares de Siqueira -
Número de respostas: 13
Olá a todos.

Seguindo corretamente os procedimentos de instalação do Java, depois que euconfigurei as "variáveis de ambiente" , reiniciei o computador, e fiz o teste de entrar no Pront de Comando, e digitar "javac".


Porém deu a seguinte mensagem de erro:

'javac' não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou arquivo dem lotes.


Alguém sabe como me auxiliar nesse problema??

Obs. meu sistema operacional é o Windows XP, porém, como só tenho tempo de utilizar o computador do meu serviço, aqui há uma conta Administrador e uma conta visitante (a minha) com certas restrições operacionais.
Isso pode estar influenciando???

Abraços


Bruno A. de Siqueira
Em resposta à Bruno Alvares de Siqueira

Re: Problema instalação

por Marcelo Queiroz -
Olá, Bruno!

Use o localizador de arquivos pra ver se existe o arquivo javac.exe em algum lugar do computador.
Se não existir, o java não está instalado (veja dicas de instalação). Observe que não estou falando
do ambiente drjava, mas do cerne da linguagem java, que você obtém no site java.sun.com.
Se existir, então observe o diretório onde ele está: este diretório tem que aparecer na sua
variável de sistema PATH.

Boa sorte!



Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: Problema instalação

por Bruno Alvares de Siqueira -
Então aí é que está meu problema.

O .exe do Java está instalado aqui sim, e o interessante é que existem várias pastas com diferentes versões da Java. Aparentemente o administrador do pc não simplesmente atualiou, ou fez o download da mais recente, excluíndo as mais antigas. Simplesmente guardou todas.

Enfim, quando eu vou configurar as variáveis de sistema, eu NÃO tenho acesso à elas, mas sim em algo chamado "variáveis do usuário". Eu inseri as variáveis PATH, HOME_JAVA e CLASSPATH nessa "variáveis do usuário" na esperança que desse resultado.

Aparentemente não deu.


Obrigado a ajuda Marcelo.
Em resposta à Bruno Alvares de Siqueira

Re: Problema instalação

por valdir aragaki -
Cara eu fiz a mesma coisa que vc e deu certo....

No sistema vc entra em avançado,variaveis de ambiente depois coloca esses comandos em variaveis de usuários para usuários!


Eu só fiz isso e já deu certo.

Em resposta à Marcelo Queiroz

Re: Problema instalação

por Thaís Minett -

Olá,

Estou com o mesmo problema:

tenho o javac.exe instalado, mas quando dou o prompt de comando ele dá a mensagem: ´javac´ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes

Além disso, observei o diretório e ele está na variável de sistema PATH

O que eu faço?

Obrigada,

Thaís

Em resposta à Thaís Minett

Re: Problema instalação

por Pablo Laura -
Oi Thaís

vc verificou o conteúdo das variáveis de ambiente?

por exemplo, se vc tiver instalado o java em c:\java\jdkxxx
em My Computer->properties->advanced->environment variables, devería ter o seguinte:

JAVA_HOME: C:\java\jdkxxx
PATH: C:\java\jdkxxx\bin
CLASSPATH: C:\java\jdkxxx

se tenho o java instalado por exemlplo em
C:\Program Files\Java\jdk1.5.0_15

JAVA_HOME: C:\Program Files\Java\jdk1.5.0_15
PATH: C:\Program Files\Java\jdk1.5.0_15\bin
CLASSPATH: C:\Program Files\Java\jdk1.5.0_15

Se vc já tiver a variável PATH no sistema, por exemplo, com o seguinte conteúdo:

C:\ant\bin;C:\Documents and Settings\All Users\jboss-4.2.1.GA\bin

acrescente a ruta onde está o java\bin, assim por exemplo

C:\Program Files\Java\jdk1.5.0_15\bin;C:\ant\bin;C:\Documents and Settings\All Users\jboss-4.2.1.GA\bin

feche e abra um novo prompt para que as mudancas tenham efeito

[]'s
Em resposta à Bruno Alvares de Siqueira

Re: Problema instalação

por Ariane Haselmann -
Problema na instalação aqui no meu computador.
Fui instalar, segui passo-a-passo as coisas e quando estava na janela de downloadManager (após eu ter baixado o programa pro meu computador) deu o seguinte erro:

Please verify the downloaded file was renamed correctly. It was renamed from:
<jkd-1_5_0_15-windows-i586-p.exe>to<EComActionServlet;sessionid=63DF782C8422EB7DD027E41725177CED>

E aproveitando tenho mais uma dúvida: não posso programar usando o gedit do linux e os compiladores que já tem lá? Quais as diferenças?

Obrigada desde já.
Em resposta à Ariane Haselmann

Re: Problema instalação

por Vinícius Daros -
Olá, Ariane

Sinceramente, não sei o que pode ter acontecido para você receber essa mensagem de erro. Tente fazer o download novamente para ver o que acontece.

Sobre programar no Linux, não há problema algum. Até acho legal vocês experimentarem outros sistemas operacionais (é bom para variar um pouco).
Obs: eu também estou usando o Linux para programar.
Porém, deixe-me esclarecer algumas coisas:

O Gedit é apenas um editor de texto, ao contrário do DrJava, que é uma IDE. Ou seja, no Gedit, você não vai fazer mais do que escrever seu código. Para gerar o arquivo .class e roda-lo, você terá que abrir o terminal e digitar, respectivamente:
$ javac MinhaClasse.java
$ java MinhaClasse.class

Já no DrJava, ou no Eclipse, como comentado em outro tópico, além de poder editar o código, você pode compila-lo e roda-lo, além de executar testes e outras tarefas como depuração, tudo em um mesmo ambiente de trabalho. É uma questão de praticidade.

