Problemas ao renomear tags...

Problemas ao renomear tags...

por Ana Claudia Mancusi Valeije -
Número de respostas: 3
Estava testando meu EP em algumas músicas e encontrei um problema bem estranho... Em algumas músicas, apesar de o EP renomear as tags corretamente e salvar as modificações (usei o EasyID3 no ipython pra conferir), elas não mudam quando clico em propriedades, por exemplo... Mas com outras músicas isso não acontece, mesmo no menu propriedades as tags aparecem renomeadas corretamente...
Tentei também renomear as tags pelo ipython, elas aparecem renomeadas, eu salvo, mas quando abro o menu propriedades continuam as tags anteriores...
Não sei se isso é problema com o EP, acredito que não... Mas gostaria de entender o que está acontecendo mesmo assim... XD
Em resposta à Ana Claudia Mancusi Valeije

Re: Problemas ao renomear tags...

por Paulo José da Silva e Silva -
Ana,

Antes de responder a sua pergunta para todos queria fazer um teste.

Por acaso você tem um outro exemplo onde o problema ocorre e poderia deixá-lo em algum lugar na sua área de http com um link para eu baixar?

Paulo

Em resposta à Paulo José da Silva e Silva

Re: Problemas ao renomear tags...

por Ana Claudia Mancusi Valeije -
Vou deixar essa música aqui mesmo então. Tentei mudar o álbum dela e deu o mesmo problema que a outra música.
Em resposta à Ana Claudia Mancusi Valeije

Re: Problemas ao renomear tags...

por Paulo José da Silva e Silva -
Bom, descobri o problema e uma solução parcial (um atalho que evita o problema mas não é muito elegante).

Um pouco de história. As tags de arquivo mp3, chamadas de tags id3 já tiveram duas versões principais, chamadas de id3v1 e id3v2. Como tem aparelho mais antigo que só entende a primeira versão, é comum que arquivos mp3 tenham as duas tags (id3v1 para os aparelhos antigos, ela pode guardar menos informação. id3v2 para aparelhos mais novos).

Aparentemente ou o mutagen está atualizando as tags da versão 1 erradas ou o nautilus está se enrolando com as informações que o mutagen coloca lá.

Para passar por cima do problem vai ser preciso salvar duas vezes as tags. Assim ao invés de fazer:

audio.save()

Façam

# Salva as tags v2, apagando as v1
audio.save(v1=0)
# Cria de volta as tags v1 usando a informacao das v2
audio.save(v1=2)

Outra opção seria apagar todas as tags primeiro e depois salvar (e é melhor salvar as duas versões para que os arquivos possam ser usados em tocadores antigos):

audio.delete()
audio.save(v1=2)


Essa noite vou tentar identificar se o problema está na mutagen ou no nautilus e fazer um relatório de erro no lugar adequado.

Obrigado, Cláudia.