Este tipo de aula é muito importante, apesar de termos muitos alunos por micro.
Pois só desta forma que poderemos ver os programas funcionando de verdade, e com isso nosso entendimento no papel fica melhor.
Por exemplo o papel aceita tudo, inclusive acentuação.
OBS- Ouvir a opinião dos alunos é uma prática muito boa.
OBS- Estou contente pois estou entendo como trabalhar com mais de um "IF".
Ter aulas teóricas e práticas é o ideal.
Minha crítica é pela quantidade de alunos no laboratório, ficando muitos alunos num micro e ainda por cima dificultando tirar dúvidas junto ao professor, como o próprio Silvio na mensagem acima.
Acho que deveria ter uma divisão da turma quando for ser realizada a aula em laboratório, caso contrário muito alunos que realmente necessitam dessa aula ficaram para trás.
É um dos aspectos mais importantes do curso, ainda que tenha limitaçoes do ponto de vista estrutural, até porque não será nunca possível, numa turma de mais de 100 alunos inscritos, contemplar a todos, mas foi uma primeira experiência, espero que não tenha sido desestimulador para alguns.
Professor Roberto, acredito ser neccessário que tenhamos algumas aulas na sala do CEC; tive alguns problemas tentando fazer rodar alguns dos exercícios que o Sr. havia pedido em aula, bastou uma aula na sala do CEC para perceber alguns dos erros que eu havia cometido, a configuração do computador, espaçamentos etc. No entanto, acho que ( me desculpe a franqueza) faltou planejamento; o Sr. pareceu nem fazer idéia dos problemas que poderia enfrentar; número de alunos, número de micros etc. Seja como for, gostei da aula e tenho certeza que nas próximas poderemos aproveitar melhor o tempo.
Um abraço, até a aula William Piauí
Quanto a aparente falta de planejamente, desculpe-me, mas fiquei mal acostumado trabalhando no SENAC . La' eu dizia quantas pessoas iam usar o laboratorio e qual o software, e a "maquina" funcionava para que cada aluno tivesse sua maquina de trabalho. Aqui, nos usamos o CEC de favor (pois a ideia do centro nao e' ser laboratorio para os cursos).
Infelizmente, essa "falta de planejamento" vai continuar, mas eu prefiro assim que nao usar o lab. Por isso e' importante que todos respondam 'a pesquisa. Nao tanto neste forum (embora todas as sugestoes, criticas e opinioes sao muito bem vindas), mas na area da pesquisa que mostra quantos alunos responderam qual item.
[]s e obrigado.
Roberto
Já que o problema em relação ao número de micros/aluno não poderá ser superado ...
Sugiro que o exercício que iremos fazer (no CEC) seja previamente visto em sala de aula, assim como alguns detalhes práticos, que não foram vistos em classe (como iniciar, o que fazer, como chamar a função, como fazer "rodar", entre outros).
Teresa
Sobre o laboratório concordo q de fato é uma ótima maneira de entender melhor o funcionamento de um computador e de um programa nele, mas admito q houve um certo abandono do professor, porque em vez de ajudar na hora dos "paus", muitos ficaram a ver navios, então deu no q deu.
No entanto aprovo a idéia de ter laboratório de MAC pelo menos uma vez por semana, para melhorar o desempenho em programação, mas admito q devíamos ter mais ajuda.