Em suma, se você usar o gedit, o resultado final será o mesmo. A diferença está em ter que ficar lidando com o terminal na hora da compilação. Mas você está livre para escolher a ferramenta de trabalho que achar melhor.

Abraço,

Vinícius
Em resposta à Ariane Haselmann

Re: Problema instalação

por Arthur Gabriel de Santana -
Ariane, eu tenho a impressão de que o que você baixou foi a página de download do JDK. Tenta clicar com o botão esquerdo em vez de usar o "Salvar Como" direto. Alguns sites usam o nome do arquivo como "parte do nome" da página, e isso pode confundir.

Sobre gedit/javac, uma vantagem importante do DrJava é a janela de interação, onde você pode fazer testes rápidos para aprender como a linguagem se comporta.

Se você se sentir completamente à vontade com a linguagem, não há problema em usar um editor de texto comum e os compiladores do linux (eu, por exemplo, gosto de usar o vi para tudo boca aberta).
Em resposta à Arthur Gabriel de Santana

Re: Problema instalação

por Ariane Haselmann -
Vou tentar fazer o download de novo então quando chegar em casa.
Estou agora na rede Linux e vi que aqui tem o DrJava já instalado, estou usando ele pra começar o meu EP. Porém ele diz "no compiler avaliable". O que eu faço?

Obrigada a ajuda de vocês!
Em resposta à Ariane Haselmann

Re: Problema instalação

por Vinícius Daros -
Olá, Ariane

A primeira coisa que você pode tentar é clicar no menu Edit -> Preferences, na janela que aparecer, escolha em Categories o item Resource Locations, e no campo Tools.jar Location, digite "/usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.00/lib/tools.jar".
Feche o DrJava e abra-o novamente.

Se mesmo assim, ele ainda não reconhecer o compilador, feche o programa, clique com o botão direito no arquivo drjava-stable-XXXXXXXX-XXXX.jar (onde X representa os números de versão) e escolha a opção Abrir Com "Sun Java 6 Runtime".
Ao menos é assim que está funcionando aqui em casa (uso o Ubuntu, que é baseado no Debian, que é a distribuição usada na Rede Linux - logo, deveria funcionar).

Abraço,

Vinícius
Em resposta à Vinícius Daros

Re: Problema instalação

por Ariane Haselmann -
Obrigada Vinícius.
Não estou achando o arquivo aqui, mas depois eu procuro com algum admin da rede Linux.
Em resposta à Ariane Haselmann

Re: Problema instalação

por Ariane Haselmann -
Pra variar problemas...
Cansei de tentar instalar o DrJava no Windows aqui em casa, aí resolvi tentar no Linux mesmo.
Segui todos os passos. O último foi digitar "java -jar drjava-stable-20080106-0744.jar"

E apareceu a seguinte mensagem:

"ariane@sauron:~/Aqui$ java -jar drjava-stable-20080106-0744.jar
Exception in thread "main" java.awt.AWTError: Cannot load AWT toolkit: gnu.java.awt.peer.gtk.GtkToolkit
at java.awt.Toolkit.getDefaultToolkit(libgcj.so.70)
at java.awt.Font.tk(libgcj.so.70)
at java.awt.Font.getFontFromToolkit(libgcj.so.70)
at java.awt.Font.decode(libgcj.so.70)
at edu.rice.cs.drjava.config.OptionConstants$DefaultFont.getDefaultMainFont(OptionConstants.java:155)
at edu.rice.cs.drjava.config.OptionConstants.<clinit>(OptionConstants.java:149)
at java.lang.Class.initializeClass(libgcj.so.70)
at java.lang.Class.forName(libgcj.so.70)
at java.lang.Class.forName(libgcj.so.70)
at edu.rice.cs.drjava.config.OptionMapLoader.class$(OptionMapLoader.java)
at edu.rice.cs.drjava.config.OptionMapLoader.<clinit>(OptionMapLoader.java:52)
at java.lang.Class.initializeClass(libgcj.so.70)
at edu.rice.cs.drjava.config.SavableConfiguration.loadConfiguration(SavableConfiguration.java:60)
at edu.rice.cs.drjava.config.FileConfiguration.loadConfiguration(FileConfiguration.java:61)
at edu.rice.cs.drjava.DrJava._initConfig(DrJava.java:392)
at edu.rice.cs.drjava.DrJava.<clinit>(DrJava.java:102)
at java.lang.Class.initializeClass(libgcj.so.70)
Caused by: java.lang.UnsatisfiedLinkError: libgtkpeer: libgtkpeer.so: cannot open shared object file: No such file or directory
at java.lang.Runtime._load(libgcj.so.70)
at java.lang.Runtime.loadLibrary(libgcj.so.70)
at java.lang.System.loadLibrary(libgcj.so.70)
at gnu.java.awt.peer.gtk.GtkToolkit.<clinit>(libgcj.so.70)
at java.lang.Class.initializeClass(libgcj.so.70)
at java.lang.Class.forName(libgcj.so.70)
at java.awt.Toolkit.getDefaultToolkit(libgcj.so.70)
...16 more"

E agora? O que faço?

Já estou ficando louca hehehe
Em resposta à Ariane Haselmann

Re: Problema instalação

por Arthur Gabriel de Santana -
Ariane, esse erro ocorre se você não tem um jdk instalado. Se você estiver usando uma distribuição de linux baseada em Debian, como o Ubuntu, basta digitar (como root)

apt-get install sun-java6-jdk

(e aceitar a licença proprietária da Sun)

Isso deve resolver o problema. Além disso, você vai precisar indicar o caminho do tools.jar como o Vinícius explicou um pouco acima.