Dúvida no EP3: cenários X atividades

Dúvida no EP3: cenários X atividades

por Marcelo Hashimoto -
Número de respostas: 1
Olá,

Estamos com uma pequena dúvida a respeito do EP3. No enunciado do
EP1 são apresentados exemplos de cenários (na primeira página) e uma
lista bem específica de atividades (na parte de "o que você deve fazer").

O conjunto de tarefas que os cenários englobam é um pouco maior do
que o da lista de atividades. Em qual devemos nos basear para fazer o
protótipo? Por um lado, a lista de atividades não inclui coisas importantes
como criação de curso. Por outro lado, os cenários incluem coisas menos
importantes como acesso a listas de discussão.

Qual seria o escopo do protótipo?
Em resposta à Marcelo Hashimoto

Re: Dúvida no EP3: cenários X atividades

por Carlos Hitoshi Morimoto -
olá,
eu acho que já respondi essa questão mais de uma vez, mas enfim vamos tentar de novo.

O que deve ser desenvolvido é um protótipo horizontal, que permita navegar pelas principais atividades (descritas pelos cenários mas não necessariamente nela contidos), e vertical nas atividades que precisam de maior detalhamento.

Veja que interface é diferente de atividade, pois há muitas atividades comuns que não foram cobertas pelos cenários. A interface deve transmitir ao usuário não apenas as funcionalidades disponíveis, mas o estado do sistema, navegação, uso, etc. Algumas dessas coisas podem ser, de tao naturais, imperceptíveis, e se você chegar a uma interface assim, provavelmente ela vai ser muito boa.

Eu nao entendo o que voce quer dizer por "escopo" do protótipo, mas você deve ter uma idéia sobre para que ele serve/será utilizado ("o q você deve fazer"). No nosso caso, o protótipo será utilizado para realizar avaliações da usabilidade semelhantes ao que fizemos no EP1, e espero até poder comparar sistemas concorrentes diferentes entregues por cada um dos grupos, como num projeto paralelo. Com o que você entregar, eu gostaria de concluir que sua interface traz vantagens de usabilidade sobre o Sakai, mas sem necessariamente "eliminar" funcionalidades, pois eles devem ser parte de outros requisitos não cobertos por esse exercício. Veja que eu quero apenas um mockup de médio nível que se pareça com o produto final, onde nada precisa funcionar de verdade, mas o modelo de interação e design do sistema precisam ficar claros, com detalhes suficientes que permitam navegar e mostrem como as atividades detalhadas (apenas aquelas 3 ou 4) seriam realizadas pelos usuários.